Como congelar brownie: 3 formas de congelar com segurança

Se você também é do time que ama brownie, mas sempre comete a loucura de assar grandes receitas, você precisa aprender como congelar brownie corretamente.

E não pense nem por um momento que a massa vai estragar, ficar pastosa ou simplesmente desmanchar ao descongelar. Isso porque a mistura que compõe o brownie é perfeita para o congelamento, uma vez que não perde suas propriedades.

Contudo, você deve seguir algumas dicas para armazenar corretamente, de modo que o bolo dure bastante, com qualidade e total integridade. Vamos lá!

Como congelar brownie: 3 formas de congelar com segurança

como congelar brownie

De consistência cremosa, mas ao mesmo tempo firme, com um sabor acentuado de chocolate, mas também com toque amendoado incrível, o brownie costuma conquistar o paladar de todos.

Entretanto, especialmente para quem vende, o congelamento é uma alternativa estratégica para oferecer sempre um produto fresco ao cliente. Afinal, quando o processo é feito com cuidado, todas as características são preservadas!

1. Congelando a massa inteira do brownie

Essa forma de congelamento é essencialmente indicada para quem está com pressa ou trabalha melhor com a barra inteira do bolo. Dessa forma, ao acabar de assar, coloque sobre uma superfície e espere esfriar.

Para essa técnica, recomendo embrulhar o brownie em papel manteiga e depois colocar em saquinhos plásticos, preservando duplamente seu frescor.

Além disso, use também papel alumínio sobre o papel manteiga, ou quem sabe invista em sacos plásticos ziplock, embalagem com fecho hermético. Tudo isso vale ainda mais a pena se você trabalhar vendendo bolo de brownie.

2. Utilize um recipiente com fechamento hermético

Outra estratégia para congelar o brownie com praticidade, é usar tupperware de boa qualidade. O plástico desse material costuma se expandir quando congelado, ou seja, é ideal para preservar o alimento.

O único ponto de atenção fica por conta da sobreposição do bolo. Digo isso porque quando você apenas coloca o brownie cortado, um pedaço sobre o outro e sem separação entre as superfícies, o resultado não é tão bom.

Afinal, você corre o risco de juntar cristais de gelo na massa, além de grudar os pedaços. Sendo assim, coloque folhas de papel manteiga entre os pedaços, aumentando a eficácia do processo.

3. Embrulhe e congele os brownies individualmente

Agora, se você vende brownie e quer agradar o cliente, o certo é embalar individualmente os pedaços antes de congelar, para isso:

  1. Utilize plástico-filme para enrolar os pedaços cortados individualmente.
  2. Tenha certeza de retirar todo o ar do invólucro.
  3. Certifique-se de que não sobrou nenhum vão ao fechar, isso favorece a formação de cristais de gelo.
  4. Além do plástico-filme, adicione embalagens individuais dentro de sacos ziplock.
  5. Rotule cada embalagem para não se perder no gerenciamento do produto.

DICA EXTRA: cuidado ao armazenar a mistura pronta e não assada

“Ah, estou com pressa nesse momento e decidi colocar a mistura crua no congelador, finalizo depois”. Quer uma dica valiosa? Não faça isso, pois nesse estado a mistura se deteriora rapidamente, além de perder consistência, cor e sabor.

Por outro lado, o certo nesse cenário é levar essa mistura para um saquinho ziplock e manter sob refrigeração pesada, pode ser na parte mais alta da geladeira. Nesse contexto a mistura dura cerca de 2 dias, por isso, programe-se!

3 motivos para você congelar brownie

Se você é uma pessoa organizada, que trabalha com rotatividade controlada e sempre esvazia seu estoque de brownie, certamente a ideia de congelar pode parecer loucura, não é verdade?

No entanto, saiba que há bons motivos para fazer isso mesmo que tenha essa rotatividade, veja 3 deles:

  1. Você garante que nada é perdido: seguindo as diretrizes acima, você estende muito a vida útil do brownie.
  2. É possível preparar grandes receitas: antecipar encomendas de brownies pode significar maior lucro em menos tempo, pois você sempre tem a pronta entrega.
  3. Facilidade na hora de cortar: caso você sempre lute para cortar o brownie corretamente, o congelamento ajuda a firmar a massa, tornando o corte mais fácil e profissional.

Qual o prazo de validade de um brownie congelado?

Existe certa preocupação de que o brownie acabe estragando no congelador. Posso garantir que isso não acontece, devido à combinação da mistura, do teor de cacau em pó e dos ingredientes utilizados.

Por exemplo, usar farinha integral na receita ajuda a preservar melhor o alimento, visto que sua deterioração é menor se comparada a outras farinhas.

Dessa maneira, posso afirmar com autoridade que o tempo médio de conservação segura do brownie congelado é de 90 a 120 dias. Em outras palavras, a não ser que você esconda o bolo no congelador ou deixe de rotular, não há percas!

Como saber se o brownie está estragado?

Existem dois grandes aspectos a observar que indicam que o brownie já “foi para o saco”:

  • Coloração: conforme o produto se deteriora, a cor é a primeira afetada, passando do escuro acentuado para um esbranquiçado opaco.
  • Cheiro: no cheiro, podemos sentir um leve toque de “azedo” ou cheiro de bolo velho.

Já vi pessoas que conseguiram fazer o brownie durar quase 5 meses sem perder nenhuma destas características, então, é fazer e experimentar!

Se você já sabia como fazer brownie, agora pode complementar a experiência com o armazenamento adequado. Aliás, todas as dicas podem ser muito úteis caso pense em iniciar seu próprio negócio, por que não se aventurar, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e não se esqueça de conferir também a Apostila de Brownies Lucrativos. Esse é um material que vai lhe ensinar tudo desde o básico até o avançado para ganhar dinheiro com brownie.