Quer descobrir por que o bolo esfarela ao cortar? Isso acontece porque talvez você tenha exagerado na hora de adicionar a manteiga/margarina, mas existem diversos outros fatores, como: quantidade errada de ingredientes e o modo de preparo, sabia disso?
Portanto, juntei aqui diversas dicas muito importantes para te ajudar a fazer um bolo que não esfarela ao cortar. Vamos conferir?
Por que o bolo esfarela ao cortar?
O grande problema na hora de fazer um bolo é acreditar que por ter uma receita em mãos, nada pode dar errado, mas é justamente aí que as coisas começam a descer a ladeira.
Você pode até não pensar, mas a receita disponível a você é resultado de testes, erros e acertos, não é mesmo? É uma fórmula que, em algum momento, encontrou equilíbrio perfeito. Afinal, criar belas receitas consiste justamente na combinação certa dos ingredientes.
Qualquer mudança que houver, seja na quantidade de ingredientes original ou na temperatura do forno, a receita muda completamente.
Sabe quando você pensa assim: “ah, vou colocar mais manteiga, pois amo manteiga”? Então, é nesse momento que seu bolo está rumando a se esfarelar quando pronto.
Veja o quefazer e o que NÃO fazer para evitar com segurança que o bolo fique esfarelando:
- Adicionar gordura em excesso.
- Açúcar demais atrapalha.
- Adicione a farinha corretamente: coloque a farinha peneirada, aos poucos e misturando para incorporar, não bata.
- Atenção ao início da fermentação: para que a fermentação ocorra adequadamente, é fundamental juntar o fermento por último, mexendo apenas para misturar.
- Manter o passo a passo da adição dos ingredientes: pode parecer trivial, mas respeitar a forma original de misturar os ingredientes também influencia na textura do bolo.
DICA EXTRA: já vi muitas pessoas utilizando o tipo de errado de farinha, que é a semolina de trigo, esse tipo de farinha é indicado para massa de pizzas e pães, então, não serve para fazer bolo.
Leia também: Qual é a melhor farinha de trigo para bolo?
4 dicas que ajudam a reconhecer os principais problemas com o bolo
1 – Por que o bolo não cresce?
Quem nunca fez um bolo que não cresceu nada que atire a primeira pedra, não é mesmo? Esse é um problema bem comum, mas que pode facilmente ser resolvido, garantindo futuras receitas de sucesso. Então veja o que pode ter dado errado:
- Provavelmente foi muito líquido na massa, interferindo no crescimento do bolo.
- Além disso, a quantidade de farinha não foi suficiente para equilibrar a receita.
- Houve pouca fermentação, isso acontece quando o fermento em pó é trocado pelo bicarbonato de sódio na proporção errada.
- Por fim, a temperatura do forno estava muito maior do que o necessário.
DICA EXTRA: preste bastante atenção a quantidade de farinha de trigo e fermento, colocando cada um no tempo certo da receita, ajuda muito a deixar o bolo grande e macio.
Leia também: Qual a quantidade de bicarbonato para fazer bolo?
2 – Por que o bolo embatuma?
Esse problema é um dos que mais trazem tristeza na hora fazer bolo, pois deixa a receita com uma textura bem ruim, bem como um sabor pesado. Então, se atente aos pontos de atenção para não errar mais:
- Não houve o pré-aquecimento correto, que deve ser de pelo menos 15 minutos a 180° antes de levar o bolo para assar.
- Certamente os ingredientes da receita não estavam em temperatura ambiente, e isso influencia bastante no resultado da massa.
- De alguma forma os ingredientes da receita foram alterados, mesmo que mínimo, qualquer alteração pode resultar em uma massa solada.
- Possivelmente a farinha de trigo não foi peneirada, e esse é um dos grandes vilões para embatumar o bolo, pois a farinha acaba não se misturando adequadamente.
- Adicionar manteiga ou margarina além da receita, pode deixar o bolo com muita gordura, esse é um agente que facilita ao bolo solar.
Leia também: Como fazer para o bolo não solar?
3 – Por que o bolo fica pesado?
Essa é uma textura que eu sempre encontro em bolos comprados já prontos, seja de padaria ou de supermercado, e a razão principal disso é a quantidade exagerada de farinha na massa em combinação com a baixa quantia de gordura e açúcar. Entretanto, veja mais detalhes para não errar:
- Quando incorporar os ingredientes, procure não misturar em excesso, pois isso faz com que o glúten da farinha seja desenvolvido, facilitando o bolo ficar pesado.
- Seja criterioso na hora de comprar a farinha, optando por marcas que entreguem uma quantidade ideal de glúten.
Leia também: Saiba por que o bolo fica pesado!
4 – Por que o bolo fica molhado em cima?
Quando perceber essa característica em seu bolo, saiba que é porque o tempo de forno foi insuficiente, ou seja, não deu tempo de assar por completo. Por isso é tão importante seguir à risca tanto os ingredientes quanto o tempo da receita.
Outra possibilidade, é cobrir o bolo ainda quente, evite fazer isso e deixe-o esfriar naturalmente até amornar, facilitando você desenformar e garantindo um bolo mais sequinho, combinado?
Prontinho, agora você já conhece as muitas razões de por que o bolo esfarela ao cortar, não é mesmo? Na prática, tudo depende dos detalhes, e para isso você pode pôr em prática as outras dicas que mostrei, vai facilitar bastante em suas receitas.
Se você achou essas informações úteis, não esqueça de compartilhar! 😊