Hoje você conhecerá 8 dicas para bolo de massa pronta. Se você pensa que não é possível melhorar ainda mais a receita pronta, se enganou.
A massa de caixinha é a primeira escolha quando o assunto é praticidade e eficiência na cozinha, principalmente quando chega uma visita inesperada. Com a ajuda de algumas técnicas, é possível deixar seu bolo ainda mais saboroso, fofinho e irresistível. Confira só!
8 dicas certeiras para melhorar a massa pronta
1. Amido de milho para um bolo extremamente fofo
Quem é que não gosta de um bolo fofinho a qualquer hora, não é mesmo? O amido de milho é uma salvação, nesse caso. Mas é preciso tomar muito cuidado, pois se exagerar na quantidade, deixa a massa do bolo dura.
Eu gosto sempre de adicionar 1 colher (sopa) rasa de amido de milho nas receitas com massa pronta. Pode acreditar, faz uma diferença incrível. Deixa o bolo super leve para acompanhar um café da tarde ou um suco de fruta.
2. Aumente o rendimento da massa
Está pensando em aproveitar a massa pronta para fazer um bolo recheado ou de festa? Então, será preciso técnicas para dobrar o volume da massa.
Geralmente as receitas prontas pedem a adição de 100ml de leite + 3 ovos + 4 colheres (sopa) de manteiga. Então, para dobrar o volume, você precisará dobrar os ingredientes e adicionar outros. Para um pacote de massa pronta, adicione:
- ½ xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Em seguida, basta continuar a receita como indicado na embalagem. Mas tome cuidado com o tamanho da forma. É indicado utilizar uma forma de tabuleiro grande ou duas formas com furo central, pois ele rende bastante. 😉
3. Adicione fermento em pó
Você deve estar se perguntando: mas na composição da massa pronta já vem fermento, por que utilizar? Eu fiz esse teste e deu super certo. Eu percebia que a maioria dos bolos com massa pronta ficavam bem baixinhos.
Ao adicionar 1 colher (sopa) de fermento em pó você ativa ainda mais o crescimento da massa. Resultado? Terá um bolo fofinho e macio como nenhum outro! 😉
DICA EXTRA: lembre-se sempre de adicionar o fermento em pó como último ingrediente. Além disso, mexa delicadamente só até misturar aos outros ingredientes.
4. Bata claras em neve
Uma dica especial que tenho pra te dar é bater as claras em ponto neve, antes de misturar o restante com a massa. Isso ajuda muito, principalmente quem pretende rechear bolo em camadas ou até mesmo fazer para vender.
O bolo fica mais alto e muito mais aerado. Eu, particularmente, faço isso com todas as receitas, independente do sabor.
5. Substitua a margarina por óleo
Essa é uma das melhores dicas para bolo de massa pronta. Eu já falei aqui no blog sobre a importância de substituir a margarina por óleo. Sempre digo que é muito melhor fazer um bolo com óleo do que com margarina, principalmente se for para fazer para a família.
Nunca comemos o bolo todo e, quando sobra, é preciso armazenar na geladeira. Se você levar um bolo com manteiga para a geladeira, a massa poderá ficar mais firme e ressecada, o que nunca acontece com o óleo.
Aliás, se levar um bolo com óleo na geladeira ele fica até mais molhadinho no dia seguinte. Algumas pessoas já me reclamaram que os bolos de caixinha ficam muito ressecados no dia seguinte, esse pode ser o motivo.
Então, substitua 4 colheres (sopa) de margarina por ½ xícara (chá) de óleo. Não tem erro e tenho certeza de que seu bolo ficará ainda mais saboroso! 😉
6. Que tal um duo de sabores?
Se você ainda não tinha pensado nisso, precisa experimentar. As massas prontas são muito saborosas, principalmente as de laranja, chocolate e cenoura. Então, que tal misturar meia forma de chocolate e meia forma de cenoura?
Você pode finalizar com uma calda de chocolate bem grossinha e cremosa. Os dois sabores poderão se complementar e cada pessoa pode saborear seu pedaço favorito.
Outra combinação que funciona muito é a massa simples com massa de chocolate. Nesse caso, você pode criar o famoso bolo mármore, fazer detalhes criativos com a mistura ou fazer um simples duo. Faça o teste!
7. Primeiro os líquidos depois os peneirados
Quer um bolo perfeito mesmo sendo de caixinha? Então, nunca esqueça de fazer esse processo. A primeira coisa a fazer é peneirar a mistura para bolo e, caso queira adicionar, o amido de milho e o açúcar. Reserve.
Em seguida, bata vigorosamente os ovos por cerca de 5 minutos em velocidade alta. Isso ajudará a trazer mais volume a maciez para o bolo. Os próximos ingredientes são o óleo e o leite (ou água). Bata por mais alguns minutos.
8. Misture os secos à mão
Já bateu os ingredientes líquidos e peneirou os secos? Então agora misture os secos aos batidos com um batedor de claras. Eu sempre recomendo esse processo, pois garante que seu bolo não sole nem murche.
Mas caso queira, pode terminar o processo na batedeira mesmo, sem problema algum. Aliás, pode até bater tudo no liquidificador, caso o seu seja bem potente. No meu caso, sempre coloco de 3 a 4 colheres dos ingredientes secos e mexo devagar até ficar bem homogêneo. Repito o processo até finalizar.
DICA EXTRA: unte a forma com margarina e polvilhe farinha de trigo para garantir que não grude na forma. Se você dobrar os ingredientes é interessante que não unte as laterais da forma para deixar a massa crescer livremente e evitar rachaduras.
O tempo padrão indicado para assar o bolo é de 35 minutos. Mas dependerá muito do seu forno, pode ser que fique um pouco mais. Por isso, vale a pena testar sempre e ficar de olho na cor, se estiver bem douradinho, está pronto! 😉
Espero muito que tenha gostado dessas dicas para bolo de massa pronta. Tenho certeza de que fará muita diferença nas suas próximas receitas. Compartilhe as dicas!
Gostei muito da dica do amido. Funcionou mesmo! Obrigado!
Mas e com as claras em neve? Misturo o restante à mão? Bato as claras primeiro, incorporo as gemas, e o resto, quando? E como?
Mais uma vez, obrigado