Você acredita que por mais simples que seja essa receita, a grande maioria das pessoas não conhece o segredo para o pão de ló não murchar?
Esse é o típico conhecimento que as confeiteiras de antigamente tiram de letra, mas que acabou se perdendo ao longo dos anos. Portanto, se a curiosidade bateu à porta, acompanhe as dicas sensacionais que separei para ajudar você a não errar mais!
Qual o segredo para o pão de ló não murchar e ficar maravilhoso?
Se por um lado você escuta muito por aí que o fato de o bolo murchar está associado apenas ao manejo e quantidade dos ingredientes, por outro, pouco é comentado sobre o truque para que o bolo não murche de verdade.
Claramente uma das principais causas que fazem o pão de ló desabar depois de assado, é errar na quantidade de fermento. Isso porque quando você coloca mais fermento do que o necessário, a massa cresce mais do que sua estrutura suporta.
E o resultado todos conhecemos e já passamos por isso, ou seja, aquele bolo triste e afundado no meio.
Então, é fundamental saber que o passo a passo e atenção ao preparo é indispensável para qualquer receita, afinal, não há fórmula mágica.
No entanto, o grande segredo para o pão de ló não murchar é não untar a lateral da forma. Isso mesmo, você até pode untar e enfarinhar o fundo, optar por um papel-manteiga ou arroz, mas as laterais ou pelo menos da metade para cima, não unte.
O pulo do gato é que a massa em contato com a forma acaba grudando, e quando o bolo sai do forno e esfria, impede que a massa afunde no meio. Com isso basta usar uma faquinha para desgrudar as laterais na hora de desenformar.
DICA EXTRA: esse é um segredinho que ajuda muito, mas nunca negligencie o preparo da massa, a quantidade dos ingredientes e o tamanho da forma necessária.
O que faz o bolo murchar? 7 razões que ajudam a receita dar errado!
Ah, que decepção quando você se dedica para fazer um bolinho simples, mas ele acaba encolhendo quando esfria. Neste momento não há cafezinho que ajude a superar o acontecido, não é verdade?
Pensando nisso, decidi mostrar para você como existem inúmeras formas de uma receita dar errado. Um bom exemplo é o segredo que te ensinei há pouco.
Se você não tiver cuidado e atenção ao preparo, nem mesmo a borda sem untar segura o bolo em pé. Isso porque a receita depende de várias reações e equilíbrio entre os ingredientes. A seguir você verá potenciais causas que ajudam o bolo a afundar.
Cuidados que fazem a diferença!
- Pré-aqueça o forno: a temperatura errada atrapalha o desenvolvimento necessário da farinha e fermento, ocasionando pouca estrutura.
- Assim que misturado leve para a assadeira: os ingredientes devem ser misturados levados de imediato para a assadeira untada.
- Não perca tempo depois de misturar: isso vale mais para o fermento, ou seja, colocou e misturou, é forno no bolo.
- O forno precisa da temperatura certa: a temperatura é responsável pelo desenvolvimento, nem muito quente e nem frio, na medida.
- Respeite à risca a quantidade de fermento: adicionar mais fermento faz com que o bolo cresça de forma desproporcional e murche.
- Fermento fora de validade: pode parecer besteira, mas o fermento vencido não desenvolve a massa ou forma a estrutura ideal.
- A farinha é mistura até dissolver: adicionar a farinha e ficar mexendo por vários minutos, ajuda o glúten a se desenvolver mais rápido e em excesso, prejudicando o crescimento da massa.
DICA EXTRA de receita fácil de pão de ló com 3 ingredientes
Quando o assunto é pão de ló, cada pessoa tem aquela receita tradicional de família, com um modo de preparo exclusivo. Com isso você encontra receitas que levam ovos e fermento e outras que levam água, sabia dessa?
Todas dão certo? É bem provável que se você seguir corretamente terá bons resultados. Mas e se te dissesse que é possível fazer um pão de ló surpreendentemente gostoso e que só leva 3 ingredientes?
Ingredientes
- 245g de farinha de trigo sem fermento (peneirada)
- 245g de açúcar refinado (peneirado)
- 8 ovos
Passo a passo prático para não cometer erros!
Em uma batedeira, coloque os ovos e deixe batendo em velocidade alta por 5 minutos, pois queremos que duplique ou até mesmo triplique de volume. Em seguida, adicione o açúcar aos poucos, de colher em colher e na velocidade média da batedeira.
O segredo desse pão de ló é incorporar o açúcar certinho na massa, ou seja, não deixando ele descer para o fundo. Depois de adicionar o açúcar, bata por 10 minutos.
Por fim, junte a farinha à mão e mexa com um fuê para incorporar ar e maciez. Despeje em uma forma de 20cm por 10cm de altura, sem untar a lateral, apenas o fundo.
Dê algumas batidas para tirar o ar e leve em forno preaquecido a 180° de 40 a 45 minutos. Espere amornar e desenforme. Faça sem medo, pois esse bolo não murcha!
E então, o que você achou das sugestões? Agora é só colocar a mão na massa e criar receitas incríveis, pois se tem uma coisa que o pão de ló oferece é versatilidade, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas e até a próxima!