Se há sensação pior do que ver seu bolo ir por água abaixo, desconheço, mas aprender o que fazer quando o bolo dá errado, abre novas possibilidades para inovar.
De bolo queimado a solado, de ressecado a muito úmido, de quebradiço a molenga demais, as chances de uma receita “dar ruim” são inúmeras.
Porém, pensando em eliminar o desperdício no dia a dia, juntei muitas dicas incríveis para que você possa reaproveitar um bolo que não saiu bem como o esperado. Confira!
O que fazer quando o bolo dá errado? 4 situações e consertos!
Seja ao colocar fermento demais ou exagerar na hora de juntar a farinha de trigo, toda ação gera uma reação, mas a receita de bolo não costuma “levar desaforo”, não é mesmo?
Pensando nisso, separei 4 grandes problemas que geralmente estragam qualquer preparo. Assim, você verá de maneira bem prática como dar a volta por cima e elaborar outras iguarias tão satisfatórias quanto o bolinho macio!
1. Se o bolo está solado e com uma cara bem triste
Quem nunca preparou uma receita com todo carinho desse mundo e o resultado se transformou em bolo solado, que atire a primeira pedra, não é mesmo? Esse é um dos problemas mais comuns e diários de quem costuma fazer bolo.
O problema mesmo é que não existe uma causa única, ou seja, vários elementos podem fazer com o que o bolo perca estrutura, cresça e murche ou simplesmente nem cresça, tais como:
- Excesso de líquido na massa.
- Ingredientes gelados, como leite e ovos.
- Não seguir a recomendação dos ingredientes e suas medidas.
- Forno sem o pré-aquecimento necessário.
- Abrir o forno antes dos primeiros 15 minutos.
Quer uma saída alternativa e extremamente deliciosa para o bolo solado? Que tal preparar um pudim delicioso? Você precisará de:
- 350g de bolo solado
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 600ml de leite
- ½ xícara (chá) de açúcar
Primeiramente, esfarele o bolo solado e leve para assar em forno a 200° por 40 minutos.
Em seguida, leve os ingredientes no liquidificador e bata tudo até homogeneizar. Espalhe a tradicional calda de pudim em uma forma, despeje a mistura e leve para assar em forno preaquecido a 180° por 50 minutos.
2. A receita não vingou e o bolo ficou ressecado demais!
Ah, você só saiu por 5 minutos e deixou o forno ligado? O resultado mais óbvio é o bolo queimado. Contudo, se ele ficou apenas ressecado, ainda há salvação.
Assim como na sugestão anterior, esfarele bem essa massa seca até formar uma farofa. A ideia aqui é utilizar a farofa para dar vida a receitas como:
- Pavês: a farofa do bolo pode servir de camada entre o creme.
- Torta mousse: o bolo ressecado fica na consistência ideal para suportar a consistência e cremosidade das tortas que mais parecem mousse.
- Cheesecakes: a farofa pode ir na massa, dando uma textura a mais, opte por caldas de frutas, como morango ou damasco, fica incrível.
- Milkshakes: quando bem esfarelado, a massa do bolo acompanha muito bem misturas para milkshake.
- Bolo de pote: a massa geralmente esfarela é característica do bolo de pote, ou seja, é utilizável em todos os sabores.
3. Já se passaram 50 minutos, mas a mistura está crua e pastosa
A ansiedade por ser um inimigo real ao preparar bolos, especialmente na hora de assar. Se você já chegou a tirar o bolo antes do tempo certo, certamente notou que ele ficou de cru a “malpassado”, não é mesmo?
Uma alternativa é separar a massa em porções pequenas, como se fosse para brigadeiro confeitado, fazer bolinhas e enrolar em uma ganache cremosa e consistente, ou no próprio brigadeiro, fazendo assim um enroladinho de bolo com chocolate.
O mesmo vale também para doce de leite, mas aqui você recheia o bolinho com doce de leite.
Como últimas alternativas, é possível tentar finalizar o cozimento ao colocar papel-alumínio, em banho-maria ou optar por unir às receitas de bolo em pote. O importante mesmo é não deixar de recuperar o bolo cru!
4. Sinto cheiro de queimado, e agora, como consertar?
Por isso é importante trabalhar com um temporizador ou lembrar sempre de ajustar o “timer” do celular, pois o bolo queimado é a maneira mais comum de perder as receitas, mas não aqui.
Diferentemente de outros problemas, o bolo queimado é o mais fácil de ser recuperado. Em muitos casos, apenas a parte externa queima, ou seja, se você cortar a “tampa” do bolo e, se necessário, as laterais, pode seguir perfeitamente com a receita.
Dessa forma, seja para rechear, levar cobertura ou degustar simples e puramente na hora do café, a massa ainda estará perfeita para ser consumida. Entretanto, se você não enxergar uma saída, basta retirar as partes queimadas, esfarelar e usar em algumas das sugestões anteriores.
Com o preço que estão as coisas, o desperdício deve ser evitado a todo custo, e isso vale para tudo hoje em dia. Portanto, agora você já tem algumas ideias a mais para salvar uma receita de bolo que desandou.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com amigos para ajudar mais pessoas e até a próxima!