Se você está querendo melhorar a finalização dos seus bolos ou precisa deixar o acabamento com um visual mais profissional, então a alternativa é aprender como espatular bolo, que consiste em técnicas de alisamento e acabamento fino.
Por mais dicas e técnicas que eu possa apresentar a você, tudo aqui não passa do campo teórico, pois você só aprende mesmo é na prática do dia a dia. Mas prometo apresentar tudo de forma detalhada para que você tenha uma noção real, confira!
Como espatular bolo de forma profissional em 3 dicas
Acredito que o maior desafio na hora de finalizar um bolo seja alisar e nivelar, ainda mais quando a cobertura é maleável, como um chantilly. Porém, isso se torna obrigatório quando a pessoa vende seu trabalho, ou seja, não há escapatória.
Atualmente, você tem mais acesso a utensílios e equipamentos com alto custo-benefício, que se tornam indispensáveis na finalização da decoração. Dito isso, eu desconstruí o processo de espatulagem para simplificar sua vida, aproveite cada dica!
1. Nivelamento da base do bolo
O nivelamento é a primeira e mais importante etapa, porque é onde você prepara a base para a aplicação da cobertura final. Então, o objetivo é aplicar a primeira camada de creme ou chantilly para selar a textura da massa.
Por conseguinte, use uma espátula reta para aplicar a cobertura de baixo para cima, tudo fica mais fácil com um suporte giratório. Após a aplicação, eu recomendo levar à geladeira entre 20 e 30 minutos para uma boa fixação.
Outra vantagem dessa aplicação primária é esconder as imperfeições, bem como preencher pequenos buracos que possam ter na massa.
2. Aplicação da cobertura final e espatulagem
A etapa seguinte é onde você testará suas habilidades de espatulagem, pois vamos à aplicação final da cobertura. Nesse momento, cada pessoa tem um jeito próprio de aplicar chantilly, chantininho, creme ou buttercream.
Geralmente, utiliza-se uma manga de confeitar com bico Perlê, mas há quem espalhe a olho. Minha sugestão é colocar na manga de confeitar e seguir os passos:
- A aplicação deve ser de baixo para cima, encoste o bico na base do bolo.
- Com uma mão você pressiona, e com a outra, você gira a bailarina.
- Aplique de um lado para o outro até chegar na parte superior.
- Já no topo, adicione uma boa quantidade também girando a base.
- Nessa etapa, o bolo estará cheio de imperfeições, é normal.
- Em seguida, use a espátula angular para começar a alisar a cobertura.
- No entanto, agora você vai reverter e alisar do topo para as laterais.
- Use parte do excesso do topo para puxar para as laterais.
- A ideia nessa etapa é fazer a textura mais lisa possível.
- Depois disso, troque pela espátula reta.
- Posicione a espátula em 45°, ou seja, nem tão reto e nem tão fechado.
- Por fim, pressione levemente a espátula e gire até cobrir e alisar.
Na teoria eu sei que parece muita coisa, mas na prática você verá que é simples e rápido. O mais importante é ter uma cobertura bem-feita, com estrutura e maleabilidade. Quanto mais cremosa a cobertura, mais fácil é ter uma superfície lisa.
3. Acabamento e alisamento são fundamentais
O acabamento nada mais é do que identificar pontos irregulares e repassar a cobertura. As imperfeições geralmente acontecem devido à angulação errada da espátula reta. Aliás, basta entortar levemente para que uma parte acabe afundada.
Então, o que você pode fazer é tirar o excesso de alguma parte ao longo da superfície, aplicar e alisar novamente. Um ponto de atenção quanto ao acabamento é o topo, que costuma ficar irregular nas extremidades.
O sucesso da aplicação e espatulagem da cobertura depende muito da qualidade da cobertura. Por exemplo, se você faz um chantininho para cobertura e percebe que ele está rústico, isso é um problema.
Acontece que você não consegue tirar a porosidade só com a espatulagem, isso também vale para o chantilly. Sabe quando você faz um bolo e a cobertura de chantilly racha? Pois bem, normalmente não é problema na espatulagem, mas na consistência:
Como recuperar chantininho poroso
- Mesmo com uma textura fora do padrão, você pode aplicar no bolo.
- Siga o processo normalmente e passe a espátula como eu mostrei.
- Para alisar a textura, combine chantininho e leite condensado.
- Após misturar, aplique com uma espátula sobre o bolo.
- Por último, use a espátula reta para alisar novamente.
- Pronto, agora a superfície está 100% lisa, uniforme e perfeita.
Com essas dicas de espatulagem você consegue fazer decorações com textura rústica. Ou quem sabe, aproveitar a tendência da decoração Ombré, que mistura camadas degradês coloridas e texturizadas.
Se nada disso lhe agrada, então a saída é optar pelo bolo aveludado, esse sim ninguém resiste. Acompanhe um vídeo que ilustra bem como espatular bolo na prática:
Aprender como espatular bolo profissionalmente abre novas portas no mercado
Quando alguém disser a você que aprender como espatular bolo é perda de tempo, fuja desse tipo de comentário. A única forma de alcançar novos objetivos e crescer profissionalmente é através da aquisição de conhecimento.
Ninguém lapida suas habilidades senão por meio de estudo e busca constante por informação. Portanto, você faz bem em ter acompanhado o conteúdo até aqui, pois agora você poderá trabalhar com chantilly, chantininho, buttercream e ganache.
Se gostou do conteúdo, compartilhe para ajudar outras pessoas, até a próxima!