6 Erros que cometemos ao fazer bolo

Sabia que existem erros que cometemos ao fazer bolo que podem mudar completamente o resultado? Por mais que você siga a receita, alguma coisa pode passar desapercebida e estragar seu bolo.

São erros comuns, porém fáceis de evitar. Se você sempre faz as receitas, segue direitinho o passo a passo, mas não fica um bolo bonito, talvez esteja errando em certo ponto. Por isso, separei uma lista de truques que você pode testar aí na sua casa para fazer bolos perfeitos e nunca mais errar nas receitas. Confira só!

6 piores erros na hora de fazer bolo

1. Não verificar a data de validade

Olha, eu já cometi esse erro bobo. No meu caso, foi com o fermento. Já fazia um bom tempo que eu não fazia bolos em casa e nem imaginei que estava vencido. Resultado? Meu bolo não cresceu e solou.

Outros ingredientes que precisam de muita atenção quanto à validade são: ovos, leite e farinha de trigo. Esses itens perdem totalmente o efeito que trazem à massa. Portanto, fazem com que seu bolo não fique nada bonito depois de pronto.

2. Não untar a forma antes de bater a massa

Já vi por aí muita gente deixar para untar a forma na última hora. Esse é um dos erros mais graves, pois a partir do momento em que o fermento é misturado aos outros ingredientes, ele precisa ser levado imediatamente ao forno.

O tempo que você leva para untar a forma é o tempo que o fermento começa a agir. Resultado? Seu bolo não crescerá como deveria, além de poder ter uma massa solada e pesada.

Sendo assim, a primeira coisa a fazer é já deixar a forma prontinha para receber a massa e, em seguida, levar direto ao forno.

3. Não preaquecer o forno

E por falar em forno, essa é a segunda coisa que você precisa fazer em uma receita de bolo caseiro. Para que um bolo cresça perfeitamente, desenvolva a aeração e finalize bem assadinho, o forno precisa estar muito bem preaquecido.

O tempo mínimo de preaquecimento exigido é de 15 minutos, em temperatura de 180º ou 10 minutos a 200º. Então, é mais ou menos o tempo total que você levará para bater a massa do bolo.

Forma untada e forno preaquecido, ao finalizar a massa é só levar ao forno rapidinho. Muito mais prático, não é mesmo?

4. Fazer o bolo “no olho”

Antigamente essa técnica era muito utilizada, mas vamos combinar, nossas avós eram mestras em fazer bolo, não é mesmo? Com a prática de fazer bolos todos os dias já nem era preciso utensílios medidores, pois já eram acostumadas com a medida correta de ingredientes para cada receita.

Fazer isso, hoje em dia, é pedir para o bolo dar errado. Por isso, sugiro que você invista em um medidor, pode ser aqueles copos de plástico mesmo, eu uso e dá super certo.

A quantidade exata de cada ingrediente é muito importante para que seu bolo fique volumoso e ao mesmo tempo fofinho e aerado. Por outro lado, se exceder em alguns ingredientes como o fermento, por exemplo, poderá ter um bolo com formato irregular.

Já se colocar farinha demais, sua massa ficará extremamente dura. Se colocar leite ou água demais, seu bolo não ficará fofinho, ao contrário, poderá ficar cru e solado.

5. Bater tudo no liquidificador

Já ouviu aquela expressão? “Ah, é só bater tudo no liquidificador e pronto!”. Isso é um dos maiores erros. Se você busca um bolo fofinho e leve, não pode ir por esse caminho.

Antigamente até podia fazer dessa forma, já que a composição da farinha de trigo era diferente. Hoje, não podemos mais bater a farinha de trigo, senão é receita certa para um bolo pesado.

Se bater muito a massa já com farinha, podemos agilizar o processo do desenvolvimento do glúten contido na farinha. Aí sua massa ficará muito mais elástica do que deveria, impedindo seu crescimento e desenvolvimento.

É claro, não posso generalizar aqui. Se você respeitar as ordens dos ingredientes, ou seja, bater primeiro os líquidos + o açúcar e, em seguida, adicionar a farinha de trigo, dar uma leve batida, colocar o fermento e mexer com uma colher, pode.

O que não pode é colocar tudo no liquidificador e bater por muito tempo. Os ovos, o açúcar e os ovos, por exemplo, precisam de uma prévia batida para formar aquele creme. Esse creme é que irá trazer toda a cremosidade, brilho e textura para a massa.

Por isso, respeite a ordem dos ingredientes, pois importa muito no resultado do bolo!

6. Assar demais o bolo

erros que cometemos ao fazer bolo

Alguém já me disse que gosta do bolo bem douradinho e por isso, costuma deixar o bolo assando por mais 5 minutos, além do que a receita pede. Se o bolo for para apreciar em casa com a família, não tem problema algum.

Aliás, até indico que unte a forma com manteiga e polvilhe açúcar. Dessa forma, o bolo ficará com aquela crostinha super crocante e bem dourada.

Mas se pretende vender bolos, não recomendo que faça isso. Se passar, nem que seja apenas 3 minutos, além dos 35 exigidos de forno, sua massa irá ressecar completamente. Isso significa que perderá todo o trabalho de preparar a massa, colocar claras em neve para obter um bolo fofinho e macio.

Além disso, se esse bolo for para a geladeira, os problemas irão se agravar ainda mais. A massa poderá ficar dura e desagradável para saborear. Portanto, nunca ultrapasse o tempo que a receita pede!

E aí, qual desses erros você já cometeu na cozinha? Agora você já conheceu algumas medidas importantes para evitar que alguma coisa dê errado com seu bolo. Pode chamar as visitar e testar novas receitas. Compartilhe as dicas!