Já pensou estar com todos os ingredientes preparados para fazer o bolo e se dar conta que o fermento está vencido? Pois saiba que há algumas técnicas de como saber se o fermento está bom para uso e salvar seu bolo.
Desde os primórdios sabemos que o fermento é um ingrediente essencial para o bolo. Afinal, ele traz toda aquela aeração natural e dá mais volume à massa. Porém, deve-se ter um cuidado na hora de escolher o melhor fermento adequado para seu tipo de receita.
Para muitos, fazer um bolo pode ser complicado. Exatamente por isso é que existe muita preferência pela massa pronta. Mas não há nada melhor do que uma massa caseira com cheirinho de café da tarde, não é verdade?
Então, separei algumas dicas importantes e você aprenderá como saber se o fermento está bom para ser utilizado em suas receitas. Confira!
Qual a diferença entre os fermentos biológicos e em pó?
Não basta apenas gostar de fazer bolos, é preciso seguir à risca alguns processos para que a receita saia perfeita. Principalmente quem está começando a trabalhar com confeitaria ou quer se arriscar em casa na produção de bolos caseiros, essa é uma dúvida que surge.
Antes de mais nada, vou começar a falar sobre como funciona cada um deles. Ambos podem ser encontrados no formato em pó, porém a forma como eles reagem na massa é completamente diferente. Veja!
O fermento em pó químico
O fermento em pó químico, que costumamos utilizar nas receitas de bolo é feito à base de bicarbonato de sódio e ácidos. Sendo assim, sua ativação acontece através de uma reação química entre ingredientes contidos em sua composição.
O efeito do fermento em pó químico é rápido, exatamente por isso é que colocamos por último na receita. Além disso, para que aconteça a reação é necessário que ele seja submetido a uma alta temperatura.
No entanto, precisa de um certo tempo para garantir que todo o trabalho de crescimento aconteça. Por isso, que todas as receitas pedem que você não abra o forno antes de 30 minutos, pois pode interromper a reação do fermento.
Geralmente esse tipo de fermento é utilizado para massas leves como bolos, tortas, panquecas, biscoitos, bolachas, cupcakes, etc.
O fermento biológico
O fermento biológico também pode ser encontrado na forma em pó. É composto de leveduras e organismos vivos que são ativados ao entrarem em contato com farinha e água. A partir dessa união de ingredientes, estes organismos irão produzir gases que irão contribuir para o crescimento da massa, trazendo mais leveza.
Os fungos vivos se alimentam principalmente da glicose contida na farinha de trigo. Geralmente é indicado que a massa descanse um certo tempo antes de ir ao forno, para que os fungos se alimentem e façam crescer a massa.
Dessa forma, o fermento biológico é indicado para receitas de pães e massas pesadas como pizza, fogazza, etc.
Posso utilizar fermento biológico ao invés de químico no bolo?
Quem está começando a produzir bolos caseiros, na hora do imprevisto já deve ter pensado em substituir o fermento em pó químico. Contudo, vale a pena ressaltar aqui que por conta do modo de preparo do fermento biológico, poderá trazer resultados diferentes para sua receita.
Isso porque se você fizer um bolo com fermento biológico terá uma massa mais pesada. Sem contar que você terá que deixar a massa pronta em repouso por até 30 minutos antes de colocar no forno para garantir que o fermento faça efeito.
Então a resposta é sim, você pode utilizar, mas não terá o mesmo resultado que o fermento em pó químico.
Sabia que o bicarbonato pode substituir o fermento em pó?
Agora que você já sabe que o fermento biológico não é uma boa escolha para substituir o fermento químico, então o que fazer?
Muitas pessoas, principalmente as mais antigas na cozinha utilizam muito o bicarbonato para fazer bolos. Como você pôde perceber, o bicarbonato de sódio é um dos ingredientes presentes na composição do fermento em pó químico. Logo, pode ser uma boa escolha para a substituição.
No entanto, sabe-se ainda que acontece a reação apenas quando o bicarbonato entra em contato direto com algum tipo de ácido. Sendo assim, se você quiser substituir, veja o que deverá fazer:
- Para 1 colher (sopa) de fermento em pó químico, utilize ¼ + ¼ de bicarbonato de sódio.
- Utilize ¼ de suco de limão puro.
Quando ocorrer a união desses dois ingredientes a reação será imediata. Por isso é melhor colocá-los por último na receita. Geralmente quem esquece do limão nota um sabor desagradável na receita, além de facilitar desastres como bolo murcho ou com fundo central abaixado.
Como saber se o fermento está bom?
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de fermentos, precisa entender como saber se o fermento está bom. Antes de mais nada, você precisa verificar a validade e como eu já mencionei, tome cuidado com fermentos vencidos a muito tempo.
É preciso também ficar de olho na medida. Aliás, a medida correta é 1 colher de sopa para uma receita de bolo simples. Se você utilizar menos fermento do que o recomendado corre o risco de ter um bolo murcho.
Se você utilizar muito fermento, terá um bolo fofo em excesso, o que poderá prejudicar na hora de cortar ou rechear. Mas, sabia que há um teste super simples que você precisa aprender
Teste para saber se o fermento está bom
Se quiser aprender como saber se o fermento está bom, coloque em uma tigela ou copo ½ colher de fermento em pó químico. Em seguida, despeje cerca de 600ml de água morna.
Se você perceber que começou a surgir bolhas na água, significa que o fermento está ativo e pode ser utilizado. Caso essa reação não ocorra, é hora de descartar esse fermento, pois não funcionará na receita.
Pode usar fermento vencido nas receitas de bolo?
O fermento certo garante o sucesso das suas receitas de bolos caseiros, mas e se, por ventura, seu fermento estiver vencido? Será que há problemas em utilizar mesmo assim?
Como a quantidade mínima exigida em uma receita simples de bolo é de 1 colher de sopa, as embalagens de fermento duram muito tempo. Isso para quem costuma fazer poucos bolos em casa.
Como estamos falando de ingredientes de ação rápida e química, esse ingrediente tem validade mais curta.
Utilizar alimentos e ingredientes vencidos pode trazer muito perigo à sua saúde, principalmente os industrializados. Porém, vale a pena prestar atenção na data de validade. Até 1 mês de vencimento, o fermento está liberado para uso. Após esse tempo jogue fora, pois ele não terá o mesmo efeito nos seus bolos e poderá fazer mal a sua saúde. 😉
Agora você já aprendeu como saber se o fermento está bom. Compartilhe as dicas para ajudar mais pessoas que têm essa mesma dúvida!