Se é festa junina eu não sei, mas o que posso afirmar é que você vai se surpreender com a receita de bolo de pinhão, uma opção diferente para qualquer ocasião.
Embora o pinhão tenha uma data específica para colheita, o bolo feito com o fruto da araucária e extraído da pinha, cai bem a qualquer momento. Para muitas pessoas é um bolo bastante afetivo, já que faz parte da história familiar.
Então, se você tem saudades da receita ou quer simplesmente aprender para experimentar esse sabor que todos falam, aproveite dicas super fáceis para colocar em prática o quanto antes. Veja só!
Receita de bolo de pinhão: passo a passo simples e delicioso
É o bolo mais rápido e prático de fazer? Tenho que confessar que não, pois tem todo um processo que envolve a limpeza e o cozimento do pinhão. Porém, depois disso é só alegria, pois tudo consiste em misturar.
Dessa forma, seja bolo de pinhão de liquidificador ou bolo de pinhão de aveia, o tratamento do pinhão é igual. Portanto, para não correr riscos de descobrir o que fazer quando o bolo dá errado, acompanhe a receita!
Ingredientes da massa
- 3 claras
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 + ½ xícara de pinhão
- 3 gemas
- 1 colher (sopa) de fermento em Pó
- 3 xícaras (chá) de farinha de Trigo
Ingredientes da calda de chocolate
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
1. Veja os cuidados com o pinhão
Costumo dizer que nem só de bolo de milho para festa junina essa época é feita, pois o pinhão fica divino no bolo. Sendo assim, podemos compreender os cuidados com o pinhão em quatro etapas importantes:
- Descascar corretamente.
- Retirar a casca interna.
- Cozinhar para ter pinhões suculentos e macios.
- Moagem dos pinhões.
Descascando o pinhão
“Ah, vou arrancar tudo com a mão mesmo para agilizar o processo”. Olha, você até pode tentar, mas dificilmente conseguirá. Isso porque a casca externa do pinhão é bem rígida e fica presa à semente.
Nesse caso, o ideal é amolecer em água e retirar com a ajuda de uma faca pequena. Claro, tome cuidado, visto que faremos movimentos contrários aos dedos. O ideal é garantir que toda a casca seja removida.
Afinal, nós não queremos que o bolo tenha resquício de casca, não é mesmo?
Retirando a casca interna
Uma vez que você tirou a casca, coloque os pinhões num pote com bastante água e deixe de molho por 20 minutos. Esse tempo é suficiente para soltar parte da pele. Em seguida, continue removendo com a mão mesmo e em baixo de água corrente.
Cozinhando o pinhão da maneira correta
Depois que todos os pinhões estão limpos, transfira-os para uma panela de pressão e cubra com água. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 15 minutos. De toda forma, se abrir e ainda estiverem firmes, basta voltar mais 5 minutos.
Como moer os pinhões com facilidade
Provavelmente você não vai ter um moedor manual em casa, não é mesmo? Dificilmente alguém ainda tem um equipamento desses. Por conseguinte, coloque os pinhões numa tigela e pressione com um garfo para amassar bem.
Além disso, é possível picar bem fininho, também dá certo. Outra dica é levar no processador e pulsar algumas vezes. Não importa o método escolhido, uma vez que o resultado deve ser o mesmo, ou seja, “purê de pinhão”.
2. Prepare a massa consistente na medida
Com o pinhão moído reservado, vamos ao preparo da massa. Lembrando que é importante aerar bem a mistura, para que fique leve e entregue um bolo macio. Nesse sentido, fiz um passo a passo rápido:
- Seria interessante usar uma batedeira planetária, mas a tradicional também dá certo.
- Coloque as claras e bata em neve até triplicar de volume e reserve.
- Ainda na batedeira, adicione a manteiga e o açúcar, batendo até ficar homogêneo e liso.
- Em seguida, acrescente uma gema por vez, aguarde agregar à massa e adicione o restante até acabar.
- Agora, continue batendo e adicione de forma intercalada a farinha de trigo e o leite até acabar ambos.
- Depois disso, junte as claras em neve para trazer leveza à massa.
Nesse momento, é importante colocar o pinhão amassado antes do fermento, veremos mais logo a seguir.
3. Junte os ingredientes e leve para assar
Com a massa praticamente pronta, acrescente o pinhão moído, misture até homogeneizar e adicione o fermento. É fundamental mexer o fermento apenas para agregar e não ficar mexendo excessivamente. Afinal, não é necessário aerar mais.
Feito isso, transfira essa mistura que parece uma nuvem de tão macia para uma forma untada e enfarinhada. Inclusive, a forma pode ser retangular, visto que dá um melhor acabamento para o bolo. Mas use a que tiver disponível!
Por último, leve ao forno preaquecido a 180° entre 25 e 30 minutos. Recomendo muito que você acompanhe o cozimento para que não corra o risco de ressecar demais.
Então, assim que dourar e estiver com o interior cozido pode retirar e reservar para amornar. Eu sei que pode parecer muita informação de uma vez, por isso garimpei na internet um vídeo cheio de dicas para te ajudar:
DICA EXTRA: esse bolo feito com pinhão merece uma cobertura chique
Lá na parte da receita você encontra os ingredientes da calda, mas leva manteiga, leite condensado, chocolate em pó e leite. Jogue tudo na panela e ligue em fogo médio.
O pulo do gato é mexer sem parar até encorpar na consistência da sua preferência e espalhar sobre o bolo de pinhão. Fala verdade, tem coisa mais gostosa do que isso? Com um café bem quentinho e forte, é a receita do inverno!
Já imaginou fazer brownie de pinhão?
Aqui não gostaria de sugerir uma receita em si. Na verdade, queria mostrar que é possível fazer outras coisas maravilhosas com massa de bolo e pinhão.
Estou falando do brownie de pinhão, acredita que dá para fazer e fica ultra gostoso? Então, se você já se perguntou como deixar o brownie com casquinha, saiba que nessa sugestão você consegue facilmente.
Como é um preparo que exige mais cuidados, escolhi um vídeo cheio de dicas relevantes para facilitar sua vida. Caso tenha interesse, é só conferir abaixo:
Aproveite o bolo de pinhão para diferenciar na época do frio
Mesmo que você tenha preconceito contra o sabor, saiba que a receita de bolo de pinhão fica agradável e macia.
É importante conhecer boas receitas para diferenciar nosso dia a dia, concorda? Experimente e tenha certeza de comprar mais pinhão, porque você vai repetir a receita.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, e se conhece aquele amigo ou familiar que tenha curiosidade em apreciar a receita, por que não compartilhar as dicas? Até a próxima!