Calda de café para bolo: veja como fazer + 3 sugestões extras

Entra tendência e sai tendência, mas alguns sabores no mundo dos bolos caseiros nunca perdem espaço e a calda de café para bolo é um dos melhores exemplos.

Com um sabor marcante e consistência de encher a boca d’água, essa calda conquista novos paladares todos os dias. Só que você deve saber fazer certinho, do contrário pode acabar com uma calda aguada ou forte demais.

Dessa forma, para que você não tenha que degustar uma calda que mais parece café frio, separei ótimas dicas para você colocar logo em prática. Confira!

Conheça a calda de café para bolo perfeita e fácil de fazer

calda de café para bolo

Todos têm uma calda do coração, provavelmente você também, correto? Sabe aquela calda que acaba roubando até mesmo os holofotes do próprio bolo? Então, é disso que estou falando, e pessoalmente a calda de café é meu ponto fraco.

Não à toa, a receita que separei traz todas as dicas e informações para encontrar o equilíbrio perfeito nas receitas. Portanto, seja para complementar a receita de bolo de café com cobertura, ou finalizar um bolinho simples, surpreenda-se a seguir!

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50%
  • 100ml de café fresco passado (em pó, torrado e moído)

Modo de preparo rápido e simples

  1. O melhor dessa receita é que você pode fazer numa panela ou diretamente num canecão grande.
  2. Sendo assim, adicione todos os ingredientes no recipiente escolhido.
  3. Em seguida, ligue em fogo médio para alto.
  4. Comece a mexer e não pare mais, do contrário gruda e queima.
  5. Eu recomendo utilizar uma panelinha e um fuê para misturar.
  6. Quando levantar fervura, abaixe um pouco o fogo e vá mexendo.
  7. Você sabe que está no ponto quando a mistura fica homogênea e lisa.
  8. Inclusive, conforme a calda perde calor ela ganha mais cremosidade.
  9. Logo, retire do fogo, transfira para outro recipiente e aguarde alguns minutos antes de espalhar no bolo.

“Ah, mas estou sem manteiga, posso usar margarina?”. Sim, é possível substituir, embora o resultado não fique tão cremoso. “Outra coisa, acabou meu chocolate em pó também, tem como fazer assim mesmo?”.

Sim, você pode usar achocolatado, mas daí seria interessante reduzir a quantidade de açúcar para não ficar doce demais. O único cenário que não testei com essa receita foi utilizar café solúvel.

Mas analisando as proporções, experimente trocar o café da receita por ½ colher (sopa) de café solúvel. Veja a receita completinha:

Sugestão de combinação de calda e bolo

Aprender a fazer a calda para molhar bolo ou como cobertura é uma coisa. Outra coisa inteiramente diferente é saber harmonizar com o bolo certo. Obviamente, o primeiro bolo que vem à cabeça é de chocolate ou mesmo café.

Porém, por que se manter no óbvio, quando você tem uma infinidade de possibilidades e combinações únicas apenas no aguardo? Pois bem, eu sou dessas pessoas que combinam sabores não tão óbvios.

Por exemplo, nada me impede de fazer essa calda com mais café, para jogar sobre um belo bolo de fubá.

Nesse sentido, minha sugestão de combinação para a receita de calda de café acima, é bolo caseiro de mandioca. Com coco ralado fresco então, fica divino.

Contudo, uma coisa que você tem que ter atenção é não confundir bolo de mandioca com o famoso bolo de inhame hein?

Não que a combinação fique ruim, mas o bolo de cará tem um sabor distinto e o café pode não ficar tão bacana.

3 maneiras de diferenciar a calda de café em bolos

Você adora ter mais de uma “carta na manga”? Então, terá uma grande surpresa ao saber que separei outras 3 maneiras de diferenciar a calda de café. Para mim a coisa mais importante na confeitaria é a improvisação.

Essa qualidade nos ajuda a driblar quaisquer obstáculos que possam surgir. Por exemplo, vai que você fica sem chocolate em pó e achocolatado, mas tenha gotas de chocolate na despensa. Ou tenha acabado o café em pó e o solúvel seja a salvação.

Portanto, é essa versatilidade que favorece bons preparos e receitas adequadas que dão certo. Veja agora 3 “técnicas” para aprimorar e transformar calda de café.

1. Calda de café com creme de leite

  • ½ caixinha de creme de leite
  • 1 + ½ colher (sopa) de café solúvel
  • 40g de gotas de chocolate com açúcar reduzido

Coloque o creme de leite na panela e ligue em fogo médio. Em seguida, quando aquecer o creme de leite você vai adicionar o café solúvel. O truque de mestre aqui é mexer constantemente até incorporar bem o café, mudando a cor do creme.

Por último, incorpore o chocolate e mexa até dissolver por completo. Você vai notar que fica uma calda densa, cremosa e perfeita para acompanhar bolos. Dá uma olhada no vídeo:

2. Diferencie com essa calda de cappuccino

  • 1 caixinha de leite condensado
  • Uma colher (sopa) de café solúvel peneirado
  • 1 colher (sopa) de creme de leite (colher bem cheia)

Antes de mais nada, leve os ingredientes ao fogo e mexa por 5 minutos até engrossar na consistência que prefere. A cor dessa calda que parece um creme maravilhoso é mais clara e lembra perfeitamente o cappuccino.

3. Creme de café também pode funcionar perfeitamente

  • 200ml de água quente
  • 50g de café solúvel
  • 300g de açúcar

O primeiro passo é misturar o café na água quente, mas não fervente, até dissolver por completo. Na sequência, leve tudo à batedeira, adicione o açúcar e bata até formar um creme aveludado.

Existe bolo ideal para servir com calda de café saborosa?

Se você estiver pensando em vender bolo caseiro, certamente é interessante manter uma linha lógica de sabores. Nesse contexto, combine café com sabor de café, café com chocolate e outras receitas mais simples e tradicionais.

No entanto, se vai combinar a calda com bolo para tomar café da tarde, faça como bem entender. Afinal, se atende o nosso paladar é suficiente como boa opção.

Enfim, agora você tem muitas ideias de calda de café para bolo. Coloque tudo à prova, experimente, invente e inove, pois é daí que surge a receita que acompanha a história em sua cozinha.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com aquele conhecido, amigo ou familiar que tem paixão por café e até a próxima!