Será que posso congelar bolo de pote? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão começando a trabalhar com negócio de bolos caseiros.
Congelar alimentos é fundamental para manter intactos todos os nutrientes e vitaminas. Além disso, mantém também a estrutura intacta. Por mais que possa parecer que a massa ficará encharcada, se você congelar da forma correta isso não acontece.
Posso congelar bolo de pote? Para ajudar a sanar essa dúvida, separei a seguir algumas dicas pra lá de importantes e técnicas certeiras. Confira com atenção!
Afinal, posso congelar bolo de pote ou não?
Antes de mais nada é importante que você saiba qual é a validade do bolo de pote. Não adianta colocar para congelar e esquecer o bolinho lá. Cada receita tem uma data específica. Da mesma forma, cada ingrediente pode ficar até certo tempo congelado.
Portanto, dê uma olhadinha depois no conteúdo que grifei. Lá você saberá tudo o que for necessário para congelar da forma correta seus bolinhos. Quem está pensando em trabalhar com bolos no pote, sabe que a demanda é muito grande.
Justamente por isso que congelar pode ser uma saída. Você monta um estoque grande e apenas vai vendendo conforme as pessoas pedem. Mas será que essa é a prática correta para trabalhar?
Olha, eu acho difícil falar sobre isso. Mas eu, particularmente, não gosto de congelar os bolinhos prontos. O que eu faço? Prefiro muito mais congelar separado. Por exemplo, eu faço uma massa em grande quantidade e congelo. Depois, escolho um recheio que pode ser congelado, faço em grande quantidade e congelo. Também congelo algumas frutas já picadas para agilizar o processo de montagem.
Então o que acontece? Eu já terei uma base praticamente pronta para montar. Aí quando o cliente encomenda eu só faço a montagem dos bolos de pote com ingredientes fresquinhos e adiciono uma cobertura de chantilly, que também não pode ser congelada.
Massas amanteigadas, massa de Maizena e pão de ló tradicional podem ser congeladas normalmente por um período de até 3 meses. Até mesmo aquelas massas feitas com emulsificante podem ser congeladas.
Recheios podem ser congelados?
Agora, recheios que vão Maizena não podem ser congelados, porque no processo de descongelamento soltará muita água. Então, não é indicado. Vale tomar muito cuidado também com recheios prontos de frutas. Como ele passou pelo processo de aquecimento, é normal soltar água. Quando você congela e descongela também soltará mais água.
Essas pequenas coisas atrapalham muito o visual do seu bolo de pote. E como diz o ditado: os clientes compram com os olhos. Tenho aqui no blog, um guia completo em que eu explico direitinho como congelar qualquer tipo de massa de bolo. Dê uma olhada depois.
Então, a melhor forma de você ganhar na produtividade com bolos de pote é congelando parte dele. Se você fez um recheio que não vai ingrediente perecível, pode até deixar o bolo montadinho já e depois só fazer a decoração final.
Sempre que eu acabo de montar meus bolos, deixo todos eles no freezer por cerca de 15 minutos, só para dar aquela geladinha e firmada nos recheios e coberturas. Em seguida, passo para baixo e mantenho sob alta refrigeração.
Eu acho que assim a massa fica muito mais natural, conservada e bem estruturada. Caso você queira congelar a massa, precisa deixá-la descongelar em temperatura ambiente. Não force o descongelamento, porque senão você terá problemas com ela.
Como você pôde perceber, congelar massas e recheios é sim possível, mas um pouco chato de trabalhar, já que exige muitos cuidados.