Materiais básicos para começar a trabalhar com bolos

Para quem pensa em conseguir uma clientela fidelizada, é fundamental conhecer os materiais básicos para começar a trabalhar com bolos.

A verdade é que trabalhar com os utensílios adequados agiliza na hora de fazer, ajuda a acertar o ponto da massa e aumenta as chances de fazer receitas incríveis.

Então, criei uma lista com os principais materiais, mostrarei quais utensílios usar para decorar bolos como profissional e dicas para vender mais. Confira!

Lista com 20 materiais básicos para começar a trabalhar com bolos

Quando falamos em materiais para fazer, nem sempre há um consenso único entre boleiras e confeiteiras. Isso porque cada pessoa tem seu próprio jeito de fazer as receitas, de alterar os acessórios de uma receita para outra e costumes específicos.

Por exemplo, uma receita de bolo de fubá simples exige menos materiais do que uma grande receita de massa mesclada para aniversário, por exemplo.

Logo, a nossa lista aqui traz os materiais básicos, ou seja, que são a base para todas as receitas possíveis. Com isso, você conseguirá criar desde o bolo mais rápido até aquele que leva mais tempo na mistura. Então, anote aí cada utensílio:

  1. Batedeira planetária ou liquidificador.
  2. Formas adequadas para a receita, podendo ser a com furo no meio, de silicone, teflon, espiral, alumínio, entre outras. Tenha de vários tamanhos, pois influencia na pesagem.
  3. Balança para pesar os ingredientes e não desperdiçar nada.
  4. Panela antiaderente para o preparo de caldas e recheios.
  5. Xícaras ou copo medidor novos para mensurar ingredientes líquidos.
  6. Caso seja uma pessoa organizada, tenha pequenos ramequins para separar os ingredientes secos e líquidos. 😉
  7. Peneira de vários tamanhos para eliminar gruminhos da farinha, do açúcar e para polvilhar ingredientes por cima do bolo na decoração.
  8. Faca serrada grande para separar as partes da massa.
  9. Fuê para misturas indicadas à mão.
  10. Espátulas de vários tamanhos, inclusive grande de inox para apoiar fatias do bolo, caso vá vender em pedaços. Considere também as espátulas de silicone para fazer os recheios. 😉
  11. Tigelas, preferencialmente de vidro.
  12. Pincel de silicone, pois facilita para espalhar a calda ou fazer decorações.
  13. Colheres medidoras de diferentes tamanhos.
  14. Termômetro especial para forno, assim você tem mais precisão nas receitas.
  15. Testador de bolo para se certificar de que a massa assou. Pode ser totalmente opcional, caso você já seja expert no famoso teste do palito.
  16. Folha de acetato para moldar os bolos na hora da montagem.
  17. Formas com fundo removível para facilitar na hora de desenformar.
  18. Aros cortadores para fazer bolo no pote.
  19. Saco de confeitar para decorações especiais.
  20. Papel manteiga para untar as formas.

Além disso, posso citar papel filme, grades de descanso, dosadores, entre muitas outras coisas que podem fazer a diferença na sua produção.

DICA EXTRA: para ter um resultado ainda melhor, prefira utilizar colher de pau para misturar, pois o recheio fica mais cremoso e consistente.

Quais os materiais para decorar bolos mais indicados?

materiais básicos para começar a trabalhar com bolos

Agora, quando o assunto é decoração de bolos, deve existir um cuidado a mais na escolha, visto que cada tipo de decoração exige utensílios bastante específicos.

Um bom exemplo são os bicos de confeitar, que têm tamanhos e formatos que podem ser o fator de sucesso ou fracasso da receita, especialmente quando usado de forma incorreta. Pensando nisso, selecionei 7 materiais que todo decorador deve ter.

1 – Rolo para pasta americana

Somente quem trabalha com pasta americana entende a importância de ter bons rolos para abrir a pasta. E nesse momento, saiba que quanto melhor o rolo, melhor será o resultado. Dessa forma, opte pelo rolo liso e com textura, para diferenciar as receitas.

2 – Base giratória para decorar

Também conhecida como bailarina, a base giratória é item indispensável para simplificar a decoração, visto que você pode girar em qualquer direção, corrigir problemas e dar um toque profissional aos bolos.

3 – Tapete específico antiaderente

Se você não quer que a pasta americana grude na superfície quando for abri-la, certamente deve comprar um tapete antiaderente para não correr riscos.

4 – Tesoura e fita métrica

A tesoura serve mais para agilizar o corte de fitas, papéis ou mesmo na etapa de dar o toque final na pasta americana, retirando o excesso. E a fita métrica, traz mais precisão para dar um tamanho equilibrado e proporcional como um todo. 😉

5 – Papel manteiga

Além de ser amplamente utilizado para forrar as formas para evitar que o bolo assado grude, o papel manteiga também pode ser usado estrategicamente para criar decorações que exigem um toque a mais de sutileza.

6 – Espátulas próprias para confeitar

O conjunto completo de espátulas é item indispensável para o confeiteiro, já que permite trabalhar melhor os recheios e espalhar igualmente as coberturas.

7 – Cortadores e moldes

Ideal para dar novas formas à decoração, os moldes em silicone ajudam a dar um acabamento refinado. E os cortadores ajudam em tarefas simples, mas que agilizam a decoração.

Além disso, há também os pincéis, corantes diversos, alisadores, tigelas e forma específica para ampliar o leque de decoração.

Está esperando o que para começar a trabalhar com bolos caseiros?

Agora que você sabe o que precisa para começar a trabalhar com bolos, com receitas irresistíveis e ainda aprendeu quais utensílios a confeiteira profissional deve ter, é o seu momento de ter sucesso com a venda de bolo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar e ajudar outras pessoas a ganharem um dinheiro extra. Até a próxima!