Como usar glitter no bolo? Conheça 4 técnicas incríveis para aplicar!

A utilização do glitter não é uma técnica tão nova, mas se tornou uma tendência nos últimos anos, obrigando inúmeras pessoas a aprender a como usar glitter no bolo.

Técnica conhecida como Glow Cake ou Bolo Glitter, quando desempenhada de forma profissional oferece resultados surpreendentes e receitas lindas. Então, acompanhe as ótimas dicas que separei para ajudar você a dominar essa habilidade. Confira!

Como usar glitter no bolo de forma criativa em 4 técnicas

como usar glitter no bolo

O universo da confeitaria está sempre em evolução e a bola da vez é usar o glitter para entregar bolos lindamente enfeitados e brilhantes. E se assim como muitas pessoas você acha que é uma técnica reservada apenas para profissionais, se engana.

Na realidade, praticamente toda receita pode levar a decoração que usa uma espécie de glitter comestível. De casamentos e batizados, de aniversários e comemorações, o bolo brilhante tem ganhado o coração das confeiteiras.

Existem ao menos 4 técnicas para a aplicação do glitter: pasta americana, ao vapor, com um borrifador e cola de CMC, vamos a cada uma!

1. Na pasta americana

Para essa primeira técnica você precisará de glitter comestível, pasta americana que seja da coloração do glitter, um pincel e álcool derivado de cereais.

Essa prática consiste em cobrir o bolo com a pasta americana, como de costume, e espalhar o glitter sobre a pasta. Para isso, faça uma mistura de glitter e álcool, sempre mantendo as medidas iguais.

Em seguida, umedeça o pincel nessa mistura e vá lentamente pincelando na pasta americana do bolo. A ideia é criar várias camadas, ou seja, passe, espere secar e passe novamente até atingir a decoração que procura.

DICA EXTRA: por se tratar de pasta americana, você pode aliar frutas ao decorar. Por exemplo, o glitter é mais puxado para o tom vermelho? Então, utilize morangos fatiados e flores comestíveis para finalizar!

2. Técnica com vapor

Já essa segunda técnica é muito similar à primeira, mas você não precisará de álcool e sim de um ferro de passar à vapor, veja um passo a passo.

  1. Cubra o bolo com a pasta americana da cor do glitter.
  2. Ligue o ferro até o ponto de formar vapor.
  3. Agora, com todo o cuidado desse mundo, aproxime o ferro da pasta americana, mas claro, sem encostar.
  4. Quando notar que está brilhante, com aparência de “quase” derretida, borrife o glitter com um pouco de água.
  5. Cuidado apenas para não aquecer demais a pasta americana ou exagerar na quantidade de água no borrifador.

3. Utilizando um borrifador

Pode até parecer que vou repetir a técnica anterior, mas não. O objetivo dessa técnica é borrifar o glitter sobre uma cobertura ao invés da pasta americana. Sendo assim, misture corante à cobertura para colorir por completo.

Em seguida, cubra o bolo com a cobertura e entre com o borrifador e glitter, espere secar e está pronto para ser finalizada a decoração.

4. Através da cola CMC

Cola CMC é muito utilizada para fixar a pasta americana no bolo, mas aqui o seu papel é o de segurar o glitter. Desse modo, após cobrir o bolo com pasta americana, basta misturar água com a cola CMC até ficar uma mistura gelatinosa.

Por fim, espalhe sobre a pasta americana e rapidamente pulverize ou borrife o glitter sobre a pasta.

DICA EXTRA: para fazer a mistura ideal para grudar o glitter, utilize 200ml de água e 1 colher (chá) de cola CMC em pó. Misture muito bem até dissolver e reserve para hidratar por cerca de 6 horas!

Pode colocar glitter direto no chantilly?

Olha, é possível sim aplicar direto no chantilly, mas o resultado pode decepcionar um pouco você. Isso porque o chantilly acaba absorvendo todo o brilho do glitter, deixando uma cobertura não muito chamativa e opaca.

Afinal, o intuito de adicionar uma camada generosa de glitter é dar um aspecto maravilhoso e brilhante, indicando que ali houve um trabalho realizado por um profissional na confeitaria, não concorda?

Sem assim, procure não usar diretamente no chantilly para um resultado mais atrativo, principalmente quando falamos no negócio de bolos.

6 ideias de decoração profissional de bolo com glitter

Apesar de ser uma tendência em alta, a realidade é que o glow cake fica realmente diferenciado. Você já chegou a ver aqueles bolos mesclados com mais de uma cor de glitter, como encanta no olhar, não é verdade?

Pensando nisso, separei algumas sugestões de decoração e finalização para você se inspirar e utilizar as técnicas da melhor forma possível, dá uma olhada!

  1. Glow cake vermelho rubro com decoração de frutas vermelhas.
  2. Glow cake roxo escuro com decoração que leva mirtilo fresco.
  3. Bolo brilhante rosa e rosas de chantilly com glitter dourado perolado.
  4. Bolo brilhante borrifado com duas cores de glitter.
  5. Receita de glow cake para casamento com decoração de pétalas em glitter.
  6. Receita em pasta americana com arco-íris em glitter.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar e até a próxima!