Posso substituir farinha de trigo por Maizena no bolo?

Seja por motivo de saúde ou pela busca da alimentação mais saudável, muitas pessoas se perguntam: posso substituir a farinha de trigo por Maizena no bolo?

A troca de ingredientes é algo que influencia diretamente no resultado do bolo, podendo entregar a perfeição ou uma massa solada. Pensando nisso, reuni excelentes dicas para auxiliar você a encontrar o equilíbrio perfeito nas receitas. Confira!

Posso substituir farinha de trigo por Maizena no bolo?

posso substituir a farinha de trigo por Maizena no bolo

A resposta mais direta é sim, é possível substituir a farinha de trigo por Maizena no bolo.

Porém, existem alguns cuidados e aspectos que você deve levar em consideração na hora de simplesmente trocar um pelo outro. Primeiramente, vamos entender a função real da farinha.

A principal função da farinha é dar estrutura ao bolo. Para isso, o amido presente em sua composição acaba coagulando ao sofrer ação do calor na hora de assar. Então, a estrutura do bolo acaba firmando através desse processo.

Além disso, o trigo é responsável por trazer mais elasticidade à massa, ou seja, desempenha um papel imprescindível para o sucesso do bolo.

Sendo assim, quando você substitui pela Maizena – que é justamente amido de milho – automaticamente mantém os níveis de amido na receita. No entanto, a mistura acaba perdendo parte da elasticidade que somente a farinha dá.

Com isso, o bolo pode ficar um pouco mais seco e menos maleável, mas ainda assim com muito sabor e qualidade. Quer um exemplo prático? Veja os ingredientes dessa receita de bolo de amido de milho:

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de Maizena (amido de milho)
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó

Caso fique com dúvidas, aproveite o vídeo a seguir para saber mais detalhes!

Quer uma dica certeira para mesclar ambos os ingredientes e ter uma receita bem macia e irresistível? Descubra a seguir!

DICA EXTRA: substitua parcialmente para mais maciez no bolo

Muitas pessoas nem sabem, mas possuem certo nível de intolerância ao glúten, componente muito presente na farinha de trigo. Dessa forma, a alternativa é apelar para outros ingredientes que entreguem o necessário para a receita de bolo caseiro.

A dica é realizar a substituição parcial da farinha. Ah, você sabia que esse é o grande segredo daquele bolo macio que só avó sabe fazer? Sabe aquela lembrança de degustar um bolinho macio, feito na hora com uma boa xícara de café?

Então, para isso basta trocar uma parte de farinha por uma parte de Maizena. Por exemplo, se a receita pede 300g de farinha de trigo, 100g você sabe que será amido de milho.

Ou então, substituir 2 colheres (sopa) de cada xícara, por 2 colheres (sopa) de Maizena. Simples assim, você terá um bolo muito macio, bem maleável e incrivelmente gostoso.

5 opções para substituir a farinha de trigo sem problemas

Ah, mas eu não posso de jeito nenhum com farinha de trigo e preciso substituir esse ingrediente, existem opções além da Maizena?

Sim, existem muitas outras farinhas que ajudam a controlar e tratar a doença celíaca, que é a intolerância ao glúten, tais como:

  1. Farinha de sorgo: recentemente cultivada em Minas e Goiás, ajuda a baixar o colesterol e controlar a diabetes.
  2. Mix de farinha de arroz: muito parecida com a de trigo, é fonte de gorduras saudáveis e boa substituta.
  3. Farinha de aveia: farinha fina e bem leve, ajuda bastante na formação e estrutura do bolo.
  4. Variação de farinha de grão-de-bico: possui alto teor de fibra e substitui a de trigo, mas atenção ao seu sabor, pois pode ser predominante.
  5. Trigo sarraceno moído: essa farinha é encontrada no sul do Brasil e sua versão integral é saudável, rica em nutrientes e não possui glúten.

Vale ressaltar que, independentemente da escolha da farinha, todas podem ser utilizadas juntamente com a maizena, claro, respeitando suas proporções.

8 ideias de receitas que levam Maizena e ficam incríveis

Não se engane, com a Maizena é possível fazer mais do que apenas bolos simples e sem graça. Pelo contrário, é possível ser inventivo nas receitas, trazendo novos e diferenciados ingredientes. Para ilustrar bem isso, separei algumas ideias, veja:

  1. Receita de bolo de fubá e maisena macio.
  2. Bolo de cenoura macio.
  3. Opção com creme de iogurte e romã.
  4. Receita de bolo de café, Maizena e caramelo.
  5. Bolo de laranja e batata-doce.
  6. Opção de bolo de chocolate simples com Maizena.
  7. De banana caramelada.
  8. De limão com morangos e chocolate.

Espero muito que tenha gostado das dicas práticas, aproveite para compartilhar e até a próxima!