Qual recheio combina com bolo de laranja?

Faz tempo que você procura qual recheio combina com bolo de laranja, mas está difícil encontrar a harmonia perfeita?

Preparar recheio é uma coisa bastante pessoal e gera muita discussão. Há quem afirme que o recheio tem que seguir o padrão da massa. Por exemplo, bolo de chocolate tem que ter recheio de chocolate, e de laranja deve ser de laranja.

Mas eu, particularmente, não concordo muito com isso. Sendo assim, escolhi algumas combinações e sugestões bacanas para comprovar a você que essa ideia é ultrapassada. Então, acompanhe para não perder nada!

Qual recheio combina com bolo de laranja: 4 ideias que são pura tentação

qual recheio combina com bolo de laranja

A opção que pode soar mais razoável são os sabores cítricos, como o recheio de limão para bolo cremoso. De fato, os sabores conversam muito bem entre si, mas o recheio que mais combina mesmo é o chocolate.

Se você procura uma receita que não tem como dar errado, aposte nas variações desse recheio. Não à toa, grandes empresas, como a Cacau Show, têm em seu repertório o famoso sabor de laranja e chocolate.

1. Recheio cremoso de chocolate super fácil de fazer

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 caixinha de creme de leite
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó peneirado 50%
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de leite

Apesar de pedir alguns ingredientes a mais, provavelmente você vai concordar comigo que vale a pena. Esse recheio é um dos mais cremosos que eu já vi nessa vida, de verdade.

Modo de preparo

  1. Na panela, coloque leite condensado, chocolate meio amargo, manteiga e creme de leite.
  2. Agora, dê uma boa misturada para agregar tudo.
  3. Em seguida, acrescente o chocolate em pó peneirado, o amido de milho e o leite.
  4. Ainda com o fogo desligado, mexa estes ingredientes e ligue em fogo médio logo depois.
  5. O mais importante aqui é misturar sem parar entre 10 e 15 minutos.
  6. E o ponto ideal é você quem escolhe, ou seja, quanto mais tempo no fogo mais grosso fica.
  7. Além disso, quando o recheio esfria, naturalmente ganha cremosidade, então vai da sua receita de bolo.

DICA EXTRA: pode ser interessante adicionar o recheio no saco de confeitar com bico largo para facilitar. Além disso, é um excelente aliado na hora de decorar o bolo. Mesmo sendo um preparo direto e prático, que tal acompanhar o vídeo da receita?

2. Harmonize com recheio de brigadeiro de laranja

“Ah, mas eu não queria fugir tanto do sabor natural e agradável da laranja, tem algum recheio assim?”. Opa se tem, aqui a gente pensa em tudo. Prova disso é o brigadeiro de laranja que padroniza o bolo.

Você vai precisar apenas de 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga, ¼ xícara (chá) de suco de laranja natural, 1 pitada de sal e 4 colheres (sopa) de creme de leite.

E o passo a passo não poderia ser mais fácil. Sendo assim, coloque leite condensado, manteiga, suco de laranja e sal em uma panela. Antes de ligar o fogo, misture para agregar os ingredientes, e ligue em fogo baixo depois.

O pulo do gato é misturar sem parar até que levante fervura. Nesse momento, o recheio provavelmente estará desgrudando do fundo. Com isso, mexa por mais 5 minutos.

Por último, retire do fogo, acrescente o creme de leite, incorpore-o ao recheio e aguarde esfriar. Se você tem o costume de fazer cobertura de brigadeiro para bolo, saiba que a consistência do brigadeiro de laranja é a mesma.

Ah, o rendimento dessa receita é suficiente para formar uma camada generosa do recheio de um bolo simples.

DICA EXTRA: se tem uma coisa que eu não dispenso na cozinha é textura. E para esse recheio ficar ainda gostoso, adicione 2 laranjas pequenas picadas. Claro, sem casca, caroço e semente. Lembre-se de colocar ao final do processo!

3. Recheio diferenciado de mousse de chocolate branco

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 200g de chocolate branco derretido
  • 1 caixinha de creme de leite sem soro
  • 15ml de água
  • 6g de gelatina incolor dissolvida
  • 200 gramas de chantilly batido

Sempre que faço esse recheio, costumo dividi-lo em quatro etapas. Assim fica mais simples compreender onde entra cada ingrediente e seu papel no preparo.

Crie a base que é o creme

Na batedeira você colocará apenas o leite condensado e a manteiga. Na sequência, bata em velocidade média até que forme um creme bem opaco e suave.

Incorporando o chocolate

Com o chocolate branco derretido, junte à mistura inicial e mexa. O creme de leite vem logo atrás e você precisa bater por mais 5 minutos. Esse cuidado vai dar mais delicadeza ao recheio.

A gelatina precisa estar no ponto

A gelatina precisa estar devidamente derretida e dissolvida em água. Seu papel principal é fortalecer a estrutura do recheio.

Como resultado, você pode usar o recheio em diferentes receitas. Até mesmo o pão de ló simples pode ser complementado com esse recheio maravilhoso.

O chantilly tem que ser incorporado perfeitamente

Nessa etapa, o recheio tem que estar encaminhado, ou seja, precisa estar denso e cremoso ao mesmo tempo. Afinal, entraremos com o chantilly batido para trazer a sensação de “nuvem” ao recheio.

Sendo assim, incorpore o chantilly e está pronto. No entanto, muita calma nessa hora, pois o ideal é levar a mousse para gelar por 4 horas.

4. Descubra o recheio de creme belga

Ingredientes

  • 2 caixas de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 60g amido de milho
  • 200g de chocolate branco puro
  • 350ml de leite

O primeiro passo é dissolver o amido de milho no leite condensado já na panela. Essa ação evita o amido de empelotar o recheio, feito isso, acrescente os demais ingredientes. E aí, o próximo ingrediente é paciência.

Isso porque você deve fazer em fogo baixo e, depois que levantar fervura, conte 15 minutos até chegar na cremosidade perfeita. Vou deixar o vídeo da receita logo abaixo para você acompanhar:

DICA EXTRA: anote essa dica para congelar corretamente o recheio

Muita gente me pergunta se pode congelar esse tipo de recheio ou como congelar bolo. Quanto ao congelamento de bolos, existem muitos fatores que deve considerar, a começar pelo tipo de receita.

Porém, falando do recheio, você pode sim congelar para utilizar em outras oportunidades. Contudo, a única alteração é substituir o amido de milho por farinha de trigo.

A proporção da alteração é de 1 para 1, ou seja, se você colocar 60g de amido, troque por 60g de farinha de trigo, simples assim!

Bolo de laranja combina com todo tipo de recheio

Portanto, como você pode notar, há uma infinidade de recheios que combinam com bolo de laranja. Logo, o ponto de partida deve sempre ser o objetivo do bolo, se é para um café da manhã, café da tarde ou mesmo vender.

A partir daí fica mais fácil saber o que fazer, mas tem uma coisa que não pode faltar, que é fazer uma calda de laranja para molhar bolo. Aí sim a experiência fica completa!

Na sua opinião e considerando a lista acima, já se decidiu qual recheio combina com bolo de laranja? Se eu fosse você experimentava cada um até achar o que mais gosta.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam ser úteis para trazer mais sabor ao seu dia a dia. Até a próxima!