De tanto as pessoas me perguntarem se devem tirar o bolo do forno quente ou frio, resolvi reunir informações úteis. O ideal mesmo é que você retire o bolo do forno ainda quente, mas apesar de ser o certo, existem certos cuidados que você deve ter.
Então, além de desmistificar essa questão da temperatura ao tirar o bolo do forno, vou mostrar algumas dicas práticas que aumentam ainda mais a segurança para se ter um bolo bem assado e delicioso. Confira!
Tirar o bolo do forno quente ou frio? Saiba como observar!
Eu gosto de pensar que para fazer um bolo perfeito não é preciso ingredientes muito diferentes ou conhecimento muito aprofundado. O mais importante mesmo é se atentar ao passo a passo e respeitar cada indicação da receita. É o suficiente!
E quando se fala em temperatura, ainda há muita dúvida por aí, principalmente na hora de tirar do forno. Por outro lado, saiba que é simples, e a forma adequada para fazer isso é com o bolo ainda fumegando, bem quente, desde que totalmente assado.
Sendo assim, nunca espere o bolo esfriar no forno para tirá-lo, pois vai estragar a receita. Se você deixa no forno, mesmo que o fogo esteja desligado, ainda haverá calor residual, que faz com o bolo continue a ser assado.
Então, ele vai acabar passando do tempo de cozimento, correndo o risco de expandir até um ponto em que “estoura” a massa, que é justamente o que faz um bolo murchar dentro do forno, pois ele perde sua estrutura e desaba.
Mas se engana quem simplesmente acha que é só tirar do forno quente e tudo está certo. Sabia que o choque térmico é um dos grandes vilões do bolo recém assado? É a troca brusca de temperatura que faz um belo bolo desandar e vir abaixo. Portanto, coloque o bolo em uma superfície com temperatura ambiente, sobre um pano ou uma grade. 😉
Leia também: Como fazer para o bolo não solar?
2 dicas para tirar o bolo do forno adequadamente
1. Tenha certeza de que o bolo esteja totalmente assado
O primeiro passo é ter absoluta certeza de que o bolo está totalmente assado. Para isso o simples teste do palito já funciona. Mas atenção, abra a porta do forno gradualmente, aos poucos e com cuidado, para que a troca de ar quente e frio seja controlada.
Assim que certificar que está assado, já desligue de imediato o fogo para cessar a continuidade ao cozimento da massa. Agora sim, abra novamente com todo cuidado, certificando de ter uma luva térmica boa, e siga à próxima instrução.
Leia também: Como saber se o bolo está completamente assado
2. Garanta o ambiente ideal para tirar o bolo
Agora que seu bolo está assado e douradinho, todo cuidado é pouco, principalmente quanto ao ambiente da sua cozinha. Isso porque a maneira como retira do forno faz diferença na receita.
É essencial que elimine toda e qualquer circulação de ar frio. Então, vale até mesmo fechar as portas e janelas. Além disso, evite colocar a forma em uma superfície muito fria, como o mármore da pia, pois a troca de temperatura também influencia.
Sabe qual é o melhor lugar para esfriar corretamente o bolo? Em cima do próprio fogão, uma vez que o forno também está perdendo temperatura, ambos se esfriam de maneira gradual e correta.
DICA EXTRA: se você tiver aí na sua casa aquelas grades próprias para alimento, serve também, lembrando de deixar amornar antes de desenformar.
Leia também: Qual a temperatura ideal para assar bolo?
Como esfriar o bolo mais rápido para desenformar
Não é todo mundo que dispõe do tempo ou paciência para esperar um bolo esfriar, não é mesmo? Então, criei um passo a passo para agilizar o esfriamento do seu bolo, confira!
- Assim que o bolo estiver totalmente assado, retire do forno.
- Deixe o bolo esfriar por cerca de 5 a 10 minutos em uma bancada que não seja tão fria, evitando assim, o choque térmico.
- Em seguida, leve a forma ao refrigerador por mais 5 a 7 minutinhos, assim ele vai resfriar mantendo a umidade.
- Passado o tempo, retire do refrigerador e cubra com duas camadas de plástico filme, isso vai manter sua umidade no resfriamento.
- Para bolos mais leves, cerca de 30 a 40 minutos é suficiente, já para receitas mais pesadas, o tempo pode ser um pouco mais.
DICA EXTRA: quando retirar do forno e aguardar esfriar os primeiros 5 minutos, procure passar uma faca lisa por toda sua lateral e meio, a fim de facilitar depois na hora de desenformar.
Leia também: Como desenformar bolo quente?
Bom, não há mais desculpas para deixar seu bolo murchar ou explodir, pois agora você sabe exatamente se deve tirar o bolo do forno quente ou frio, não é verdade?
Espero ter ajudado mais uma vez. Afinal, o universo da confeitaria é composto por truques e detalhes que fazem toda a diferença. Compartilhe as dicas! 😉