Calda de caramelo para bolo: receita prática + 8 ideias de combinação!

Se você quer uma calda para combinar com aquele bolo tradicional de família, a calda de caramelo para bolo é fácil de fazer e traz muito mais sabor a qualquer massa.

Apesar de fácil, existem alguns truques para não deixar a calda empelotar e cristalizar, bem como acertar no equilíbrio do doce. Então, confira as ótimas dicas que separei para auxiliar você na criação das melhores caldas para bolos!

Receita fácil de calda de caramelo para bolo

calda de caramelo para bolo

Ingrediente

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) rasas de margarina
  • 60ml de água morna
  • 1 caixinha de creme de leite morno

Modo de preparo

  1. Em uma panela em fogo médio você vai colocar o açúcar.
  2. Quando começar a derreter, diminua para fogo baixo.
  3. Mexa o açúcar até ficar lisinho, ou seja, derreteu, tire do fogo.
  4. Em seguida, adicione a margarina e a água morna.
  5. Dê uma leve misturada para homogeneizar.
  6. Depois disso, junte o creme de leite também morno.
  7. Agora, misture sem parar até tudo derreter bem e incorporar.
  8. O ponto ideal é quando está com a cor clara de caramelo e homogêneo.
  9. É importante não deixar cozinhar por muito tempo para não queimar.
  10. Assim que notar a consistência, cor e textura, pode desligar.
  11. Mesmo que haja grumos, derretem fora do fogo.
  12. Deixe esfriar por completo para utilizar no bolo.

Caso tenha ficado alguma dúvida, especialmente no ponto da calda, você pode conferir através do vídeo abaixo!

DICA EXTRA: caso você queira um sabor extra, pode adicionar algumas paçoquinhas na hora do preparo, pois a paçoquinha traz mais textura e um leve toque salgado, inclusive, combina muito bem com bolo de churros!

Quer diversificar de verdade? Veja a receita de caramelo salgado para bolo!

Agora que você já tem a calda base para qualquer bolo, que tal aprender a variar com uma sugestão de caramelo salgado? Somente quem já provou essa iguaria sabe como “casa” perfeitamente com bolos equilibrados.

E por falar nisso, você sabia que as pessoas costumam utilizar até mesmo a flor de sal para finalizar o caramelo salgado? Aliás, existem até mesmo receitas inteiras de bolo com caramelo salgado. Afinal, essa é uma grande tendência na confeitaria.

Pois bem, você vai precisar de 300g de açúcar, 250g de nata fresca, 20g de manteiga, sal a gosto e creme de leite suficiente para acertar o ponto.

O primeiro passo é derreter o açúcar ao ponto de caramelo, bem lisinho e cremoso, retirando do fogo em seguida. Em separado, derreta a nata com a manteiga.

Volte a panela do caramelo ao fogo baixo, adicionando a mistura de nata e manteiga aos poucos e mexendo sempre. Você vai notar que a calda fica uniforme, nesse momento, adicione sal a gosto, uma boa pitada é suficiente.

Misture para juntar o sal, desligue e reserve. Enquanto esfria, a calda de caramelo ganha ainda mais consistência. O único cuidado nessa receita é não exagerar no sal, de modo a balancear os sabores!

4 dicas para evitar que o caramelo cristalize?

Muitas pessoas acabam desistindo de preparar a calda de caramelo, justamente porque é algo tão fácil de fazer, mas que o menor descuido pode arruinar a receita em poucos segundos.

Basta esquecer de mexer por um momento para queimar ou pior, acabar com o caramelo completamente cristalizado, o famoso açucarar do ditado popular. Pensando nisso, o ideal é se precaver de forma simples e ter bastante atenção ao preparo.

Entre algumas coisas que você pode fazer, separei 4 dicas rápidas que garantem um caramelo profissional, delicioso e cremoso no ponto!

  1. Atenção redobrada nas bordas: garanta que nada caia nas bordas da panela, como açúcar ou creme de leite, pois em temperatura alta, acaba queimando e amargando sua calda.
  2. Pincel e água limpa resolvem: mantenha estes dois componentes próximos da panela no preparo, assim, você pode limpar qualquer resíduo que possa queimar.
  3. A cristalização é a evaporação: a calda cristaliza quando a água evapora rapidamente e excessivamente, por isso, nunca cozinhe em fogo alto demais, evitando que a água se perca no processo.
  4. Opte pela glucose: você também pode usar xarope de milho na receita, isso ajuda a diminuir a cristalização, bem como a redução do sabor adocicado que muitas vezes obtemos.

8 ideias de receitas para combinar sua calda de caramelo

Minha última sugestão é para quem pensa que calda de caramelo só combina com bolo simples de banana ou mesmo de baunilha, pois há o receio de que não combina com bolo de chocolate, por exemplo.

Na realidade, a calda de caramelo bem-feita combina com basicamente todo bolo, prova disso é a lista que montei especialmente para ampliar seus horizontes:

  1. Bolo de chocolate com caramelo cremoso.
  2. Caramelo salgado no bolo de chocolate.
  3. Receita de bolo de chocolate meio amargo com calda de caramelo.
  4. Massa de chocolate com chantilly e caramelo.
  5. Bolo de banana com caramelo.
  6. Receita de bolo de maçã com casquinha de caramelo.
  7. Cobertura de caramelo para bolo de nozes.
  8. Bolo simples de baunilha com caramelo cremoso.

Se você achou que alguma combinação da lista não agradaria seu paladar, experimente antes de mais nada. Digo isso porque essa é a maravilha do caramelo, você acha que não harmoniza, mas quando vê o bolo até já acabou, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas aprendam os segredos da calda de caramelo. Até a próxima!