Por que o bolo não assa no meio? 4 razões para evitar!

Depois do bolo solado, a grande reclamação de quem faz bolos regularmente é: por que o bolo não assa no meio, mesmo quando está quase queimando na lateral?

Não há uma única causa para isso e, muitas vezes, a combinação de múltiplos fatores atrapalham até mesmo os mais experientes dos profissionais. Então, montei um pequeno guia com dicas incríveis para ajudar você a vencer esse desafio culinário!

Por que o bolo não assa no meio: 4 razões prováveis

por que o bolo não assa no meio

Já aconteceu de você esquecer de preaquecer o forno? Ou basicamente utilizar uma forma bem maior do que a receita sugere? Ou quem sabe o contrário, ou seja, utilizar uma forma pequena demais para a enorme quantidade de massa?

Pois saiba que tudo isso são potenciais causas para você acabar com um bolo cru no meio, mesmo que as laterais estejam na textura de “carvão”. Porém, conhecer as causas é uma ótima solução para saber como evitar ou mesmo corrigir tudo isso.

1. Um dos maiores vilões é a temperatura do forno

Apesar de muita gente achar que o preaquecimento do forno seja algo dispensável e sem importância, esse é um dos principais aspectos para assar o bolo perfeito.

Acontece que cada receita tem um tempo assertivo e necessário para assar, onde os ingredientes passam pelo processo químico e reagem para consolidar a receita. Nesse meio de campo, podemos citar:

  • O amido acaba gelatinizado na ausência na temperatura certa, ocasionando um bolo ressecado.
  • Formam-se bolhas de ar, pois o fermento não age corretamente.
  • Falta temperatura para o bolo assar uniformemente.

Portanto, o simples fato de colocar o bolo em forno morno ou quase frio já é suficiente para ficar com o meio cru.

Como resolver de forma fácil?

Basta seguir o tempo de preaquecimento, garantir que o gás não esteja acabando de forma a cortar o suprimento de gás e respeitar o tempo exato no forno!

2. O posicionamento da forma influencia na absorção de calor

Não é todo forno que trabalha da mesma forma, ou seja, em alguns casos há a opção de gratinar, onde a emissão de calor atua de cima para baixo. Querendo ou não, isso ajuda a agilizar ou a “enrolar” o cozimento da massa. E muito se deve ao posicionamento da sua forma.

Como resolver de forma fácil?

Procure avaliar como seu forno trabalha e posicione a forma em uma disposição que receba calor de ambos os lados, não necessariamente de cima, mas que seja uniforme.

Isso garante que toda a lateral será impactada pela temperatura certa e, sobretudo, o bolo assa corretamente. Já imaginou se o seu forno está desregulado e na parte de trás da forma, a emissão de calor é menor? Obviamente o bolo fica cru.

3. Forma inapropriada para o tipo de bolo

Agora sim chegamos em um elemento com capacidade para arruinar o bolo. Diga-se de passagem, a escolha da forma certa está em primeiro lugar entre as receitas de bolo que simplesmente não “vingam”.

Por exemplo, quando você escolhe uma forma pequena em relação à quantidade de massa. A desproporção favorece que o meio – que é onde está se concentra a maior parte da mistura – precisará de mais tempo de cozimento.

Já as bordas acabarão assadas com mais rapidez, dando a impressão de que está queimando, quando na verdade o centro do bolo está bastante cru.

Como resolver de forma fácil?

  1. Selecione a forma coerente ao tamanho da receita.
  2. Certifique-se de que o líquido esteja na altura adequada e não acima do limite máximo.
  3. Nem sempre a forma mais alta é a mais indicada, saiba compensar as diferenças de tamanho e capacidade.
  4. Formas finas devem ser evitadas, pois o calor é absorvido de maneira rápida, queimando a borda e deixando o meio cru.
  5. Respeite a sugestão da forma indicada na receita, faz toda a diferença.

4. Receitas desproporcionais à potência do forno

Já ouviu falar que errar é humano, mas insistir no erro não é nada legal? Então, se você já viu que determinada forma ou a quantidade da receita estão acima da capacidade do forno, talvez seja o momento de trocar as estratégias, não concorda?

Por exemplo, vamos supor que mesmo seguindo as dicas e sugestões acima, alguma coisa ainda está dando errado, procure dividir a receita em mais formas. Assim, você não sobrecarrega o forno e assegura que tudo ficará bem assado e macio.

5 dicas rápidas para evitar que isso aconteça com você

Muitas falhas na hora de fazer bolo estão associadas às rotinas, manias e costumes da gente, percebe para você ver. O mais importante mesmo é saber driblar os problemas. E por falar nisso, se o bolo ficou cru no meio, nunca o jogue fora, tem solução!

  1. Deu o tempo e está mole no meio? Cubra com papel-alumínio, diminua a temperatura e deixe de 10 a 15 minutos, testando sempre.
  2. Está sem papel-alumínio? Use uma outra forma de alumínio reta e cubra o bolo dentro do forno, isso centraliza o calor do forno.
  3. Pré-aqueça o forno sempre.
  4. Queimou mesmo as laterais? Sem problemas, raspe a parte queimada e aproveite o restante.
  5. Respeite cada orientação da receita, o segredo está aí!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!