O bolo aveludado tem um dos efeitos mais chiques que transformam a decoração da cobertura suave e cremosa, que é o efeito de veludo, criando uma camada visualmente linda e apetitosa, mas para isso você precisa saber tudo sobre a técnica.
Muitos se enrolam na hora de criar o efeito porque usam técnica e equipamento errados, mas isso acaba agora. Aprenda a aveludar bolos com sofisticação!
O segredo do efeito que deixa o bolo aveludado perfeito e profissional
Na hora de criar o efeito de veludo em bolo, a primeira coisa que vem na cabeça é usar aerógrafo. Esse equipamento permite à confeiteira criar diferentes padrões na decoração do bolo, como pinturas, esfumaçados, sombreamentos e degradês.
Embora seja a opção mais lógica, o aerógrafo costuma entupir com facilidade, ainda mais com a mistura para aveludar. Obviamente que soprar está fora de cogitação, já imaginou entregar o bolo cheio de cuspe para o cliente? Simplesmente não dá, né?
Nesse contexto, a melhor alternativa é o pulverizador para bolo, que é aquela bombinha própria para a confeitaria.
Aplicação e pulverização de leite em pó e pó de decoração
Por meio da pulverização da bombinha, você cria um padrão uniforme ao longo de toda a superfície do bolo. Além disso, a bombinha pulverizadora não entope com tanta facilidade, ou seja, além de melhor acabamento você ganha agilidade:
Como fazer a pulverização corretamente
- O ponto mais importante é retirar o cano plástico do reservatório.
- Em seguida, misture leite em pó e pó de decoração na cor do bolo.
- Uma dica: passe o leite em pó numa peneira para retirar os grumos.
- Depois é só colocar a mistura no reservatório e acoplar a bombinha.
- O pulo do gato agora, é virar o pulverizador de cabeça para baixo.
- O reservatório precisa ficar de ponta cabeça para facilitar a aplicação.
- Na sequência, faça o efeito varredura, que é o movimento lateral enquanto você pulveriza o bolo.
- Faça isso sobre uma bailarina para pulverizar lateral e parte superior.
- Por fim, repita o processo até chegar no resultado que você procura.
Aqui estão alguns pontos de atenção: se a bombinha entupir, é só virar o reservatório para baixo e dar algumas batidinhas. Como é um processo de pulverização, a recomendação é fazer isso em locais abertos e de fácil limpeza, pois faz sujeira.
O segredo da padronização perfeita é fazer o efeito varredura, movimentando a bombinha da direita para a esquerda enquanto pulveriza. Aliás, é possível usar pó de decoração cintilante ou fosco, pois o que garante o efeito de veludo é o leite em pó. Confira todos os detalhes no vídeo a seguir:
Qual a base ideal para fazer bolo aveludado?
A composição base do bolo veludo envolve uma massa bem fofinha, geralmente um pão de ló, um recheio consistente e uma cobertura firme, mas ao mesmo tempo cremosa, como chantilly ou chantininho.
Até aqui não tem segredo, pois certamente você sabe como fazer tudo isso. No entanto, o efeito de veludo é produzido sobre a cobertura, justamente para estimular uma sensação de:
- Textura macia e suave.
- Aspecto luxuoso.
- Acabamento opaco, às vezes fosco.
Nesse sentido, o efeito cumpre primeiramente a função estética, já que transforma o visual do bolo. Porém, ele também serve para mascarar imperfeições e cobrir áreas que tenham algum tipo de fissura ou quebra.
Cobertura de chantininho é ideal para bolo aveludado
Começando pela cobertura mais tradicional para fazer o efeito no bolo, quero compartilhar com você a cobertura de chantininho. Nesse cenário, me refiro à cobertura mais querida por confeiteiras e boleiras porque combina sabor e textura.
Aqui o bolo ganha uma camada firme e cremosa que é ideal para a finalização com pulverização, anote uma receita imperdível:
Ingredientes cobertura de chantininho
- 500ml de creme de leite ou nata para bater
- ½ xícara (chá) de leite em pó
- 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
- ½ lata de leite condensado
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
Se preferir, você também pode fazer um chantilly simples para decorar. Só que é fundamental que o chantilly tenha uma estrutura mais densa para suportar a temperatura na aplicação e a camada da pulverização do efeito, tudo bem?
Conheça os tipos de bolo que dão certo com a técnica aveludada
Algumas pessoas me perguntam se dá para usar a técnica de veludo em todo tipo de bolo. A resposta é sim, desde que a cobertura base suporte a aplicação, como eu já mostrei até aqui. Porém, você encontra algumas receitas que são ideais, como:
- Bolo de baunilha tem base neutra que destaca a aparência de veludo.
- Bolo de chocolate dá um contraste bacana.
- Famoso bolo red velvet bem vermelho é perfeito.
Uma coisa é fato: o bolo aveludado é chique, transparece seu profissionalismo na confeitaria e viabiliza decorações magníficas.
Agora que você aprendeu a base da técnica, já pode elevar suas habilidades, basta experimentar e corrigir. Compartilhe o conteúdo e até a próxima!