Torta gelada com sobras de bolo: como fazer + 5 ideias criativas

Umas das maneiras mais deliciosas de aproveitar massa de bolo, é partir para o preparo de torta gelada com sobras de bolo.

Seja com a massa de pão de ló, com sobras de bolo de chocolate ou daquela massa branca perfeita para bolos de creme, é possível ir longe na hora de criar tortas irresistíveis, você vai se surpreender.

Pensando em maneiras de não desperdiçar nada na cozinha, selecionei dicas maravilhosas para aumentar seu cardápio sempre que houver uma sobra aqui e ali!

Como fazer torta gelada com sobras de bolo: 5 ideias criativas

torta gelada com sobras de bolo

1. Torta gelada com 4 ingredientes

Além de ser uma opção simples e rápida, essa torta gelada é também muito econômica. Tudo que precisará é de 400g de doce de leite, 1 caixinha de creme de leite, 1 pacotinho de Bis picado e 200g de sobra de bolo esfarelado.

O preparo consiste em misturar o doce de leite com o creme de leite até ficar homogêneo e cremoso. Em seguida, acrescente o Bis picado e mexa para incorporar.

Depois espalhe essa mistura numa forma retangular e leve ao congelador até firmar. Por último, intercale o creme com o bolo esfarelado, lembrando de molhar a massa com calda, finalize com pedacinhos de Bis, fica incrível!

DICA EXTRA: você pode substituir o bis por KitKat ou qualquer outro chocolate que preferir!

2. Torta gelada de ameixa com sobras de bolo

Se existe algo melhor do que ameixa em calda em torta gelada, desconheço. Essa é uma sugestão com “custo-benefício” excelente, visto que não dá trabalho, é prática e leva pouca coisa, anote os ingredientes:

  • Fatias ou pedaços de sobra de bolo
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 medidas de leite (utilize a lata do leite condensado)
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 lata de creme de leite
  • Ameixa em calda a gosto

Na panela em fogo médio, faça um creme consistente com leite condensado, amido de milho, leite e margarina, mexendo até encorpar, reserve para esfriar.

Agora, separe metade das ameixas para colocar no recheio da torta e na cobertura. Por conseguinte, utilize uma travessa de vidro, intercale camadas de creme, bolo esfarelado ou fatias, ameixa picada, creme e repita até acabar.

Por fim, coloque algumas ameixas inteiras para decorar e leve à geladeira até obter a consistência desejada!

3. Torta gelada de creminho com massa de pão de ló

Já essa receita de torta é ideal para quem prepara bastante massa de pão de ló, pois como sabemos, é um bolo que rende bastante, ou seja, a chance de sobrar é maior. Com isso em mente, você precisa de:

  • Leite condensado, creme de leite e amido de milho para o creme.
  • Essência de baunilha para trazer um toque extra.
  • Sobras de pão de ló suficiente para fazer 2 camadas.
  • Coco ralado para espalhar na decoração.

A intenção aqui é preparar o creme, que fica muito parecido com o creme da receita anterior, e criar camadas cremosas com bolo e creme. Na finalização, coloque o coco ralado e está pronto.

DICA EXTRA: o creme utilizado aqui é ideal para combinar com pêssego, então, você pode optar por um recheio cremoso, saboroso e com um toque de frescor trazido pela fruta!

4. Torta gelada de morango na taça

Antes de partirmos para a receita, me responda: você já fez algum bolo em que bateu o olho e disse “esse bolo deu errado”?

Seja por ter formado a famosa “barriguinha” em cima, ter ficado meio solado ou mesmo embatumado, nunca jogue fora, pois, o desperdício não é uma opção, concorda? Assim sendo, você precisará de ingredientes fáceis de providenciar:

  1. Creme belga: esse creme pode ser a mesma base das receitas anteriores, mas prefira deixar um ponto mais grosso, fica melhor na hora de montar.
  2. Ganache cremosa: obtenha uma ganache ao derreter chocolate fracionado e misturar com creme de leite, quanto mais espesso, melhor.
  3. Morangos: sem segredos, pegue bons morangos e corte-os ao meio.
  4. Massa de bolo esfarelada: já a massa pode ser de qualquer tipo, tanto branca quanto de chocolate, desde que esteja esfarelada.
  5. Calda para umedecer: a calda pode ser opcional, como calda de leite, leite condensado, chocolate, leite ninho, entre outras.

Na montagem, utiliza taças grandes para acomodar bem as camadas, que podem ser dispostas como achar melhor.

A única recomendação é finalizar com o creme belga e um morango inteiro cortado, leve para gelar e é só degustar. Mais detalhes no vídeo:

5. Torta gelada de kiwi com sobra de bolo inteiro

Colocar morango e pêssego é uma alternativa sensacional e que transforma qualquer torta “improvisada”. Entretanto, o kiwi agrega mais sabor ainda, e o melhor de tudo, não precisa nem de forno.

Porém, um ponto de atenção nessa sugestão é utilizar as sobras de um bolo completo, ou seja, que tenha um pouco de glacê, por exemplo. Com isso, leve ao liquidificador ou processador até virar quase uma “pasta”, pois essa será a base.

Os demais ingredientes são: 2 caixas de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1 sachê de gelatina sem sabor dissolvida, 6 kiwis sem casca e suco de 1 limão, leve tudo ao liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Em seguida, adicione 2 kiwis picados e bata novamente. Por fim, espalhe a massa triturada no fundo de uma travessa, espalhe o creme batido e leve à geladeira até ficar bem gelado.

Finalize colocando o restante dos kiwis em rodelas e bom apetite, veja os detalhes no vídeo da receita:

Se você pudesse escolher apenas uma receita, qual seria? Difícil escolher, mas não deixe de experimentar as outras, tenho certeza de que vai adorar!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para que mais pessoas aprendam a aproveitar as sobras e até a próxima!