Se trabalha ou está pensando em trabalhar com a venda de sobremesas, precisa aprender uma receita de bolo de pote simples. Quando pensamos em vender doces, logo pensamos no mais elaborado, mais decorado e mais recheado, não é mesmo?
Porém, principalmente para quem quer começar um negócio com uma segurança financeira, precisa começar devagar. Optar por receitas mais simples pode trazer muitos clientes para você, além de outras vantagens que vou te contar aqui.
Então se você se interessou, separei aqui algumas dicas super importantes e uma receita de bolo de pote simples incrível! São dicas que realmente vão te ajudar a crescer nessa etapa. Vamos conferir?
Por que investir no simples?
Tudo o que é simples cativa mais as pessoas, isso é fato. No caso do bolo de pote, quanto mais simples, melhor. Afinal, quanto mais recheio e cobertura, mais enjoativo ele fica. O bolo de pote simples deixa aquele gostinho de quero mais.
Isso significa cliente satisfeito e mais vendas para você. Outro ponto positivo realmente a favor do vendedor é que uma receita de bolo de pote simples possibilita a criação de outras receitas diferentes.
A partir de uma massa básica de bolos de potinho, você pode incrementar vários recheios, vários ingredientes que vai super combinar. Imagine só quantos bolos você conseguirá criar a partir de uma única receita simples. Viu só como você só terá a ganhar?
Além disso, essa é uma das receitas que as pessoas mais procuram para degustar a qualquer hora do dia. Confira a seguir como fazer uma receita de bolo de pote para vender!
Receita de bolo de pote simples
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 3 xícaras (chá) de açúcar refinado;
- ½ xícara de água;
- 1 colher (sopa) cheia de essência de baunilha;
- 6 claras;
- 6 gemas;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de preparo
A primeira dica é peneirar bem sua farinha de trigo para garantir uma massa fofinha e aerada. Nesse caso, vamos fazer uma massa de pão de ló branca. Ao contato com o recheio ou cobertura, ficará bem molhadinha. Todo mundo ama!
Na batedeira, bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Reserve. Em seguida, bata as gemas com a essência de baunilha, o açúcar refinado e ½ xícara da água. Bata muito bem até obter um creme bem espesso esbranquiçado
O próximo passo é adicionar a farinha de trigo, mas coloque aos poucos para não empelotar. Coloque um pouco da farinha e bata, vá repetindo esse processo. Para finalizar, adicione o fermento em pó e mexa delicadamente. Por fim, junte as claras em neve e mexa com uma colher para homogeneizar a massa.
Unte uma forma com manteiga e farinha. Despeje a massa e leve para assar ao forno já preaquecido a 180º por 40 minutos.
Recheio versátil para receita de bolo de pote simples
O creme para bolo no pote deve ser bem cremoso, para que após um tempo de geladeira ele não endureça. Além disso, quanto mais cremoso mais molhadinha sua massa ficará. Essa dica que vou te passar aqui serve para receita de bolo de pote simples, mas que também pode ser adaptada para outras receitas.
Você pode adicionar morangos ou outras frutas, paçoca, doce de leite, adicionar chocolate, coco, leite ninho ou Nesquik. Enfim, é uma receita muito versátil que você precisa aprender! Vamos aos ingredientes?
Ingredientes
- 1 caixinha de creme de leite;
- 1 caixinha de leite condensado;
- 2 colheres (sopa) de amido de milho;
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha;
- 1 xícara (chá) de leite.
Modo de preparo
Em uma panela, misture os ingredientes antes de levar ao forno. Coloque o leite condensado, a essência de baunilha, o amido de milho e o leite. Mexa bem até misturar bem e leve ao fogo baixo até começar a engrossar (aproximadamente 5 minutos).
Por fim, adicione o creme de leite fresco e misture bem até incorporar no creme. Essa receita é maravilhosa e combina muito com massa branca. Viu só como é super prática e rápida de fazer?
Receita de calda para regar o bolo no pote
As caldas servem para deixar a massa bem mais molhadinha e após gelado, fica simplesmente fantástico. Isso é opcional, já que o creme ajuda bem para manter a massa cremosa.
É interessante que você tenha um recipiente com bico para facilitar a aplicação. Mas até mesmo com uma colher você conseguirá regar a massa.
Misture 1 colher de sopa bem cheia de açúcar com 1 xícara de água. Ao colocar a massa, regue com essa calda por cima. Ela também fará o trabalho de preservar a qualidade da sua massa por um bom tempo de geladeira. O açúcar é um conservante natural que vai ajudar a manter seu bolinho sempre fresco. 😉
Dica rápida para montar bolo no pote
Há duas formas de montar seu bolo de pote. A primeira é utilizar um aro cortador para modelar a massa exatamente do tamanho do seu pote. As partes que sobrarem você pode esfarelar e utilizar em outros bolos que for montar.
Essa forma de montar os bolos de pote fica bem mais apresentável e profissional. Se você for vender em potinhos de plásticos ou vidros, sabe que a apresentação é tudo, não é mesmo? Dessa forma, dará uma beleza a mais nos seus bolinhos. 😉
A segunda forma e mais utilizada é de esfarelar o bolo para facilitar a montagem. Isso porque é uma forma de montar mais econômica que não desperdiça o bolo. Então fica a seu critério! O importante é ter sempre um padrão para agradar seus clientes.
Você pode começar a montar com uma camada de recheio, um pouco de massa, mais recheio, mais uma camada de massa e finalize com o recheio que servirá de cobertura. Nessa finalização, você pode acrescentar confeitos coloridos ou até mesmo chantilly que fica muito gostoso em uma receita de bolo de pote simples.