Qual a função do óleo no bolo? Pode substituir?

Conhecer em detalhes qual a função do óleo no bolo, pode facilitar na hora do preparo, além de permitir que você faça substituições necessárias desse ingrediente.

Por mais que as pessoas insistam em trocar por um ingrediente parecido, a verdade é que o óleo se torna indispensável para o sucesso de praticamente toda receita.

Por isso, é muito importante ter cuidado quando falamos em medidas e mistura de ingredientes. Reuni algumas dicas e sugestões que vão ajudar muito você a não errar na hora de fazer seu bolo. Vamos conferir?

Qual a função do óleo no bolo e como utilizá-lo corretamente?

qual a função do óleo no bolo

Por ser uma gordura vegetal, o óleo é um dos ingredientes mais importantes para que a receita dê certo. Isso porque ele é um dos responsáveis por dar a estrutura que o bolo precisa para se manter firme, porém macio e úmido.

É ele quem ajuda a dar “liga” na hora de incorporar os ingredientes que, aliado ao ovo, cria a mistura ideal para trazer total sustentação para a receita.

Aliás, o óleo também estimula a retenção de umidade, que é justamente o processo que ajuda a dar maciez por mais tempo para diferentes receitas de bolos.

Inclusive, ele entrega um resultado melhor do que as receitas preparadas com manteiga ou margarina, já que ao contrário dessas outras duas gorduras, ele não contribui para o ressecamento da massa.

Tem como substituir o óleo no bolo?

Sim, é possível substituir o óleo nas receitas de bolo. Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, seja pela intolerância ao ingrediente, pela procura por receitas mais saudáveis ou simplesmente pela possibilidade de variar na cozinha.

Entretanto, o que você precisa considerar aqui é que trocar o óleo de milho, por exemplo, pelo azeite, pode dar um sabor diferente ao bolo, bem como influenciar na textura, crescimento e refrigeração da massa.

Digo isso porque quando você utiliza um óleo que não é tão neutro como o de milho, girassol ou soja, há maiores chances de a massa endurecer na geladeira.

Então, é necessário seguir o padrão de medidas e considerar a combinação de sabores com os demais ingredientes.

A única ressalva quanto à substituição, é que se for por outro tipo de óleo, utilize a mesma medida. Por outro lado, se for colocar a manteiga, derreta ela primeiro para medir a quantia exata.

DICA EXTRA: o importante é que você substitua por algo que entregue uma boa fonte de gordura, pois como vimos, o óleo é indispensável para qualquer receita dar certo.

3 opções para substituir o óleo em sua receita de bolo

É muito difícil trocar o óleo na receita do bolo, mas há algumas opções que você pode usar. Abaixo vou deixar uma pequena lista com algumas dessas opções.

  1. Azeite de oliva extravirgem.
  2. Manteiga ou margarina derretida.
  3. 1 colher (sopa) de banha de porco para cada 1 xícara (chá) de farinha de trigo.

O azeite, mesmo sendo um óleo, é uma opção mais saudável e se você gosta de azeite, no bolo ele traz um resultado satisfatório. Já a manteiga ou margarina são velhas conhecidas de quem costuma fazer bolo, e são as sugestões mais adequadas para trocar pelo óleo.

Já vi também algumas receitas sem óleo, margarina ou manteiga, mas com adição de 1 xícara (chá) de leite. O resultado foi um bolo fofinho, simples e atrativo para o momento do café.

E uma dica, procure utilizar um leite que tenha uma densidade maior de gordura, pois fará toda a diferença na estrutura e maciez do bolo.

A banha de porco é ainda bem utilizada para a produção de bolos caseiros. É um ingrediente super saudável, mas há quem diga que deixa a massa um pouco mais pesada.

Qual o melhor óleo para fazer bolos?

Eu costumo dizer que o melhor óleo para bolo é aquele que ajuda você a ter a receita que procura. Talvez você procure uma opção mais saudável, como o óleo de coco, ou uma versão mais leve, como o óleo de girassol.

No entanto, um dos óleos mais recomendados e utilizados no preparo de bolos é o óleo de milho.

Isso porque ele é neutro, não interfere no sabor, não atrapalha a absorção e mistura do restante dos ingredientes e, quando você leva o bolo para o refrigerador, a massa não endurece. 😉

Além disso, o óleo de milho consegue ser mais saudável do que o tradicional de soja, e possui propriedades que ajudam a combater o colesterol sanguíneo.

Portanto, essa escolha é a garantia de um bolo super fofinho e bem estruturado.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar essas informações. Até a próxima!