O bolo de churros invertido guarda um sabor espetacular porque combina uma camada generosa de doce de leite e uma massa fofinha, ou seja, a combinação dos deuses, mas saber como desenformar bolo de churros invertido é uma outra conversa.
Seu assamento é complexo e envolve várias etapas, o mais comum é o doce de leite grudar na forma. Hoje eu compartilho com você os maiores macetes sobre bolo de churros invertido, nunca mais passe perrengue ao desenformar, acompanhe!
Como desenformar bolo de churros invertido
Eu não consigo pensar em outro bolo que tire tantas pessoas do sério quanto o bolo de churros invertido. Não à toa, muita gente o chama de bolo da discórdia porque a receita é traiçoeira e pode dar errado a qualquer momento.
Aqui na minha região o pessoal brinca que ele é o bolo roleta-russa, afinal, você não sabe se vai dar certo ou não. Isso porque a composição desse bolo é uma loucura:
- Primeira camada: base de doce leite, feita ainda com leite condensado.
- Segunda camada: uma massa que vai sobre o doce de leite feita com os mesmos ingredientes da massa de churros.
- Terceira camada: opcional, algumas receitas levam um recheio cremoso de doce de leite, mas não é todos que fazem.
Diante disso, fica claro que o segredo para desenformar bolo de churros invertido começa antes mesmo do assamento da massa. Inclusive, dizem que se você errar o preparo das camadas, se torna impossível desenformar, pois vai grudar.
Portanto, vou assumir aqui que você tenha seguido a receita à risca, mas mesmo assim, o bolo não quer sair de jeito nenhum.
Como desenformar um bolo que não quer sair da forma?
Você está lá naquela luta para desenformar o bolo. Então, já tentou bater, dar uns tapas no fundo da forma, mas nada do bendito descolar. Nesse contexto, veja um passo a passo que eu faço com minhas receitas de bolo de churros invertido:
- Sigo todas as orientações, medidas e tempo da receita.
- Depois de assar pelo tempo sugerido, eu faço o teste do palito.
- Se o palito sair mais para o seco do que úmido, eu desligo o forno.
- Porém, eu deixo a porta do forno entreaberta, coloco uma escora.
- Assim eu deixo o bolo lá por mais 2 ou 3 minutos, depois tiro de vez.
- Em seguida, deixo amornar entre 10 e 15 minutos.
- Com isso, a massa ganha mais firmeza e evita rachaduras.
- Depois, passo uma faquinha lisa no entorno da massa e no centro.
- Por último, forro o fundo com um prato e viro rapidamente.
- Considerando uma forma untada corretamente, o bolo deve desgrudar.
Agora, caso seu bolo não desgrude, você pode passar o fundo da forma na boca do fogão. Como falamos de doce de leite, ele deve aquecer e desgrudar mais facilmente. Tudo isso deve ser suficiente para ajudar você a desenformar o bolo.
Mas é aquele negócio que eu sempre falo, é fundamental ter feito todo o processo de preparo antes. Do contrário, pode realmente ficar impossível desenformar sem machucar muito a massa. E como sabemos, esse bolo é de uma beleza única, né?
Conheça 4 passos secretos que facilitam você desenformar bolo
Já que eu mostrei em detalhes como desenformar bolo de churros invertido, que tal aprender o que fazer antes de assar? Isso mesmo, se você entender o conceito por trás do processo de untar a forma e da consistência das misturas, tudo fica mais fácil.
1. A base da receita é untar a forma adequadamente
Você pode fazer tudo certinho, medir os ingredientes milimetricamente e seguir cada pequeno detalhe. Porém, se você não untar a forma corretamente, pode esquecer de ter um bom resultado, é simplesmente impossível.
Falamos de uma cocção de leite condensado que se transforma em doce de leite durante o assamento do bolo. Então, se não houver uma camada de proteção entre o leite condensado e a forma, ele gruda e nada desfaz isso depois:
- Utilize margarina ou manteiga para untar.
- Prefira manteiga, além de mais saudável, seu teor de gordura forma uma película eficiente.
- Com a manteiga em temperatura ambiente, besunte toda a forma.
- Use um pincel ou papel-toalha para ajudar a espalhar.
- É vital cobrir cada cantinho da forma com uma camada generosa.
2. Dê mais firmeza ao leite condensado na base da forma
Com a forma untada, você vai despejar a quantidade sugerida de leite condensado diretamente na forma. Um grande erro é despejar a massa líquida sobre o leite condensado mole, não faça isso.
A técnica certa é endurecer o leite condensado completamente antes de espalhar a mistura da massa:
- Na geladeira: leve a forma ao refrigerador de 3 a 4 horas, não menos que isso.
- No congelador: já no congelador ou freezer, cerca de 20 a 30 minutos são suficientes.
Vale ressaltar que não é para congelar o leite condensado, apenas gelar para que ele tenha estrutura para suportar a massa. Por último, confira a consistência e despeje a massa para entrar rapidamente no forno.
3. Pode usar papel-manteiga para facilitar?
Sim, é possível usar papel-manteiga sobre a camada de manteiga da forma. O pulo do gato, porém, é besuntar o papel com mais manteiga para evitar que se funda ao doce de leite.
De vez em quando eu costumo usar o papel-manteiga, em especial quando mudo alguma coisa na receita. Por exemplo, você pode fazer o bolo de churros invertido de chocolate, mas a consistência muda, então o papel agrega mais uma camada.
4. A consistência da massa também conta muito
Para finalizar as dicas de hoje, eu tenho a obrigação de falar sobre a massa do bolo. Eu vejo que muitos focam apenas no doce de leite, mas se esquecem de que a receita é um bolo completo.
Nesse cenário, a recomendação é bater os ingredientes úmidos e incorporar os componentes secos peneirados aos poucos. A consistência precisa estar cremosa, mas maleável o suficiente para cobrir toda a camada do leite condensado endurecido.
Não sabe por onde começar? Aqui neste vídeo você pode acompanhar tudo na íntegra, confira:
E então, achou que seria tão fácil aprender como desenformar bolo de churros invertido? Não vou mentir, é um bolinho desafiador, mas a recompensa é um dos sabores mais fantásticos, você precisa experimentar. Compartilhe as dicas e até mais!