5 dicas para fazer bolos perfeitos

Quer aprender 5 dicas para fazer bolos perfeitos? Embora o universo da confeitaria pareça complexo, saiba que tudo pode ser muito mais simples do que imagina, e hoje, vou te mostrar como dar a devida atenção à massa e ao recheio!

Portanto, me acompanhe para saber exatamente onde não errar e quais pontos garantem a você uma receita perfeita para bolo. Então, anote tudo aí e vamos começar!

5 dicas para fazer bolos perfeitos

dicas para fazer bolos perfeitos

1 – A base do bolo perfeito são seus ingredientes

Você pode ter o maior conhecimento do mundo sobre como fazer bolo, mas sem os ingredientes certos, nenhuma receita prospera. Portanto, procure utilizar ingredientes de qualidade, como fermento fresco e farinha nova, adequados à receita e o mais importante, ingredientes em temperatura ambiente.

Isso mesmo, retire da geladeira ingredientes como: ovos, leite, manteiga ou margarina, e até mesmo o açúcar em alguns casos, pois muita gente armazena na geladeira.

Já me perguntaram se isso realmente importa, e digo, é um dos aspectos mais importante. Isso porque quando estão na temperatura ambiente não há choque térmico com o forno e todos são incorporados de forma igual à massa. Então, a dica é tirar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Além disso, certifique-se de que todos os utensílios estão disponíveis e ao alcance, pois assim você não perde tempo para misturar, por exemplo. E o mais importante, siga as quantidades dos ingredientes à risca, qualquer alteração fará completa diferença no resultado.

Leia também: Bolo de maçã caramelizada: Receita fácil

2 – Prepare com antecedência a forma para bolo mais adequada

Seja uma forma ou mesmo assadeira, é fundamental estar untada, e você pode utilizar desde manteiga até óleo. Em seguida, polvilhe algum ingrediente seco como farinha de trigo, fécula de mandioca, chocolate em pó e mesmo açúcar.

Essa estratégia e para evitar que a massa do bolo grude nas laterais e fundo na hora de assar a desenformar. Eu costumo utilizar o açúcar, pois acho que fica muito mais saboroso e forma aquela “crostinha” maravilhosa.

Vale também utilizar papel-manteiga, mas fica a seu critério, uma vez que enfarinhar já soluciona.

Ah, é essencial utilizar a forma indicada na receita, principalmente por causa do tamanho. Se for muito pequena corre o risco de o bolo crescer sem assar direito, e quando grande demais, a massa vai ficar muito fina, correndo o risco de ressecar.

Leia também: Como untar a forma corretamente?

3 – O processo de mistura dos ingredientes deve ser cuidadoso

Pode até parecer que não, mas a etapa de mistura dos ingredientes é responsável por uma massa na consistência perfeita.

Sendo assim, siga o passo a passo como está na receita, e nunca misture diretamente ingredientes secos com os líquidos, ou seja, misture primeiro todos os líquidos como: leite, ovos, manteiga ou margarina, e depois sim agregue os secos como: açúcar, farinha de trigo, chocolate em pó e por aí vai.

Aliás, lembre-se sempre de peneirar os ingredientes secos, principalmente a farinha de trigo. É justamente isso que dará mais leveza e maciez ao bolo. Para isso incorpore a farinha aos poucos, misturando com um fuê e batendo a massa de leve, sem exagerar para não solar o bolo.

Leia também: 3 receitas de bolo junino simples e rápido

4 – Saiba como assar um bolo perfeito

Essa é uma dica que pode ser praticada logo quando iniciar a produção do bolo. Então, sempre com uns 15 a 20 minutos antes, já ligue seu forno para o preaquecimento. Esse tempo é ideal para receber o bolo e já começar assar, dando a continuidade ideal ao processo de fermentação do fermento em pó, veja um passo a passo:

  1. Assim que acabar de misturar os ingredientes e transferir a massa para a forma untada e enfarinhada, leve imediatamente ao forno.
  2. O fermento já teve início à reação de desenvolvimento.
  3. Em hipótese alguma abra o forno nos primeiros 20 minutos, para que não aconteça um choque térmico e seu bolo murche.
  4. Respeite precisamente o tempo e a temperatura estipulados para assar.
  5. Se assado em temperatura muito alta, a massa pode crescer muito rápido e acabar não formando a estrutura necessária para sustentar o bolo.
  6. Se assado em temperatura baixa, o bolo corre o risco de ficar solado, uma vez que a massa acaba não crescendo corretamente.
  7. Assim que der o tempo, perceber que está cheiroso e douradinho, faça o teste do palito espetando o meio, se sair sequinho está pronto.
  8. Agora só resta esperar esfriar para desenformar com segurança.

5 – Existe recheio perfeito para bolo?

Eu gosto de pensar que sim, basta você gostar muito, caso seja para consumo, ou considerar os gostos da clientela, mas é algo muito pessoal, não é mesmo? Então, posso só de cabeça pensar em vários, tais como: recheio de ameixa para bolo; recheio de bombom; recheio de Ovomaltine; recheio de cupuaçu cremoso; recheio de beijinho cremoso e por aí vai.

Leia também: Recheio para bolos de aniversários: melhores opções

Melhores técnicas para o recheio perfeito

Contudo, existem algumas técnicas e truques que facilitam na hora de rechear o bolo, vou usar um exemplo de recheio de pêssego e de 3 leites. Essa é uma das melhores dicas para fazer bolos perfeitos, veja a seguir:

  1. Indiferente ao sabor do recheio, sempre faça com uma cremosidade maior, para que ele fique mais grosso.
  2. Esse processo ajuda a evitar que o recheio escorra todo pela lateral do bolo quando você coloca uma camada de bolo em cima.
  3. Outra dica é, procure encher uma manga de confeitar com um recheio ainda mais grosso, como por exemplo, um recheio de 3 leites bem grosso.
  4. Então, com a manga de confeitar você vai fazer uma borda quase na extremidade do bolo, como uma espécie de “muro”, para que o recheio na escorra.
  5. No centro você vai adicionar uma porção do recheio mais maleável, cobrir com o recheio da manga e repetir o processo até finalizar.
  6. Esses passos vão dar ainda mais firmeza e sabor ao seu bolo.

DICA EXTRA: o recheio foi apenas um exemplo, mas você pode também utilizar qualquer outro sabor da sua preferência, como um delicioso recheio de chocolate cremoso.

Leia também: Como rechear bolo com furo no meio

Agora que você já tem 5 boas dicas para fazer bolos perfeitos, não há mais desculpa para errar no preparo, concorda? Espero ter contribuído para você melhorar suas habilidades na confeitaria. Compartilhe as dicas! 😉