O que passar no bolo antes da pasta americana?

A decoração de bolos pode ser considerada uma arte que exige conhecimento, um exemplo é aprender em detalhes o que passar no bolo antes da pasta da americana.

Trabalhar com a pasta americana é uma tarefa complexa, principalmente sem conhecer os truques dos grandes profissionais.

Então, decidi auxiliar sua jornada no mundo da confeitaria e, hoje, vou o truque para não errar mais, + dicas incríveis. Vamos conferir?

Afinal, o que passar no bolo antes da pasta americana?

o que passar no bolo antes da pasta da americana

Essa técnica é muito conhecida como blindagem de bolo para pasta americana. A mistura principal e mais utilizada para blindar o bolo, de modo a receber a pasta americana, é a ganache de chocolate.

Esse é o primeiro passo para ter certeza de que a massa não irá ceder, além de ser uma ótima estratégia para deixar o bolo lisinho, visto que a pasta americana costuma tornar visível os buraquinhos, bolhas e irregularidades da massa.

Além disso, é possível também fazer um creme de manteiga para blindar o bolo, conhecido no mundo da confeitaria como Buttercream, agrega sabor e consistência para acomodar a pasta americana, evitando que a massa se quebre todinha.

O método de aplicação é igual para ambas as blindagens, ou seja, espalhe com uma espátula até ter certeza de que está tudo liso e sem imperfeições. Como a ganache é o método mais tradicional, separei abaixo uma receita infalível para você. Anote tudo!

Receita rápida de ganache de chocolate

Ingredientes

  • 500g de chocolate fracionado tipo cobertura
  • ½ caixinha de creme de leite

Modo de preparo

  1. Aqui você tem duas escolhas: derreter o chocolate no micro-ondas ou no banho-maria.
  2. Coloque o chocolate fracionado em uma tigela.
  3. Caso escolha o micro-ondas, leve de 30 em 30 segundos, mexendo sempre para não queimar até derreter.
  4. Junte o creme de leite.
  5. Misture tudo até ficar cremoso e homogêneo.
  6. Reserve até esfriar completamente.
  7. O ponto ideal da ganache é quando está semelhante a uma pomada ou creme bem espesso.

DICA EXTRA: caso seja pedido do cliente ou por gosto pessoal, é possível fazer uma ganache branca, para isso utilize 500g de chocolate branco e 50ml de água. 😉

Principais cuidados na hora de utilizar pasta americana

Primeiramente, é fundamental saber que nem todo bolo pode receber pasta americana. Por exemplo, bolos com massa de pão de ló não suportam o peso da pasta e podem acabar desmoronando.

A altura ideal do bolo para pasta americana é de 10cm, onde quanto maior o número de camadas e recheio, maior também a consistência para aplicação da pasta. O sugerido pelos profissionais é que o bolo tenha de 4 a 5 camadas.

Prefira recheios mais consistentes, mas evite a todo custo colocar frutas cruas, pois além de ser possível que azedem, acabam soltando líquidos que podem prejudicar a textura e estrutura.

Agora, o ponto de atenção máximo é para não incluir recheio, mousses, chantilly e outros ingredientes que devem ser refrigerados. Isso porque a pasta americana deve ser mantida estritamente em temperatura ambiente.

Quando a pasta vai na geladeira, ela acaba absorvendo umidade, ou seja, pode amolecer e perder aquela estrutura aveludada que é o objetivo de todo bolo decorado com pasta americana.

Por último, mas não menos importante, mantenha o bolo de um dia par ao outro ainda na forma e com uma película de plástico entre a massa e a forma, evitando de grudar recheio e desmanchar parte do bolo.

Pode colocar pasta americana em cima do chantilly?

Você até pode colocar, mas não terá um resultado tão bom, e é por isso que os especialistas no assunto dizem que um não combina com o outro, pois querendo ou não, o chantilly tem uma consistência mais mole, fazendo com que a pasta americana acabe não aderindo à superfície do bolo.

Inclusive, o chantilly é um ingrediente que, via de regra, exige refrigeração para não derreter. E como mencionei acima, se você refrigera a pasta americana ela pode acabar arruinada.

Nesse sentido, a alternativa é se manter à ganache branca ou apostar no creme de manteiga (buttercream), pois estes oferecem a base ideal para a pasta.

6 opções para variar no bolo com pasta americana

Se você seguir as instruções sobre a utilização da pasta americana, é muito provável que não terá problemas.

Com isso, você deve saber que pode se aventurar nesse universo, ou seja, criar diferentes receitas e ainda assim utilizar a pasta americana, quer saber como? Então, veja as opções a seguir!

  1. Bolo tradicional com pasta americana
  2. Receita de bolo floresta negra finalizado com pasta
  3. Bolo prestígio decorado
  4. Bolo de chocolate com ninho cremoso e pasta decorativa
  5. Bolo arco-íris de pasta americana
  6. Bolo bem-casado

E então, já perdeu o receio de utilizar a pasta americana para diferenciar suas receitas? Agora é só colocar a mão na massa e fazer as mais criativas e deliciosas receitas de bolos caseiros.

Espero muito que tenha gostado das dicas de hoje, compartilhe para ajudar mais pessoas a perderem o receio da confeitaria. Até a próxima!