Receita de bolo de puba tradicional: Como fazer passo a passo

Aqui você aprenderá uma receita de bolo de puba tradicional de dar água na boca e que pode ser vendido por um bom preço. Se você já trabalha com a venda de bolos caseiros, saiba que essa é uma das receitas mais vendidas, pois atrai muito a curiosidade dos consumidores.

A massa puba é um tipo de massa extraída a partir da fermentação da mandioca. Aqui vale uma curiosidade: é também chamada de Carimã na Bahia. No entanto, é uma receita típica do Nordeste, que conta com delícias gastronômicas incríveis e diferentes.

Essa receita de bolo de puba tradicional que irei te mostrar fica com um aspecto super cremoso. Então, não espere um bolo fofinho, pois a receita não leva fermento. Nada te impede de acrescentar fermento e claras em neve para ficar fofinho, mas não será a receita tradicional, combinado?

Confira o passo a passo completo. É só seguir direitinho a receita que não tem erro! 😉

Receita de bolo de puba tradicional do Nordeste

receita de bolo de puba tradicional

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1kg de farinha de puba
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 50g de coco ralado
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

A receita é feita no liquidificador. Então, coloque, primeiramente, a manteiga, o coco ralado, o açúcar e os ovos. Bata tudo muito bem até dobrar de volume e obter um creme.

Em seguida, já adicione o leite e bata mais um pouco. Transfira essa mistura para uma tigela grande e vá adicionando aos poucos a farinha de puba. Intercale com o vidro de leite de coco.

Despeje a mistura em uma forma grande untada e enfarinhada. Deixe assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos. Quando dourar em cima é porque já está pronto!

Como você pôde perceber, essa é uma massa que rende bastante. Caso queira uma receita menor, pode diminuir a quantidade de farinha, do açúcar e do leite. Sendo assim, coloque ½ xícara (chá) de leite, 1 xícara de açúcar e 500g de farinha de puba. 😉

Como fazer farinha de puba bem sequinha

Se você mora em um local que não tem puba para vender, mas você morre de vontade de experimentar essa delícia, separei um passo a passo de como obter a farinha de puba. Vale ressaltar que é um processo trabalhoso, leva dias para conseguir o resultado esperado, mas vale a pena!

O processo consiste em deixar a mandioca de molho em um recipiente com água por cerca de sete dias. Após esse período, você perceberá que a mandioca estará mais mole. O próximo passo é escorrer a água do molho e lavar em água corrente.

Em seguida, rale os pedaços de mandioca. Envolva todos os pedaços ralados com um pano e comece a apertar até soltar todos os líquidos. Deixe escorrer o líquido de um dia para o outro, ela estará bem sequinha. Depois é só colocar em um recipiente e conservar na geladeira.

Envolva os pedaços ralados em papel filme de PVC e refrigere, caso sobre. A massa dura uma semana na geladeira ou seis meses no congelador. Com essa farinha você pode fazer bolos, mingau e pé de moleque na folha de bananeira. Super versátil essa iguaria do Nordeste, não é mesmo?

Como uma última dica, tenho aqui no blog uma receita de bolo de mandioca completa para aproveitar e experimentar. Agora que você já conheceu essa receita de bolo de puba tradicional é só colocar a mão na massa e se deliciar!

Depois volte aqui para me contar os resultados, ficarei curiosa. Compartilhe as dicas!