Como derreter goiabada para bolo?

Aprender como derreter goiabada para bolo possibilita a criação de diferentes receitas maravilhosas. Principalmente se você pretende trabalhar ou se já trabalha com a venda de bolos, criar coberturas e recheios diferenciados pode ser o fator que aumentará as suas vendas e que diferenciará o seu negócio.

Por isso, resolvi deixar aqui um passo a passo completo de como preparar a goiabada para diferentes tipos de receitas de bolo. Vamos conferir?

Como derreter goiabada para bolo – passo a passo

como derreter goiabada para bolo

1. Escolha goiabada cascão

O melhor tipo de goiabada para derreter é o cascão porque além de deixar pedacinhos naturais da fruta, proporciona uma calda mais cremosa. Caso escolha aquela goiabada mais lisinha, sua calda poderá ficar um pouco rala e não servirá como cobertura, por exemplo.

2. Acerte na proporção de água!

A proporção ideal de água é 150ml para cada 300g de goiabada. Se você for utilizar como recheio, é interessante reduzir 50ml. Assim, você terá uma consistência melhor para dar mais estrutura para o bolo. 😉

3. Derretendo a goiabada

Para derreter a goiabada, não tem segredo nenhum. Aliás, você pode fazer esse processo em uma panela mesmo ou no liquidificador. Para fazer no liquidificador, a água precisa estar fervente.

Assim, basta colocar tudo no liquidificador e bater até atingir a consistência desejada. Na panela, pique a goiabada em cubos para facilitar o derretimento, adicione a água e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a derreter. É rapidinho, em torno de 5 minutos, já estará pronto.

10 sabores de bolo que combinam com cobertura de goiabada

  1. Bolo de milho com cobertura de goiabada.
  2. Receita de bolo simples.
  3. Bolo de cenoura.
  4. Receita de bolo fofinho de baunilha.
  5. Bolo de leite condensado.
  6. Bolo de Nesquik.
  7. Receita de bolo de queijo.
  8. Bolo de leite de coco cremoso.
  9. Bolo de fubá.
  10. Bolo de leite Ninho.

Qual recheio combina com goiabada?

Eu, particularmente, prefiro um bolo recheado com goiabada. Eu acho que traz aquele contraste perfeito de texturas e sabores. Sem contar que eu posso deixar o creme mais encorpado, fica uma delícia.

Além disso, você pode fazer uma massa com três camadas e incluir mais um recheio que combine com a goiabada. Eu tenho algumas sugestões que você vai adorar, veja só:

Recheio de goiabada com beijinho

Uma combinação que você precisa experimentar. Para isso, escolha uma massa branca super aerada para deixar a experiência ainda mais incrível. Caso não queira fazer dois recheios, experimente rechear com a goiabada e fazer uma cobertura de beijinho. Não vai sobrar nada! 😉

Mousse de chocolate com goiabada

Essa é uma combinação audaciosa, mas te garanto que fica fantástica, principalmente se a massa for de chocolate. Essa combinação fica bem parecida com a de mousse de chocolate com geleia de morango.

Chantilly

A maioria das boleiras utilizam muito o recheio de chantilly para os mais diversos tipos de massas. Você pode saborizar o chantilly com leite Ninho, Nesquik ou leite condensado.

Além de ficar super suave, contrasta perfeitamente com a cremosidade da goiabada e render muitos bolos. Você pode ainda aproveitar o chantilly para cobrir o bolo, da mesma forma que a dica da cobertura de beijinho. 😉

Doce de leite com goiabada

A clássica combinação que nunca falha. Só de comentar aqui, a minha boca já está cheia d’água. Os recheios combinam super bem com uma massa simples fofinha, massa de fubá ou até mesmo de baunilha.

Creme belga

Se você, assim como eu, ama combinações mais suaves, precisa experimentar essa. O creme belga, nada mais é do que aquele famoso creme de leite condensado. Para fazer você precisará de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 500 ml de leite
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 gemas

Como fazer o creme belga

Não tem segredo nenhum. Basta colocar tudo na panela e deixar cozinhar em fogo bem baixinho por aproximadamente 8 minutos. O ponto ideal é quando começar a desgrudar do fundo da panela.

Despeje o creme em uma tigela de vidro, cubra com plástico filme e deixe esfriar naturalmente. Não leve à geladeira, senão vai endurecer demais e você não conseguirá espalhar sobre o bolo. 😉

DICA EXTRA: caso queira fazer a receita render mais, misture com 200ml de chantilly batido em ponto de picos bem firmes. Ficará uma espécie de mousse belga. Fica divino e combina perfeitamente com recheio de goiabada.

E aí, o que você achou dessas ideias incríveis para montar o seu bolo favorito com goiabada? Aproveite para testar cada uma delas e não esqueça de compartilhar para inspirar mais pessoas.