Tenho certeza de que em algum momento na cozinha você já se perguntou: por que meu bolo não cresce? Embora existam diversos fatores, as principais razões para isso estão diretamente ligadas ao fermento e a temperatura do forno!
Então, o que acha de entender um mais sobre a química do bolo perfeito? Vou mostrar outras maneiras de assegurar que sua receita dê certo. Vamos conferir?
Afinal, por meu bolo não cresce?
Quando um bolo que a gente colocou tanto carinho para ficar macio e fofinho não cresce, é talvez a maior frustração na cozinha, concorda comigo? É praticamente certo que isso acontece justamente pelo fator “fermento em pó”.
Você pode até pensar: “mas como pode ser o fermento se eu coloquei a quantidade certa?”. Vamos por parte, você sabe o que inicia o crescimento do bolo? Sim, é o fermento, mas qual a reação desencadeada que faz ele crescer?
O que realmente acontece com um bolo murcho?
Por muito tempo, eu também não sabia disso, mas é a formação do gás dióxido de carbono, por meio do fermento químico, que faz um bolo crescer e ficar macio. Esse componente aliado à alta temperatura é o que dará volume à massa.
Então, já temos aqui duas possibilidades, ou seja, ou algo estava errado com seu fermento em pó ou a temperatura não era suficiente ou até mesmo alta demais. Certamente você já comeu um bolo feito com bicarbonato, não é mesmo?
Então, o bicarbonato também faz o mesmo tipo de reação e pode ser um bom substituto para o fermento. Contudo, existem algumas ressalvas quanto a isso, pois para que o bicarbonato funcione certinho, é preciso ter na receita algum tipo de ingrediente ácido, como: vinagre, limão, laranja, iogurte ou até mesmo manteiga.
Isso acontece porque ingredientes ácidos conseguem reduzir o PH da massa, possibilitando assim, a liberação adequada do gás carbônico.
Portanto, sabendo disso, caso seu bolo não tenha crescido, mesmo utilizando fermento químico adequado, conheça os 6 principais erros que podem ter acontecido em sua cozinha!
Leia também: Receita de bolo de limão: simples e fofinho
6 erros que atrapalham no crescimento de um bolo
1 – Acrescentar o fermento no momento errado
Pode olhar com calma, mas todas as receitas vão indicar a adição do fermento sempre na última etapa da mistura.
Então, um grande erro que certamente vai fazer com seu bolo não cresça, é justamente adicionar o fermento no início da mistura da massa. Outro ponto que pega muita gente de surpresa é utilizar a batedeira para misturar o fermento, NUNCA faça isso.
Quando você adiciona o fermento no início e esse ingrediente já começa a agir e quando entra na alta temperatura, fará com que a massa fique solada, dura, murcha ou não cresça como deve.
Leia também: Por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno?
2 – Fugir da medida indicada de fermento
Quantas e quantas pessoas já vi falarem que adicionaram um pouco mais de fermento, além do indicado na receita, pois queriam um bolo maior e mais fofinho. Por outro lado, sabia que isso é um dos grandes problemas para o bolo não crescer?
Pense assim: quanto mais fermento mais gás carbônico a massa terá, fazendo com que cresça exageradamente e aumente as chances de furar na hora de assar. Mantenha exatamente a quantidade de fermento indicada na receita que dará certo.
3 – Você verificou antes a validade do fermento?
Pode até parecer que não, mas quando o fermento está vencido, ele deixa de oferecer suas propriedades. Dessa forma, é certo que qualquer bolo feito com fermento vencido terá problemas no crescimento. Verifique sempre com antecedência!
Leia também: Como saber se o fermento está bom?
4 – Receita exagerada em lipídios e proteínas
Estou utilizando esses termos justamente para ampliar seu conhecimento sobre os ingredientes que normalmente vão em um bolo, pois acho importante conhecer esses aspectos.
Sendo assim, temos como proteínas: vegetais, ovos e leite, e como lipídios: leite integral, manteiga e óleo, certo? Quando alguém faz uma receita de bolo é fundamental que haja equilíbrio na proporção correta desses ingredientes.
Isso porque a proporção errada dos ingredientes permite que a “estrutura” responsável por segurar a formação do gás carbônico na massa, seja prejudicada, resultando assim em um bolo baixo, consistente e com aspecto de bolo solado.
5 – Você se lembrou de deixar o forno preaquecido?
No momento em que você adiciona o fermento e o mistura, ele já inicia seu processo de fermentação, ou seja, liberação do gás carbônico e deve ser levado imediatamente ao forno.
No entanto, quando o forno não está na temperatura ideal, parte dessa reação é perdida, e mesmo que a temperatura ideal seja atingida depois, já não há mais o que ser feito, e o bolo provavelmente não vai crescer.
Portanto, sempre coloque o forno para pré-aquecer com pelo menos 15 a 20 minutos de antecedência, é garantia de sucesso.
6 – Sempre verifique duas vezes a temperatura do forno
A baixa temperatura do forno é a razão mais frequente para um bolo não crescer. É normal que haja variações na temperatura de forno para forno, mas você conhecendo seu forno, certifique-se de que a temperatura seja a indicada para a receita.
Quando você leva um bolo para assar em temperatura baixa, a reação desencadeada pelo fermento é mais lenta, demorando mais tempo para ser concluída.
Leia também: Qual a temperatura ideal para assar bolo?
Por que meu bolo não cresce? Se pergunte se você tem cometido algum dos erros mostrados acima, pois estão diretamente ligados à resposta que procura.
Agora que já sabe como evitar que seu bolo não cresça, é hora de pôr em prática o que viu aqui hoje, boa sorte. Compartilhe as dicas! 😊
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!