Se você está com a decoração do bolo parada, não pôde finalizar as laterais com perfeição e se pergunta o que pode substituir o acetato no bolo, este conteúdo é para você.
A realidade é que o acetato é uma verdadeira mão na roda para dar aquele acabamento ideal que todo confeiteiro busca em seus bolos. Porém, o acessório nem sempre é encontrado ou está disponível no momento certo.
Então, vou te mostrar como substituir por outras soluções simples, além de apresentar dicas para montar seu bolo sem o acetato. Vamos conferir?
Afinal, o que pode substituir o acetato no bolo?
A folha de acetato cumpre um papel imprescindível para receitas de bolos mais altos, com várias camadas de massas e recheios, além de dar acabamento perfeito às laterais, de modo a favorecer o preparo de dressed e naked cake, por exemplo.
O material é responsável por fortalecer a estrutura e auxiliar na compactação na etapa de montagem dos bolos confeitados. Contudo, há ocasiões em que o acetato não está disponível, mas deixar de fazer a sua receita não é uma opção aceitável, como substituir?
Bom, já vi pessoas substituírem até mesmo por um arranjado de papel-alumínio reforçado, aquele mais grosso, mas não recomendo muito.
As duas sugestões que tenho para “quebrar o galho” nesse momento de necessidade são: garrafa pet de 3lt e embalagens de plástico transparente de doces.
Obviamente, a garrafa pet é mais fácil de encontrar, mas se for possível, utilize a embalagem.
Esse tipo de embalagem é aquele pote de plástico com doces como pé-de-moleque, pé-de-moça e maria-mole, que costumam vir em média 20 a 30 unidades, onde o pote tem cerca de 30cm.
Ele é ideal pela altura e maleabilidade plástica, ou seja, substitui muito bem e mantém o bolo bem firme e compacto.
DICA EXTRA: outra forma de substituir o acetato é comprar folhas de transparência, aquelas utilizadas em retroprojetores. Apesar de ser mais fina, é bem maleável e permite que você crie o suporte do tamanho necessário ao juntar 2 folhas.
É possível montar um bolo sem acetato?
Embora muitas pessoas digam que não é possível ou que não conseguem fazer o bolo sem o acetato, saiba que é totalmente possível e muito prático.
Para isso, você pode utilizar uma forma alta com fundo removível, de modo a prensar corretamente a massa e recheio.
Com isso, você posiciona bem certinho as camadas de massa, intercala com o recheio e cobre com plástico filme bem apertado. A ideia é deixar na geladeira de um dia para o outro, para atingir ainda mais consistência ao assentar as camadas.
Por fim, no dia seguinte quando você desenformar o bolo, ele estará bem firme e pronto para a decoração.
Caso note a necessidade de ajustes, será muito mais fácil corrigir as laterais, uma vez que o bolo está “maçudo” e pronto para receber uma cobertura ou ganache, o que abre espaço para blindar o bolo e aplicar pasta americana, por exemplo.
Como improvisar um acetato no bolo
Se tem uma coisa que toda confeiteira e boleira aprende logo na cozinha é improvisar, seja nos ingredientes, utensílios ou técnicas de finalização. Então, aqui não seria diferente, pois como sabemos, a procura pelo acetato é grande e, em muitos casos, acaba em falta nos estoques.
Nesse momento você precisa tomar uma atitude: seguir com a receita e vencer os desafios, ou simplesmente deixar de lado? Se tomar a primeira decisão, separei 2 dicas para ajudar você.
Como fazer acetato para bolo com garrafa pet
A garrafa pet limpa e higienizada é ótima candidata para substituir o tradicional acetato.
No entanto, você terá que definir o tamanho da receita, já que o ideal é não recortar o plástico, ou seja, utilizar a garrafa de 3lt e fazer as camadas nesse diâmetro que é bastante reduzido.
Para isso, utilize apenas a região central da garrafa, cortando a região de cima e do fundo. Após isso é só utilizar normalmente como faz com a folha de acetato.
Vale dizer que não é possível aumentar seu diâmetro, mas ainda assim há a possibilidade de fazer receitas de aproximadamente 1kg.
Como fazer acetato com o pote plástico de doces
Já o pote de doces de plástico que sugeri é ainda mais simples. Para utilizar corretamente esse pote, faça uma limpeza impecável e corte cerca de 10cm da parte de baixo, que é para deixar bem nivelada a embalagem.
Como o pote já tem um bom diâmetro, certamente será suficiente para envolver o bolo, mantendo-o firme e pronto para a decoração.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para salvar a receita de mais pessoas também. Até a próxima!