A busca por receitas de pães mais saudáveis te levou ao psyllium, mas agora você ficou na dúvida, e então, como usar psyllium no pão?
O psyllium ainda é um ingrediente pouco conhecido e menos ainda utilizado na panificação caseira. De forma prática, o psyllium é uma fibra natural solúvel derivada da semente da planta “Plantago ovata” com múltiplos benefícios ao nosso corpo.
Então, hoje você aprenderá tudo sobre esse ingrediente que promete transformar suas receitas de pães, é só conferir agora!
Saiba como usar psyllium no pão da forma correta

Geralmente, o psyllium é utilizado mais em receitas low carb, pois auxilia na alimentação de pessoas com restrições alimentares. No entanto, hoje seu uso já é mais amplo e se mostra um sucesso na preparação de pães caseiros. Entenda melhor em quais cenários você pode usar o ingrediente em suas receitas!
Pão caseiro com psyllium não hidratado
Atualmente você encontra o psyllium em pó ou em farelo, ambas as versões podem ser usadas no preparo de pão caseiro. Porém, isso muda totalmente a forma como você deve incorporá-lo, já que dá para colocar com e sem hidratação.
Desse modo, a forma mais fácil de usar é adicionar o psyllium juntamente à mistura dos ingredientes secos. Com isso, você o adiciona à farinha, açúcar, fermento e demais componentes que entram nessa importante etapa.
Contudo, é importante dizer que o psyllium seco absorve bastante da umidade da receita, ou seja, talvez seja necessário corrigir a quantidade de líquidos. Mas isso é facilmente resolvido, já que é possível adicionar líquidos aos poucos até dar o ponto.
O que fazer para o pão com psyllium adicionado seco não ficar ressecado?
- Psyllium é potente, usa pequenas quantidades.
- Tenha como base a proporção de 5g a 10g de psyllium para cada 500g de farinha utilizada.
- Mesmo na adição seca, hidrate a mistura e reserve por 10 minutos.
- Fique de olho no desenvolvimento da massa, pois o psyllium altera o tempo de fermentação inicial.
Pão caseiro com psyllium já hidratado
Ah, não quero correr o risco de o pão ficar pesado ou seco demais, pode hidratar o psyllium antes? Sim, essa é uma forma mais trabalhosa, mas segura de adicionar o ingrediente à mistura.
Nesse sentido, você pode hidratar com água quente até notar que o psyllium absorveu e formou uma goma densa. A partir daí, basta adicioná-lo à massa quando estiver quase pronta, ou seja, quando misturar praticamente todos os ingredientes.
E sabe o que é mais bacana disso? É que você não precisa mais corrigir a quantidade de água necessária na mistura da massa. Afinal, a hidratação garante que a fibra natural não absorva mais líquidos.
Portanto, a hidratação simplifica o processo de correção do ponto da massa, desde que você siga os ingredientes originais. Vale ressaltar que a indicação de uso do psyllium é mais para receitas de pão caseiro sem glúten.
Qual a função do psyllium em receitas de pão caseiro?
Até aqui você viu como usar psyllium na preparação de pão caseiro, mas você sabe realmente qual é a sua função? Pois bem, o psyllium atua diretamente nos principais pontos de qualquer pão, como:
Atua como substituto à função estrutural do glúten
Sua presença é como um componente que dá liga natural, isto é, ajuda na união dos ingredientes. Dessa maneira, ele cria uma estrutura firme e elástica ao mesmo tempo, o que estimula maior retenção de gases durante a fermentação.
Melhora a absorção de umidade na massa
Estimula também a retenção da umidade, principalmente quando hidratado como gel. Assim você terá pães mais molhadinhos, macios e de maior duração.
Ajuda no desenvolvimento da massa
Já pensou fazer um pão sem rachaduras? É isso que o psyllium oferece, uma fermentação bem mais consistente e uniforme.
Favorece melhores texturas e facilita a modelagem da massa
Como o psyllium “imita” a função do glúten, a textura do pão será mais leve e elástica, o que facilita até na hora de modelar a massa, incrível, não?
DICA ESPECIAL: sugestão rápida de pão caseiro com psyllium
E para fechar nosso manual sobre como usar psyllium no pão, nada melhor do que colocar a mão na massa, né? Para isso, separei uma receitinha do canal “Maria Amélia Nutricionista” que traz uma versão muito bacana e fácil, anote aí:
Ingredientes
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de psyllium (20g)
- ½ colher (chá) de fermento químico
- ½ colher (chá) de alho granulado desidratado
- Pitada de sal a gosto
- ½ colher (sopa) de vinagre de maçã
Como você viu, não há farinha na receita, justamente porque o psyllium fará a função da farinha ao criar uma estrutura maravilhosa, confira mais no vídeo: