Bolo artístico: Como é feito? Dicas para fazer

Fazer um bolo artístico requer além de dedicação e amor, muita habilidade e criatividade. Afinal, geralmente é recomendado para ser o centro das atenções em aniversários e outras comemorações importantes.

Bem diferente do tradicional bolo caseiro, os bolos artísticos não só dão água na boca, como também fazem as pessoas ficarem admirando. Aliás, dependendo da decoração, nem precisa de outros itens decorativos na mesa. O bolo sozinho já faz o trabalho.

As decorações vão desde formas geométricas, estampas, desenhos divertidos, dentre outros detalhes temáticos. Mas como fazer um bolo artístico? É exatamente o que você irá aprender hoje. Vamos conferir?

Como é feito um bolo artístico?

bolo artístico

Já se foi a época em que os bolos de aniversário eram simples. Hoje, com a tendência gourmet, os bolos são muito mais caprichados, com toques artísticos e pra lá de personalizados.

E quando falamos em bolos artísticos, muitas pessoas já imaginam ser um bicho de 7 cabeças, mas não é verdade. Existem alguns truques da confeitaria que são bem simples e que qualquer pessoa com paciência pode fazer em casa.

Além disso, existem muitos cursos de bolos decorados que são bem econômicos e tudo online, ou seja, você pode aprender quando e onde quiser. Mas de modo geral, os bolos artísticos são feitos a partir da pasta americana.

Sendo assim, são bolos que podem ficar expostos por mais tempo em uma mesa central de festa. O modo de preparo da decoração é bastante demorado. Por isso, é um tipo de bolo mais caro e mais valorizado.

Há ainda decorações que são feitas em cima de uma base de chantilly ou ganache. Então, vai mesmo da criatividade. No entanto, como a pasta americana é mais maleável na questão de criatividade, é a opção mais escolhida.

Se interessou? Então, veja a seguir 5 dicas certeiras para fazer um bolo artístico de arrancar suspiros dos convidados!

5 dicas para fazer um bolo perfeito!

1 – Cuidado com o tipo de massa e recheio

Por incrível que pareça essas são as primeiras coisas que você precisa se atentar. Isso porque se a massa não for bem estruturada pode não aguentar o peso da pasta americana, principalmente se o bolo for de andares.

Eu, particularmente, sempre prefiro fazer uma massa de bolo pão de ló, pois é bem mais firme e estruturada. Quanto ao recheio, mesma coisa. Se você escolher um recheio muito mole, pode prejudicar a estrutura da massa que por sua vez não vai aguentar a pasta americana.

Uma dica de recheio para bolos artísticos é o mousse de chocolate. Após um tempo de geladeira ele fica bem firme e consistente. 😉

2 – A prensagem é muito importante

Agora que você já tem uma massa e um recheio que juntos vão formar uma estrutura firme para o bolo, o truque é prensar tudo isso. A maneira mais fácil de fazer isso é forrar uma forma com um plástico grande que sobre nas laterais.

Em seguida, monte o bolo colocando o recheio e regando a massa com uma calda para bolo. Isso também ajudará muito na prensagem. Quando terminar de montar é só fechar o plástico e colocar algo pesado em cima. Leve o bolo para a geladeira por no mínimo 4 horas.

Eu costumo deixar de um dia para o outro. Assim, é garantia de um bolo lisinho para confeitar. 😉

3 – Faça uma blindagem perfeita para um acabamento perfeito!

Outro fator super importante para um bolo artístico profissional é o processo de blindagem de bolo. A blindagem, nada mais é do que o alisamento das superfícies. A pasta americana é muito sensível e evidencia qualquer tipo de imperfeição ou buracos no bolo.

Justamente por isso a importância da blindagem para preparar a superfície para receber a pasta americana. Eu gosto sempre de fazer a blindagem com ganache de chocolate. No entanto, uma forma mais econômica de fazer é com chantilly simples.

4 – A cobertura de pasta americana

Aqui vou falar mais da pasta americana, já que é a mais utilizada e a mais complicada para preparar. A receita precisa ser a melhor possível, já que há riscos de ruptura ou desestruturação com o tempo. Por isso, muitas pessoas preferem comprar a pasta americana pronta para não correr esses riscos.

Aqui no blog, eu tenho uma receita de pasta americana fácil que fica bem lisinha e consistente para decoração. Dê uma olhadinha depois, o passo a passo completo vai te ajudar muito. 😉

5 – Acabamentos

A finalização fica por conta dos acabamentos que podem ser decorações de flores de chantilly, pérolas comestíveis, flores decorativas, desenhos em pasta americana, rendas, arabescos, fitas e muito brilho.

As inspirações são muitas e como eu já mencionei, é preciso muita dedicação e paciência para um trabalho impecável.

Espero muito que você tenha gostado dessas dicas e não deixe de colocar tudo em prática, pois fará muita diferença. Compartilhe as dicas!