Recheio de bolo não enjoativo: 4 Receitas simples para fazer!

Acertar na massa e recheio do bolo é a melhor sensação, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar, e a alternativa é preparar um recheio de bolo não enjoativo.

Por mais que a pessoa goste muito de um determinado sabor, é fato que quando o doce passa do ponto, acaba se tornando um sacrifício aproveitar a receita ao máximo, não é verdade?

Então, trago para você ótimas dicas para acertar em cheio no recheio, tudo com dicas simples e práticas. Vamos conferir?

4 receitas simples de recheio de bolo não enjoativo

recheio de bolo não enjoativo

1. Recheio de abacaxi para bolo

Embora seja uma receita mais doce, quando bem-feita é improvável de dar errado. O segredo mesmo está em equilibrar a quantidade de fruta para o restante dos ingredientes doces, como leite condensado ou leite ninho. Anote aí os ingredientes:

  • 2 abacaxis médios picados
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • Um pacotinho de gelatina em pó sabor abacaxi
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 pacotinho de coco ralado pequeno

A ideia aqui é criar um recheio cremoso e bastante cítrico, pois essa é a principal característica do abacaxi. Sendo assim, você pode picar ou até mesmo ralar a fruta, mas deve ser um recheio para consumir fresco, já que o abacaxi acaba juntando água.

2. Já pensou em um delicioso recheio de laranja

Sempre que pensar em fazer um recheio que não fique enjoativo, procure sempre optar por usar fruta, como é o caso da laranja. Esse recheio fica super equilibrado, traz frescor e um toque cítrico ideal para quebrar o doce.

Para isso você precisará de:

  • 500ml de suco de laranja
  • 12g de gelatina em pó sem sabor
  • 5 ovos passados na peneira
  • 20g de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 80ml de água

Dissolva a gelatina na água. Em uma panela, coloque o suco de laranja, os ovos peneirados, o amido e o açúcar. Em fogo baixo, vá mexendo para homogeneizar, depois junte a gelatina e misture até derreter. Por último, tire do fogo, incorpore o creme de leite, misture e reserve na geladeira para ganhar consistência.

3. Opção de recheio fácil de maracujá

Se você já experimentou um recheio bem-feito de maracujá no bolo, sabe do que estou prestes a sugerir. E o melhor de tudo é que você só precisará comprar a fruta, pois certamente tem todo o restante em casa, anote aí:

  • 1 xícara (chá) de suco de maracujá
  • 6 gemas peneiradas
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho

Faça uma calda básica de água com açúcar levando ao fogo. Agora, dissolva o amido no suco de maracujá, junte as gemas e misture. Por fim, leve essa mistura à calda de água com açúcar, levando em fogo baixo até engrossar.

Você vai notar que parece muito um recheio de mousse para bolo, de tão gostoso que fica.

DICA EXTRA: para um toque mais forte da fruta, prefira trocar ¼ de açúcar por mais suco de maracujá, assim você reduz o doce e eleva o gostinho da fruta!

4. Recheio curinga de creme

Sempre é bom ter um clássico na manga, e seguir essa receita garante um recheio muito equilibrado no doce, que fica mais puxado para um creme sem igual.

De forma bem fácil, você vai misturar 1 caixinha de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, 1 vidrinho de leite de coco e 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal. Leve tudo na panela em fogo baixo e misture até formar um creme espesso.

Qual a quantidade de recheio para um bolo?

A verdade é que é muito fácil errar a mão e acabar adicionando um ingrediente a mais ou combinar outros que tornam o bolo doce e enjoativo.

Com isso em mente, podemos dizer sem sombra de dúvidas que muitas vezes não é o recheio em si que deixa o bolo doce, mas sim a quantidade em excesso do recheio.

Esse é um erro muito cometido, pois sempre há aquela intenção de deixar tudo mais gostoso e acabar “arruinando” a receita. Dessa forma, qual será a quantidade certa de recheio para um bolo?

Em geral, o recheio deve ter no máximo 40% do peso do bolo. Se pegarmos uma receita de 2kg de bolo, o recheio precisaria ocupar aproximadamente 800g desse total.

Claro, ainda é fundamental dosar os ingredientes para que essa quantidade, mesmo que segura, não exceda o necessário.

Experimente estes 7 passos fáceis para não errar!

Sabemos bem como é complicado corrigir um recheio doce demais, mas alguns passos antes de finalizar o preparo podem ajudar, tais como:

  1. O leite condensado é sempre o “vilão” da história.
  2. Utilize sempre o dobro de creme de leite para o total de leite condensado.
  3. Não gosta tanto de creme de leite? Experimente o leite de coco, dá certo.
  4. Evite usar achocolatados, prefira cacau em pó e chocolate meio amargo.
  5. Frutas sempre trazem um elemento importante, que é o cítrico, ideal para quebrar.
  6. Aposte em geleias ou caldas reduzidas para disfarçar o doce do recheio.
  7. Sempre que for necessário, não abra mão da ganache de chocolate meio amargo, pois ajuda muito a diminuir o doce.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe para ajudar outras pessoas e até a próxima!