Comemorações especiais pedem receitas especiais e, para surpreender seu pai, a melhor forma é fazer um bolo para o Dia dos Pais simplesmente inesquecível.
Essa é uma daquelas ocasiões que você pode aproveitar para pensar em vender também, pois a procura por receitas temáticas de última hora e encomendas aumenta muito.
Para ajudar você, eu separei uma receita especial completa + 10 opções para diferenciar na decoração e recheio. Confira porque o conteúdo está incrível!
Receita completa de bolo para o Dia dos Pais
Ingredientes da massa
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 1 xícara (chá) de óleo
- ½ colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de café sem açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de cacau em pó 50%
- 1 pitada de sal
- ½ colher (sopa) de fermento em pó
- ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Ingredientes do recheio
- 500g de chocolate meio amargo nobre
- 1 caixinha de creme de leite
- 50ml de café sem açúcar
Ingredientes da calda
- 1 xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de café sem açúcar
- 5 colheres (sopa) de açúcar
Passo a passo do preparo da massa e recheio
Escolhi essa receita de bolo de café e chocolate porque é improvável encontrar um pai por aí que não goste de café, não é mesmo? Então, pode apostar na combinação que não tem erro. Siga o passo a passo direitinho!
1. Misturando os ingredientes
Para essa receita eu sugiro bater os ingredientes todos na mão, pois traz mais maciez ao bolo. Então, em uma tigela grande coloque os ovos, o leite, o óleo, a essência de baunilha, o açúcar e o café de morno para frio, para não cozinhar os ovos.
Agora, com um fuê, espátula ou colher de pau, misture tudo muito bem até virar um creme consistente e homogêneo. Em seguida, peneire a farinha de trigo e o cacau em pó por cima da mistura, adicionando o sal na sequência.
Mão na massa novamente, mexendo bastante até se transformar em uma massa lisinha e cremosa. Você sabe que está no ponto quando não consegue mais ver a farinha. Por fim, salpique o fermento e o bicarbonato, dê uma leve misturada e pronto.
2. Atenção à temperatura do forno
Esse é o momento mais importante, então, atenção. Transfira a mistura para uma forma redonda alta, untada e polvilhada com chocolate em pó. Depois é só levar em forno preaquecido a 180° de 40 a 45 minutos.
3. Capriche no recheio cremoso e calda
O recheio é uma ganache, mas com um toque especial de café. Para isso derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas ou banho-Maria. Junte o creme de leite e o café, misturando até ficar cremosa e homogênea. Cubra com plástico-filme e deixe reservado por 2 horas para ganhar consistência.
Para a calda, coloque a água em um canecão, acrescente o café e o açúcar. Ligue em fogo médio e mexa até ferver, reservando em seguida até esfriar completamente.
4. Como rechear e montar corretamente
Primeiramente, desenforme a massa do bolo, corte a parte superior apenas para deixá-la bem retinha.
Depois disso, divida o bolo em três partes iguais. Volte a primeira fatia para a forma, molhe a superfície com a calda, espalhe cerca de 4 colheres cheias da ganache e cubra com a fatia do meio.
Repita o processo com a calda, recheio e fatia do bolo até o final. Cubra com um plástico-filme e leve o bolo para o congelador por 30 minutos. Em seguida, desenforme o bolo novamente e espalhe uma ganache mais cremosa por toda a superfície e laterais do seu bolo.
Por fim, polvilhe cacau em pó por toda a superfície, pois apesar de simples, dá um toque ainda mais bonito à receita. Inclusive, já que vai bastante café no bolo, finalize centralizando alguns grãos de café, fica lindo.
DICA EXTRA: para a ganache da finalização, utilize 200g de chocolate meio amargo e ½ caixinha de creme de leite.
10 ideias para fazer bolos incríveis para o Dia dos Pais
Bom, até aqui já mostrei uma receita completa, mas sempre tem espaço para diferenciar ainda mais, não é verdade?
Dessa forma, aqui quem manda é a sua imaginação, mas você pode optar por chantilly tingido com diferentes cores, utilizar bicos diversificados de confeiteiro ou partir para a pasta americana.
Eu já vi pessoas criarem receitas com temas de gravata, futebol, de terno, em formato de bigode, com lata de cerveja comestível e por aí vai, o importante é dar personalidade ao bolo feito especialmente para seu pai.
Portanto, montei uma pequena lista com algumas outras opções que podem surpreender até mesmo aqueles pais mais tradicionais, veja só!
- Decoração xadrez de baunilha com chocolate.
- Bolo de leite ninho com chocolate.
- Sabor limão cremoso com tema de Golf.
- Bolo de floresta negra de camisa social feito com pasta americana.
- Bolo de chocolate com um toque de Whiskey.
- Saborizado com cerveja preta.
- Bolo bem casadinho em formato de bigode.
- Bolo de maracujá cremoso com tema de boteco.
- Sabor temático do Super-Homem (Super Pai)
- Bolo de brownie temático do Star Wars.
O importante nesse momento é não deixar de arriscar nas receitas, pois a gratidão certamente vale muito mais do que todo o trabalho, não é verdade? E se tiver pensando em vender, uma alternativa é seguir as principais tendências.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para que o Dia dos Pais de outras pessoas também possa ser muito especial. Até a próxima!