Na esteira de substituições para a farinha de trigo no bolo, as pessoas costumam optar por versões saudáveis, como farinha de arroz e farinha de coco, mas poucos sabem se a farinha de trigo para pizza serve para fazer bolo, você já testou?
Naturalmente, funciona como uma medida de última hora para não perder ingredientes já misturados ou aproveitar a farinha prestes a vencer. Fique comigo e descubra qual a farinha de trigo ideal para bolos!
Tem em casa e não sabe se farinha de trigo para pizza serve para fazer bolo?
Antes de mais nada, preciso falar honestamente para você que a farinha de pizza não serve 100% para fazer bolo. Na internet você encontra pessoas dizendo que dá certo. Mas através de informações selecionadas abaixo, provarei que não fica bom.
Talvez se a pessoa tiver experiência no preparo de bolo e souber como combinar ingredientes, ela consiga compensar suas características. Acontece que essa farinha cumpre uma finalidade específica, que é dar máxima elasticidade à massa da pizza.
E para isso, a farinha precisa ter um teor elevado de glúten para proporcionar uma alta porcentagem de proteína. Nesse contexto, o preparo da massa da pizza desenvolve glúten a ponto de criar elasticidade necessária para um assamento perfeito.
Principais problemas de usar farinha de pizza para fazer bolo
Se por algum motivo você não acredita em mim ou acha que é capaz de adaptar o restante dos ingredientes, sem problemas. Mas aviso de antemão, aqui estão alguns problemas que você pode ter à frente:
- Textura massuda: o glúten acaba afetando a textura da massa, deixando-a densa e com consistência pouco aerada.
- Muita elasticidade: por ser densa, a elasticidade impede que sua massa ganhe aeração natural, logo, o bolo não cresce.
- Problema de crescimento: o glúten é vital para um bolo, desde que seja na medida, na farinha de pizza, a massa não consegue se desenvolver.
- Absorção excessiva de umidade: você terá que fazer ajustes pontuais na umidade da massa, pois a farinha absorve muito líquido e resseca.
- Massa resistente: no fim das contas, você pode acabar com um bolo que mais parece pão, devido à resistência da massa.
Além disso tudo, a aparência do bolo não fica nada atrativa, afinal, a superfície fica irregular, com aspecto embatumado e pouquíssima maciez.
A farinha de pizza vem preparada da indústria?
Um grande número de marcas de farinha especial para pizza, tem o hábito comercial de deixar o produto preparado para uso. Em outras palavras, o pizzaiolo não precisará alterar nada, apenas seguir o preparo tradicional.
Inclusive, algumas marcas vendem farinhas enriquecidas com ferro, componente que pode atrapalhar o desenvolvimento do bolo. No entanto, o maior problema mesmo é a porcentagem de proteína da farinha.
Você sabe qual a porcentagem de proteína na farinha de pizza? Hoje você encontra farinhas que oscilam entre 7% e 13% de proteína responsável por estimular o glúten.
Só para efeito de comparação, uma farinha de trigo tradicional geralmente tem uma porcentagem média de 7,5%, o que ainda é um pouco alto. Portanto, para um bolo crescer bem fofinho e ganhar uma estrutura aerada, dê preferência:
- Farinha Tipo 1 de boa qualidade.
- Escolha farinha que não seja enriquecida.
- Compre farinhas em embalagem de papel, é mais sequinha.
- O teor de proteína ideal para bolos varia entre 5% e 7%.
Descubra o que pode substituir a farinha de trigo para fazer bolo
O objetivo de entender se farinha para pizza serve para fazer bolo, é que atualmente muita gente é intolerante ao glúten. Dessa maneira, acreditam que outros tipos de farinhas possam suprir essa condição especial.
Porém, você viu que a concentração de glúten é ainda maior na farinha de pizza, mas não se preocupe. Aqui está uma lista de ingredientes sem glúten para substituir a farinha de trigo:
- Amido de milho confere leveza e aeração.
- Farinha de arroz é ideal, mas é preciso atenção à umidade da massa.
- Farinha de amêndoas tem ganhado destaque pelo sabor suave.
- Opte pela farinha de linhaça ou amaranto (atenção à umidade).
Bolo simples de trigo para acabar de vez com a sua dúvida
Antes de encerrar as dicas, eu quero deixar uma sugestão super deliciosa de bolo simples de trigo. Mas não é o trigo para pizza, hein? Use a farinha tradicional, siga os ingredientes e prepare um bolo versátil que vai bem a qualquer momento:
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de leite (temperatura ambiente)
- 3 ovos (temperatura ambiente)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Acredito que não há receita mais simples do que essa, mas se você é boleira de primeira viagem, acompanhe um vídeo completo da receita:
Você achou o máximo descobrir se farinha de trigo para pizza serve para fazer bolo? Parece uma substituição óbvia, mas cada farinha tem uma finalidade única e tentar bater de frente com isso é garantia de bolo que dá errado. Até mais!