Quer entender de vez como fazer para o bolo não solar? Esse é um problema bem comum e muitas vezes está associado a temperatura do forno, por exemplo. No entanto, esse é apenas um dos problemas que gera essa inconveniência.
Portanto, separei 7 dicas relevantes que vão te ajudar muito. Vamos conferir juntos?
Como fazer para o bolo não solar em 7 dicas práticas
1. Realizar o pré-aquecimento adequado do forno
Um dos grandes vilões para solar qualquer bolo é justamente a temperatura do forno. Isso porque muitas pessoas se esquecem de pré-aquecer e deixam para aquecer minutos antes de levar o bolo para assar.
Portanto, a primeira dica é para que, assim que der início ao processo de produção (etapa de mistura dos ingredientes) você ligue o forno com pelo menos 15 a 20 minutos de antecedência.
Assim, quando o bolo for assar ele dará continuidade ao processo de ação do fermento. O fermento inicia sua fermentação logo na mistura com os ingredientes líquidos, caso o forno esteja ainda frio, o fermento perderá seu efeito, aumentando assim as chances de solar.
DICA EXTRA: se a receita pede 180° ao assar, opte por realizar o pré-aquecimento a 200°, pois ao abrir para colocar o bolo, a troca de temperatura não afetará o preparo, lembrando de voltar a 180° quando colocar para assar. 😉
Leia também: Como assar bolo com papel manteiga?
2. Organizar os utensílios antes do preparo
Sempre organize e tenha por perto os utensílios que utilizará no preparo do bolo!
Pode parecer uma dica boba, mas pense comigo: você está na correria para fazer o bolo e acabou de adicionar o fermento, por exemplo, o tempo que perde procurando o fuê é o tempo em que o fermento iniciou à fermentação.
Logo, ele pode passar do ponto e não crescer ou simplesmente murchar. Deixe tudo arrumadinho na mesa!
3. A forma utilizada deve estar previamente pronta
De nada adianta o forno estar preaquecido e ter ao alcance todos os ingredientes, se você acabou esquecendo de untar a forma. Digo isso, pois é fundamental que, assim que acabar de misturar o fermento, a massa seja transferida o mais rápido possível para a forma e levada ao forno.
Do contrário, a ação do fermento passará do ponto antes mesmo de assar, eu e você sabemos que isso é o que ocasiona um bolo solado.
Leia também: Bolo de maizena fofinho: Receitas simples e fácil
4. Utilizar somente ingredientes em temperatura ambiente
Na correria de um preparo, principalmente quando não há tanta intimidade na cozinha, é normal pegar os ingredientes direto na geladeira, como ovos e leite, não é mesmo?
Entretanto, você sabia que isso influencia diretamente no preparo da receita? O ideal é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Isso evita que haja qualquer tipo de variação na temperatura dos ingredientes e contribui para uma massa fofinha e bem assada.
O recomendado é retirar os ovos, o leite, a margarina ou manteiga, o açúcar, caso seja guardado na geladeira, uns 20 minutos antes de começar o preparo, e vai por mim, faz toda a diferença!
5. Seguir a receita à risca, considerando cada detalhe
Quantas pessoas me perguntam a razão de o bolo estar sempre solando, mas quando eu pergunto: você segue a receita à risca? A maioria responde: ah, eu mudo a quantidade do açúcar ou diminuo um pouco só a farinha de trigo.
Na hora eu identifico e falo que é justamente por isso que está dando errado. Então, o certo mesmo é seguir toda recomendação, principalmente quando falamos de receitas mais antigas, aquela dos avós, tem que ser milimétrico.
Isso faz toda a diferença, pois é o equilíbrio que assegura que o bolo também não vá solar. Ah, antes que me esqueça, faça questão de acrescentar a farinha de trigo à mão, sem levar ao liquidificador, sem misturar demais, apenas para incorporar mesmo.
Um fuê ou mesmo espátula é suficiente para misturar adequadamente, pois essa dica garante maiores chances de assar por completo.
6. Ingredientes secos? Peneire todos!
Agora, essa dica é muito importante para evitar qualquer problema com a massa. É simples? Claro que sim, mas quando você peneira os ingredientes secos, como farinha de trigo, açúcar, chocolate em pó, entre outros, você agrega mais leveza.
Pensa assim, quanto mais leve for a massa menores serão as brechas para solar ou embatumar a receita.
Leia também: Bolos secos: Receitas simples para ficar fofinho
7. A farinha de trigo deve ser incorporada aos poucos
O que eu tenho mais pavor na cozinha é de ver as pessoas enchendo o liquidificador com a farinha de trigo. A primeira coisa que penso é: não tem como isso dar um bom resultado.
O princípio disso é que a farinha deve ser incorporada aos poucos, com leveza e delicadeza. Sendo assim, no momento certo vá adicionando a farinha em colheradas e misturando de leve, apenas para agregar mesmo, sem bater muito ou misturar demais.
Você já viu em certos bolos que na parte inferior sobra uma faixa com massa parecendo mal assada? Então, isso acontece por dois motivos: misturar demais e juntar a farinha de uma vez, evite isso.
As dicas acima são apenas alguns bons e velhos exemplos que tenho comigo sempre que alguém me pergunta como fazer para o bolo não solar. Na prática, são ações simples, mas que fazem completa diferença, espero ter contribuído hoje.
Não esqueça de compartilhar as dicas, combinado? 😊
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!
boa noite?se puder me mandar uma receita de pão de ló.que da certo