Como cortar brownie: 5 maneiras de cortar padronizado + dica certeira

Assumindo que o brownie pede mais prática no preparo, a técnica de como cortar brownie não seria diferente, pois demanda certos cuidados extras.

Embora a receita de brownie se pareça bastante com a de bolo em muitos aspectos, a verdade é que o preparo é diferente, especialmente o pós-preparo, que é quando devemos padronizar os pedaços, seja para consumo próprio ou venda.

Diante disso, separei algumas dicas e métodos para cortar seu brownie perfeitamente para não quebrar nem estragar a sua receita. Vamos conferir?

Como cortar brownie: 5 maneiras de cortar padronizado + dica certeira

como cortar brownie

O brownie não leva fermento ou qualquer “ativador” de crescimento, ou seja, do jeito que você coloca para assar, é o resultado que irá obter, pois a massa não cresce, ficando com aspecto de bolo solado.

Em contrapartida, o bolo tradicional fica leve, macio e com textura aveludada, justamente por levar fermento, o que facilita na hora de cortar. Sem mais delongas, conheça as melhores técnicas para cortar brownie.

1. Invista em formas próprias para cortar

Começando pela maneira mais óbvia, você sempre pode investir em um aro cortador de brownie. Isso mesmo, existe no mercado uma forma feita para cortar diretamente na forma.

No entanto, adianto que pode não ser tão barato assim, pois geralmente o produto é feito com aço inox.

A grande vantagem é que você sempre terá padronização, uma vez que encontra aros de diferentes tamanhos. Mas, se você prefere não investir nesse momento, é possível apelar para “gambiarras”.

2. Método tradicional de corte

Somente pessoas experientes no corte é que fazem com facilidade. Em muitos casos, a pessoa está tão “afiada” que o faz com faca convencional. Contudo, se você não está nesse nível, veja um passo a passo simples, usando uma faca e um cortador de pizza comum:

  1. Espere o brownie esfriar por completo.
  2. Geralmente utilizamos forma retangular para assar a massa.
  3. Nesse caso, utilize a faca comum para fazer a marcação.
  4. Marque o meio da massa no sentido da largura da forma.
  5. Repita o processo nas duas metades, formando assim 3 partes iguais.
  6. Em seguida, marque no sentido do comprimento da massa, seguindo o mesmo padrão, do meio para as laterais.
  7. Por fim, utilize o cortador de pizza para aprofundar a marcação.
  8. Finalize o corte com a faca, onde o cortador não alcança.

Dessa forma você garante que a massa não despedace, ao fazer cortes limpos com o cortador!

3. Utilize o método da faca quente

“Ah, mas não tenho cortador de pizza, quer dizer que a “brincadeira” acabou?”. Não, porque você vai aplicar o método da faca quente. Nesse sentido, use uma faca maior e sem serra.

É importante que o brownie esteja em temperatura ambiente para dar certo. Com isso, ferva água e deixe do lado da mesa em que cortará a massa. Então, mergulhe a faca na água e deixe 2 minutos. Retire, seque e faça os cortes para dividir.

Repita esse processo a cada corte, isto é, sempre mergulhando, secando e cortando. Como resultado, os cortes na massa do brownie serão limpos e precisos.

DICA EXTRA: refrigere o brownie antes do corte, onde a massa gelada em contato com a faca aquecida dá um resultado melhor!

4. Use uma faca serrilhada de plástico resistente

Se por acaso você tiver uma faca de plástico serrilhada sobrando aí, saiba que também dá certo. Inclusive, o processo é o mesmo da técnica da faca quente, mas a diferença é que o plástico aquecido tem maior precisão.

Isso acontece porque o material costuma ser antiaderente e, na prática, a faca de plástico dificilmente gruda na massa, e isso sim garante pedaços uniformes e padronizados de um profissional!

5. Em último caso utilize um cortador de biscoitos

Bom, você não tem um cortador de pizza, está com receio da técnica da faca quente ou ao menos tem faca de plástico antiaderente sobrando, mas tem solução?

Sim, sempre tem solução, e aqui pode ser ainda mais fácil. Certamente você conhece aqueles cortadores de massa de biscoito? Normalmente eles vêm em formatos e tamanhos específicos, seja em estrela, triângulo e por aí vai.

O ideal é o retangular para fazer cortes sem dificuldade. Tudo que você precisa fazer é esperar a massa esfriar e pressionar o cortador sobre a massa, sempre num movimento consistente e firme.

DICA EXTRA: congele os brownies para facilitar o processo de corte

Você sabia que a massa de brownie congelada é ideal? Aliás, uma massa fresca dura mais de 3 meses no congelador. Estou falando sobre isso porque pode ser uma alternativa para facilitar ao cortar o brownie.

Quando a massa se solidifica, fica mais fácil realizar o corte com faca. Depois é só deixar voltar à temperatura ambiente e está pronto para consumir!

3 coisas que você nunca deve fazer ao cortar brownie

Até aqui você já aprendeu 5 maneiras de cortar profissionalmente o brownie, correto? Mas e se você descobrisse o que não fazer? Assim, você evita problemas e assegura um bolo uniforme em tamanho.

  1. Sempre que descer a faca sobre a massa, siga num único sentido, do contrário as bordas se desfazem.
  2. A pressa é inimiga da perfeição, se você cortar o brownie quente, pode apostar, vai destruir o bolo, pois está macio demais.
  3. Sempre limpe a faca entre um corte e outro, pois o acúmulo de resquício na lâmina atrapalha os cortes.

Seguindo estes direcionamentos simples sua vida vai se tornar muito mais prática, e cortar brownie passará a ser um “passatempo”.

“Ah, mas mesmo assim eu não sei qual o tamanho ideal de um brownie, tenho receio de ficar desigual”. É simples, você pode cortar o bolo no tamanho que preferir, mas a dimensão padrão é de 5cm x 5cm.

Nesse momento você já não tem mais desculpas para deixar de fazer brownie, pois tem todos os recursos necessários para acertar em cheio na receita.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e aproveite para conhecer também a Apostila de Brownies Lucrativos. Esse é um guia que lhe ensina tudo o que precisa para começar fazer e vender brownies incríveis.