Talvez você queira experimentar novos ingredientes ou alguma restrição fez você abandonar o glúten, nesses casos, basta saber como fazer bolo com farinha de arroz e não ficar seco, o segredo é não assar muito e agregar componentes úmidos.
A substituição de ingredientes num bolo é algo comum, seja por necessidades alimentares ou quando você esquece de repor na despensa. O mais importante é compreender como estabilizar a mistura quando isso acontece, confira!
Saiba como fazer bolo com farinha de arroz e não ficar seco em 4 passos
Você já se perguntou se é possível substituir a farinha de trigo por farinha de arroz? Então, saiba que você não é a única pessoa que sofre na hora de fazer bolo sem farinha de trigo.
Nesse cenário, a farinha de arroz é uma alternativa interessante porque não altera sabor nem aroma da receita. Porém, sua maior desvantagem é ressecar o bolo, já que a farinha de arroz tem menor teor de gordura, ou seja, retém menos umidade.
Portanto, as dicas a seguir ajudam a minimizar o ressecamento ao trazer a umidade necessária para uma massa fofinha e aerada!
1. Use ingredientes que preservam umidade na massa
Todo mundo sabe que a farinha de trigo é responsável pela estrutura do bolo, logo, sua substituição traz aquele receio. De fato, se você apenas substituir as farinhas e não alterar o restante dos ingredientes, há um grande risco de ressecar.
Nesse momento, muitos optam por colocar uma quantidade menor de farinha de arroz, não preciso dizer que dá errado, né? Ao invés disso, você deve ajustar os demais ingredientes, especialmente os úmidos, como na adição de:
- Iogurte natural (seu teor de gordura corrige a substituição).
- Purê de frutas é tiro e queda, como maçã ou banana.
- Creme de leite, principalmente fresco, dá mais cremosidade.
Vale ressaltar que a adição precisa ser lógica e nunca feita a olho. Por exemplo, para um bolo tradicional com farinha de arroz, você pode adicionar ½ xícara (chá) de iogurte natural ou ½ xícara (chá) de leite de coco.
2. Aposte em gorduras extras para mais untuosidade
Outra maneira de evitar que a farinha de arroz resseque a massa do bolo, é aumentar ligeiramente a quantidade de gordura. Nesse sentido, eu destaco componentes como óleos vegetais, a exemplo do óleo de canola, girassol e coco.
Em contrapartida, se você tem receio de que o bolo fique denso devido ao óleo, sem problemas, use manteiga. Afinal, manteiga em temperatura ambiente facilita na hora de agregar a mistura da massa.
Inclusive, há quem use manteiga clarificada que traz um sabor rico, mais estabilidade estrutural e aquela umidade que todo bolo precisa.
3. Líquidos adicionais na medida correta ajudam
Já a terceira dica é fantástica para quem está fazendo bolo de massa mais cremosa, pois falamos de incorporar mais líquidos. Quando você eleva a umidade da massa, dificilmente resseca durante o assamento.
Sem contar que assim a farinha de arroz consegue reter mais umidade, formando a estrutura ideal para o crescimento do bolo. Aqui está uma relação de ingredientes líquidos que você pode usar e as medidas:
- Leite integral: cerca de ¼ xícara (chá) de leite é suficiente para textura suave e massa úmida.
- Leite de coco: com uma consistência cremosa, você pode adicionar ¾ xícaras (chá), principalmente em receitas que levam coco.
- Suco de frutas: suco de fruta agrega sabor e deixa a massa final suculenta, ½ xícara (chá) de suco de laranja ou maçã é suficiente.
- Nata fresca: nata fresca é substituta ao creme de leite, confere riqueza de sabor e boa umidade, use ½ xícara (chá) de nata.
4. Evite o assamento em excesso para uma massa molhadinha
Por fim, uma dica crucial sobre como fazer bolo com farinha de arroz e não ficar seco é o tempo de forno. Você pode ter todo o cuidado na hora de corrigir o ressecamento da farinha de arroz, mas tudo vai pelo ralo se exagerar no assamento.
Como a farinha de arroz tem poucas propriedades de retenção de líquido, o excesso de temperatura prolongada favorece uma massa ressecada. Minha maior dica é respeitar o tempo sugerido, claro, mas fiscalizar de perto a evolução do assamento.
Quando estiver faltando alguns minutos do tempo total, faça o teste do palito. Mas saiba que em todo caso, tem como recuperar bolo seco, tudo bem?
Receita sensacional de bolo com farinha de arroz fofinho e saboroso
Para sintetizar tudo que falamos hoje, escolhi uma receita super especial. É um bolinho simples, confesso, mas que enriquece a mesa do café e deixa todos com gostinho de quero mais:
Ingredientes
- 2 ovos (temperatura ambiente)
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
- Essência de baunilha a gosto (opcional)
- 100ml de leite integral (temperatura ambiente)
- 3 + ¾ colheres (sopa) de iogurte natural
- 1 + ½ xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
O preparo é muito simples, basta misturar os ingredientes úmidos numa tigela até ficar homogêneo. Em seguida, junte os componentes secos, deixando o fermento por último. Por fim, leve para assar em forno preaquecido a 180° entre 30 e 35 minutos:
Gostou de aprender como fazer bolo com farinha de arroz e não ficar seco?
Pode confessar, quando você chegou aqui para aprender como fazer bolo com farinha de arroz e não ficar seco, você pensava que era algo complexo. No entanto, você se surpreendeu ao saber que corrigir a baixa retenção de umidade da farinha é simples.
Então, o que ainda está fazendo aqui que o forno não está pré-aquecendo para assar um bolinho de acompanhamento para o café, hein? Espero que tenha gostado das dicas, compartilhe tudo e até mais!