Como enrolar o pão caseiro? Dicas para ficar bonito e assar

Para fazer um delicioso pãozinho, você precisa necessariamente saber como enrolar pão caseiro antes de assar? É óbvio que não, pois basta enrolar tradicionalmente como se faz com um rocambole e está tudo bem, funciona que é uma maravilha.

Agora, se você pudesse dar um toque especial, personalizar a estética e preparar algo que parece ter saído de uma padaria famosa, você não gostaria? Pensando nisso que criei este conteúdo, confira as dicas, técnicas e saiba como assar lindamente!

Como enrolar o pão caseiro: 4 dicas incríveis para um pão lindo e bem assado

Como enrolar o pão caseiro
Fonte: reprodução/canal Amo Pão Caseiro

Quando fazemos pão caseiro, uma coisa é certa, será necessário enrolar de uma maneira estratégia para não abrir e para crescer com estrutura. Então, a etapa de enrolar é crucial, mas pode ser feita de forma simples, não é preciso complicar.

No entanto, separei para você as melhores técnicas, da mais fácil à mais elaborada, confira em detalhes!

1. Técnica tradicional de enrolar pão caseiro (caracol)

Não adianta querer passar com o “carro na frente dos bois”, ou seja, é necessário aprender a técnica básica primeiro. A partir daí, você terá mais confiança e base prática para elaborar e ousar na criatividade.

Desse modo, a forma mais simples de enrolar um pão caseiro é como se fosse um rocambole, ou melhor, um caracol. Com isso, após estirar a massa, você deve enrolar de uma ponta à outra, sempre pressionando levemente o centro da massa.

Ao final do enrolamento, aperte ambas as partes para evitar que o pão se abra durante o assamento.

Por que essa técnica é indicada e o que esperar?

  • Método ideal para pães caseiros simples e mais tradicionais.
  • Facilidade de execução e resultado incrível.
  • Espere um pão que se desfia, fica macio e com boa estrutura.
  • Posicione a emenda da massa voltada para baixo na hora de assar.
  • Antes de assar, pincele uma gema misturada com leite gelado.

2. Técnica de pão caseiro trançado simples

Sabe quando você vai receber a família e exagera na escolha de uma receita que rende bastante? Então, aqui você não precisa assar o pão inteiro, que leva mais tempo para assar e exige um descanso mais criterioso.

Pelo contrário, a técnica agora é dividir a massa em duas partes. Em cada uma, você vai abrir normalmente em formato retangular com espessura de 1cm. Como na anterior, enrole ambas as partes como um rocambole até virar duas tiras longas.

Em seguida, você deve trançar como se faz numa trança de cabelo, sobrepondo uma tira à outra. O pulo do gato, porém, é juntar bem as duas extremidades para não abrir no forno. Por cima da massa, além de pincelar gema, você pode espalhar gergelim.

DICA ESPECIAL: para um visual ainda mais apetitoso, você pode rechear o pão com ervas, temperos, queijos ou demais ingredientes salgados. Aqui costumamos usar muçarela e presunto na massa, assim, o recheio fica visível quando eu corto para servir!

3. Pão trançado com 6 tiras fica incrivelmente lindo (challah)

Agora você já tem uma boa noção de como enrolar pão caseiro, afinal, compreendeu a base da técnica. Então, chegou o momento de escalar suas habilidades, pois você aprenderá o famoso pão caseiro judaico, chamado de Challah (chalá).

Então, ao invés de duas tiras, vamos usar 6 tiras de massa. Vale ressaltar que a massa deve ser fofinha e maleável, ideal para essa receita, veja como fazer:

  1. Primeiro, divida a massa em 6 tiras de peso similar.
  2. Disponha as tiras numa bancada, deixando três de um lado e três do outro.
  3. Na parte superior, as tiras precisam estar sobrepostas, assim você aperta e une todas.
  4. Nesse momento, é hora de tranças, pegando da tira na extremidade e passando por sobre a tira da outra ponta.
  5. Quando chegar ao final, enrole as pontinhas e coloque-as por baixo da massa.

Pode parecer complexa, mas eu separei um vídeo completinho do canal “Amo Pão Caseiro”, que mostra em detalhes como esse pão fica lindo e apetitoso, confira:

4. Como deve ser o assamento perfeito de pão caseiro

Muito se fala sobre a etapa de assamento de pão caseiro, mas pouco se discute sobre a forma correta de fazer isso. Tem gente que nem pré-aquece o forno antes, e ainda espera assar um maravilhoso pão, não funciona assim.

Na realidade, a panificação é uma combinação de fatores que culmina num pão extremamente macio e saboroso, ou numa massa densa, de miolo pesado e sem sabor, é simples assim.

Embora haja diferença entre os diferentes tipos de pães caseiro, o método de assamento costuma ser único:

  • Pré-aqueça o forno entre 20 e 30 minutos antes de assar.
  • A massa precisa ter descansado pela segunda vez para crescer imediatamente ao entrar no forno.
  • Siga estritamente as indicações de tempo e temperatura.
  • Normalmente, as receitas pedem temperatura média de 180°, mas isso varia.
  • Observe o crescimento e a formação de crosta dourada, indicando o ponto certo da massa.

Espero que com essas dicas sobre como enrolar o pão caseiro e assar, você consiga preparar as melhores receitas, compartilhe!