Qual a quantidade de recheio para bolo? Depende muito do tamanho do seu bolo. Mas em geral, uma medida com aproximadamente 1 xícara (chá) é suficiente.
É preciso levar em conta quantos andares terá o bolo e se a massa é aerada o bastante. Se não for, será necessário mais recheio para umedecer uma massa seca, por exemplo. Confira a seguir, algumas informações importantes que separei para você!
Como calcular a quantidade de recheio corretamente
Quando falamos em bolos artísticos, isto é, bolos para vender, temos que pensar em vários aspectos. Um deles é a uniformidade da fatia. Se for um bolo de aniversário ou festa, as fatias precisam ser harmoniosas, com quantidades de massa e recheio iguais.
Na hora de cortar, é necessário que o recheio apareça tanto quanto a massa. Por isso, é muito importante cortar e nivelar a massa corretamente antes de colocar o recheio.
Em termos de quantidade, para bolos feitos com pasta americana, o ideal é que uma massa tenha duas camadas de recheio, pois assim não corre o risco de escorrer pelas laterais. Para bolos simples, você pode fazer quantas camadas de recheio a altura da massa permitir.
Contudo, há um cálculo simples que você pode seguir, de acordo com o diâmetro da sua massa, levando em conta apenas uma camada de recheio. Veja:
- 15cm de diâmetro: ½ xícara de recheio;
- 20cm de diâmetro: ¾ xícara de recheio;
- 25cm de diâmetro: 1 xícara de recheio;
- 30cm de diâmetro: 1 e ¼ xícara de recheio;
- 35cm de diâmetro: 1 e ½ xícara de recheio;
- 40cm de diâmetro: 2 xícaras de recheio.
DICA EXTRA: caso queira fazer mais camadas de recheio para cada receita de bolo é só dobrar as medidas que dá super certo. 😉
Faça uma tabelinha de controle
“Recebi uma encomenda de um bolo de aniversário de 2kg, como calcular a quantidade de recheio e cobertura?”
Nesse caso, é muito mais importante calcular certinho a quantia de recheio, assim como cobertura e outros ingredientes de decoração que forem adicionados. Afinal, você precisa atender perfeitamente o pedido do cliente, senão você poderá desperdiçar ingrediente e ainda sair no prejuízo.
Para isso, faça uma tabelinha, pode ser no papel mesmo. Coloque o peso do bolo, recheio, o peso da massa e da cobertura. Então, a primeira coisa a fazer é pesar sua massa já pronta.
No exemplo, será um bolo de aniversário. Dessa forma, deverá ter ao menos 4 discos de massa. Logo, o bolo deverá ter 2 camadas de recheio entre os discos.
Como ficaria na prática? Depois que você assar suas massas, pese em uma balança culinária. Geralmente, para um bolo de 2kg as massas costumam pesar em torno de 700g a 800g.
A cobertura para um bolo de 2kg costuma ficar em torno de 500g ou 500ml. Isso significa que o recheio deverá ter em torno de 800g. Dá certinho para dividir 400g para cada camada. 😉
Para um cálculo geral e facilitado é só pensar assim: o recheio precisa ter 40% do peso total do bolo, a massa 30%, 10% de calda e aproximadamente 25% de chantilly. Por exemplo: um bolo de 2kg, teria 200ml de calda, 600g de massa, 800g de recheio e 500ml de chantilly.
Não se limite muito no peso total, porque geralmente sempre passa um pouquinho do pedido. No entanto, é melhor passar um pouco do que entregar a encomenda com peso a menos do que foi pedido, concorda?
Quanto mais recheio, melhor?
Não necessariamente. Já vi muitas pessoas dizerem que um bolo mega recheado, que até transborda é o que mais conquista clientes. Um bolo bem recheado a nível profissional é aquele super equilibrado, tanto no sabor quanto na textura.
Se você colocar muito mais recheio do que massa, o bolo ficará muito enjoativo. Além disso, poderá perder a estrutura, principalmente se tiver recheio cremoso. Isso significa desastre. Na hora de cortar, seu bolo poderá desmoronar na frente do cliente, além de começar a escorrer recheio por todo lado.
Na minha opinião, o recheio e a massa devem ter a mesma espessura. Para facilitar para você, experimente montar o bolo em uma folha de acetato. Dessa forma, você conseguirá ver certinho a espessura dos discos de massa e basear a quantidade de recheio para o bolo.
Além disso, você pode levar o bolo montado no acetato direto para a geladeira. Aguarde firmar bem por algumas horas ou de um dia para o outro e já poderá cobrir tranquilamente. Seu bolo estará bem estruturado e recheado na medida certa!
Espero muito ter te ajudado nessa etapa tão importante. Que essas dicas sirvam para melhorar o seu processo produtivo e quem sabe, tornar o seu hobby um verdadeiro negócio de sucesso. Compartilhe as dicas!