Esqueci de untar a forma de bolo: E agora?

Esqueci de untar a forma de bolo, e agora? Tem conserto? Meu bolo vai queimar? Muita calma nessa hora, pois tenho algumas dicas que vão te salvar!

Um dos momentos mais importantes do processo de produção de um bolo é, sem dúvidas, a parte de untar. Isso facilita muito na hora de desenformar. Seu bolo sairá perfeito, sem partes quebradas ou queimadas.

Mas se você esqueceu de untar e lembrou só depois que a massa já foi para o forno, não se desespere. Confira só algumas dicas para salvar a massa do bolo!

O que acontece se esquecer de untar a forma do bolo?

Olha, eu já vi muitas confeiteiras que não têm o costume de untar as formas. Claro, existem exceções de acordo com o tipo da forma.

Formas como aquelas com detalhes em alto relevo e formatos diferentes precisam ser untadas por conta das cavidades. Se você utilizou uma forma de alumínio, por exemplo, não haverá problemas.

As formas de alumínio aguentam tranquilamente as altas temperaturas, o que não irá afetar o seu bolo. Esse tipo de forma necessita apenas untar com papel manteiga o fundo.

Já as laterais, pode deixar sem nada para que a massa cresça livremente e fique aquele bolo volumoso e fofinho. 😉

Por outro lado, se a sua forma não for de alumínio, mas for antiaderente, também aguentará a temperatura. No entanto, terá que reduzir o tempo de forno, senão irá queimar.

Se você só untou com manteiga, mas esqueceu da farinha de trigo, também não tem problema. Aliás, eu sempre unto só com manteiga e o bolo desenforma perfeitamente.

Em todos os casos, o máximo que poderá acontecer é de seu bolo grudar nas laterais ou no fundo. Não se preocupe que o bolo não ficará com gosto ruim, nem irá ressecar.

Mas confira só como proceder, caso isso aconteça com você e como evitar que seu bolo grude e queime no forno!

6 formas de salvar o bolo que não foi untado

Esqueci de untar a forma de bolo

1. Mude para a grelha de cima

Essa dica você poderá fazer somente se você colocou o bolo dentro de 5 minutos no forno. Se já passou dos 5 minutos, NÃO abra o forno.

Se você abrir depois disso, seu bolo irá murchar e não irá crescer. Você irá interromper o processo de cozimento da massa. Resultado? Terá um bolo solado e pesado.

Mas se estiver dentro dos 5 minutos, abra rapidamente o forno e mude a forma para a grelha de cima. Isso irá evitar que seu bolo pegue a alta temperatura perto das chamas. Mais distante, ele irá assar perfeitamente dentro dos 35 minutos, como pede cada receita, e não irá queimar no fundo. 😉

2. Reduza o tempo total de forno

Se você utilizou uma forma antiaderente, reduza cerca de 5 minutos de forno. Geralmente as receitas de bolo simples pedem em torno de 35 minutos de forno a 180º. Então, deixe assando por 30 minutos e fique sempre de olho na cor do bolo.

Nesse caso, pode até deixar a forma na grelha debaixo, mais próxima ao calor das chamas que não terá problema algum. O bolo assará normalmente e não irá queimar. Mas não esqueça de desligar o forno e retirar a forma imediatamente!

3. Coloque um potinho com água no forno

Essa dica também vale para bolos que foram recém-colocados no forno, ou seja, antes dos 5 minutinhos. Coloque um pouco de água em um ramequin de porcelana ou em uma mini forma de alumínio e coloque próximo à forma. Pode ser até mesmo aquelas forminhas de empadinhas.

Essa técnica trará toda a umidade que o bolo necessita para assar corretamente e não grudar. Dá muito certo, faça o teste!

4. Aguarde para desenformar

Em hipótese alguma, desenforme o bolo assim que ele sair do forno. Com a massa ainda quente, acontecerá um desastre se você tentar desenformar. Seu bolo poderá quebrar todinho ou esfarelar ao cortar.

Portanto, aguarde até que ele esfrie completamente. Isso levará em torno de 20 minutos. Mas não provoque o resfriamento forçado, senão terá outros problemas. Assim que retirar o bolo do forno, coloque a forma sobre um pano e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Jamais coloque a forma sobre uma superfície gelada, como a pia de mármore, por exemplo. Também não é indicado deixar o bolo sobre o forno, pois como é um ambiente quente, o bolo poderá sofrer algumas alterações de textura.

5. Não tem jeito, grudou mesmo!

Após aguardar o tempo para esfriar, sacuda levemente a forma. Assim, você perceberá se o bolo está grudado na forma ou não. Caso esteja grudado, a primeira coisa que você deve tentar é descolar as laterais com uma espátula.

Feito isso, coloque a forma do bolo de cabeça para baixo sobre um prato e dê leves batidinhas no fundo. Com isso, seu bolo deverá se soltar com facilidade. Caso isso não aconteça, ainda tem uma última dica.

6. Leve a forma ao forno em banho maria

Sim, essa é a última esperança para salvar o bolo que não foi untado. Encha uma forma tabuleiro com água e coloque a forma do bolo. Leve ao forno a 180º por cerca de 15 a 20 minutos.

Em seguida, repita o processo anterior, tentando soltar as laterais com uma espátula. O calor em contato com a água fará com que o metal da forma se expanda. Assim, o bolo irá se soltar rapidinho.

Se você se esqueceu de untar a forma do bolo, agora pode utilizar essas técnicas profissionais e ter um bolo perfeito. Espero muito ter te ajudado. Compartilhe as dicas! ♥


Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!