Bolo de pamonha na palha: Receita para ficar cremoso

Você já viu ou já experimentou bolo de pamonha na palha? Essa é uma das melhores invenções do brasileiro e, posso dizer? É uma das receitas mais maravilhosas que eu já experimentei.

Além de ter um visual lindo, por conta do modo de preparo, o bolo fica muito mais saboroso do que um bolo de milho verde tradicional. À primeira vista, pode parecer um bolo difícil de fazer, mas é super rápido e prático.

Então, se você quer experimentar essa delícia, separei algumas dicas e um passo a passo completo da melhor receita de bolo de pamonha na palha. Vamos conferir? É só seguir a receita direitinho que não tem erro! 😉

Receita de bolo de pamonha na palha

bolo de pamonha na palha

Ingredientes

  • 6 espigas médias de milho (reserve as palhas)
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de manteiga (100g)
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

O primeiro passo é debulhar as espigas para aproveitar cada grão do milho. No liquidificador, bata os ovos, o leite a manteiga, o leite condensado, o milho e o queijo parmesão. Bata esses ingredientes por aproximadamente 4 minutos, até que fique tudo bem homogêneo.

O segredo para que o bolo fique bem cremoso é, justamente, a união do leite condensado com o queijo parmesão. 😉

Essa receita não leva farinha de trigo. Então, o último ingrediente a ser acrescentado na mistura é o fermento em pó. Nessa etapa, misture delicadamente com uma colher ou um fuê para não interferir no crescimento da massa.

O preparo da massa já está pronto, agora vamos aos próximos passos. Confira a seguir!

Qual é a melhor forma para fazer essa receita?

A verdade é que você pode fazer essa receita em qualquer forma que desejar, desde formas de silicones decoradas até formas quadradas ou tabuleiros. No entanto, para que o bolo fique mais charmoso, principalmente se você fará essa receita para uma festa junina ou para receber amigos, o ideal é que seja uma forma redonda com furo no meio.

Além de deixar o bolo mais bonito depois de assado, ajuda a cozinhar completamente o centro, evitando que o bolo fique cru. Como essa massa é originalmente mais mole do que outras massas de bolos comuns, pode ser que isso aconteça com mais frequência.

Então, essa é a minha sugestão para um bolo perfeitamente assado, dourado e ao mesmo tempo fofinho. 😉

Como montar o bolo – passo a passo

Vale ressaltar que a montagem do bolo de pamonha na palha pode ser feita antes mesmo de começar a preparar a massa, combinado? Para que assim o fermento não comece agir antes da hora.

Sendo assim, a primeira coisa a fazer é cortar aquela parte de baixo mais dura das espigas. Dessa forma, elas irão se ajeitar melhor na forma. Em seguida, coloque todas elas para ferver por aproximadamente 4 minutos.

Isso ajudará a deixá-las mais maleáveis na hora de começar a montar o bolo. Unte uma forma de aproximadamente 24cm com manteiga. Não é necessário adicionar farinha de trigo, precisa mesmo da manteiga para que as palhas grudem nas laterais da forma.

Aguarde que as palhas estejam bem secas e comece a grudá-las nas laterais. Até que cubra toda a forma. Em seguida, é só despejar a mistura da massa nessa “caminha” de palhas. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por cerca de 40 a 45 minutos ou até que ele esteja bem dourado.

Aguarde o bolo esfriar bem para desenformar. Uma dica de decoração é envolver um barbante ou uma fita de cetim branca em volta do bolo já desenformado. Fica lindo!

Espero que tenha gostado dessa receita de bolo de pamonha na palha. Faça aí na sua casa que tenho certeza que todos irão amar. Compartilhe as dicas!