Calda de chocolate fit: Receitas fáceis para fazer

A gente só percebe a evolução das receitas mais saudáveis quando olhamos para preparos como a calda de chocolate fit, aí entendemos que há opções para todos.

Não adianta, por mais que alguém siga uma dieta mais saudável e balanceada, um bolinho aqui e ali é obrigatório. E nesses momentos o ideal é optar por algo que cause menos impactos possíveis e, de quebra, possa trazer certos benefícios.

Então, a partir desse momento você vai conferir o manual da calda fit de chocolate. Afinal, reuni informações para todos os públicos e dietas. Está imperdível!

Receita fácil de calda de chocolate fit com 3 ingredientes

O ponto positivo dessas receitas mais “enxutas”, como bolo de cenoura com farinha de arroz, é que agrada a todos. Por conta disso, até mesmo quem não liga tanto para as coisas que consome, acaba se interessando pelo assunto.

Não à toa, algumas caldas, bolos, recheios e coberturas, ficam divinas mesmo sem açúcar, isso é pura arte da confeitaria. Em outras palavras, é a capacidade de transformar algo menos saudável em preparos deliciosos que servem a muitos públicos.

Sem mais delongas, já vai anotando essa receitinha que é algo especial, você vai usá-la demais, pode apostar.

Ingredientes

  • 500ml de leite de coco (leite desnatado também serve)
  • 3 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
  • 2 colheres (sopa) de adoçante culinário

Modo de preparo

  1. Em uma panela, adicione o leite e o cacau em pó.
  2. O leite precisa estar em temperatura ambiente e o fogo desligado.
  3. Em seguida, misture estes dois ingredientes para iniciar o processo de homogeneização.
  4. Ainda com o fogo desligado, junte o açúcar culinário e incorpore-o à mistura.
  5. Misturar tudo sem a presença da temperatura ajuda a evitar os temidos grumos na calda.
  6. Ligue em fogo médio para baixo, deixe cozinhar e continue mexendo.
  7. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e misture até chegar na consistência desejada.
  8. Você sabe que está no ponto ideal quando levanta com a colher e a calda cai, mas levemente.

Outra coisa, você pode usar a calda tanto quente quanto fria. Porém, ao esfriar ela vai ganhar mais consistência, então, tudo vai da sua finalidade. Por exemplo, é uma excelente opção como calda de chocolate para bolo de cenoura vegano.

Não deixe de conferir o vídeo da receita, assim você pode fazer e acompanhar ao mesmo tempo:

DICA EXTRA: tem como incrementar ou alterar essa receita?

Sim, se tem uma coisa que a confeitaria nos ensina diariamente, é que você pode alterar cada ingrediente de cada receita. Claro, salvaguarde as proporções e equilíbrio dos ingredientes.

Então, se você já estava pensando o que pode substituir a farinha de trigo no bolo, o substituto deve cumprir o papel da farinha à risca. Assegurando essa questão, tenha a liberdade que precisa. No caso da calda fit, você pode:

  • Trocar o cacau em pó por chocolate em pó, de preferência, com uma porcentagem maior de cacau.
  • O adoçante culinário pode ser trocado por medidas pontuais de açúcar de coco, açúcar mascavo e um pouco de mel.
  • O cacau em pó pode ser 100%, que é para deixar o bolo realmente escuro e com aspecto atrativo.

Além disso, experimente uma outra receitinha: 2 colheres (sopa) de manteiga de coco, 3 colheres (sobremesa) de água, 3 colheres (sobremesa) de açúcar de coco e 3 colheres (sopa) de cacau em pó 100%.

O processo é o mesmo, ou seja, coloque tudo na panela, misture e deixe levantar fervura!

3 opções de calda fit de chocolate para todos os tipos de dieta

calda de chocolate fit

Você sabia que não existe apenas um tipo único de alimento fit, não é mesmo? Isso porque há receitas recomendadas para quem pratica atividades físicas. Em outros casos, pessoas que fazem musculação podem seguir outra dieta.

Pensando nesse leque considerável de públicos distintos, separei ao menos uma sugestão de calda para cada situação. Assim, talvez você encontre exatamente aquilo que buscava, não deixe de conferir!

1. Calda de chocolate low carb

Ingredientes

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 60g de eritritol
  • 15g de chocolate amargo
  • 1 sachê de stevia

Adicione o creme de leite, o eritritol e o sachê de stevia numa panela. Agora, dissolva tudo até ficar homogêneo. Em seguida, leve ao fogo médio baixo e junte o chocolate.

Por fim, mexa até levantar fervura e retire do fogo quando chegar na consistência cremosa, mas não tão espessa.

2. Calda de chocolate fit com whey

Ingredientes

  • 60g de whey sabor chocolate (em torno de 1 scoop de whey)
  • 2 colheres (sopa) de leite desnatado em pó
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó 70%
  • ½ copo de água morna

Essa calda é considerada bastante proteica e pode ser combinada com receita de bolo de batata-doce, por exemplo. Vou deixar o vídeo do preparo abaixo, dá uma olhada caso tenha dúvidas:

3. Calda de chocolate fit com dois ingredientes

Para “fechar e passar a régua” nesta nossa edição de caldas saudáveis, temos essa delícia feita com dois ingredientes. Isso mesmo, você precisará de 1 barra de chocolate cacau 80% e 60ml de leite de amêndoas.

Sendo assim, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas de 30 em 30 segundos. Em seguida, acrescente o leite de amêndoas e misture muito bem até ficar homogêneo e liso. Prontinho, cremosidade na medida e sabor de encher a boca d’água.

Se você vai gostar de todas as opções de calda de chocolate fit que trouxe hoje, eu realmente não sei. Mas que alguma delas vai surpreender seu paladar e transformar suas receitas daqui para frente, não tenho dúvidas.

O que achou das sugestões, tem alguma que você se identifique mais? Ou já anotou aquela que fará quando surgir a oportunidade? Enfim, não deixe de aproveitar e encontre sua nova combinação de bolo com calda divina.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com aquela pessoa que começou a fazer academia ou com o familiar que morre de amores por uma calda mais saudável. Até a próxima!