Flores para bolo naturais: Quais pode usar?

Muito utilizadas em bolos românticos e comemorações especiais, as flores para bolo naturais roubam a cena independentemente da ocasião, concorda?

Mas para escolher as melhores flores é ideal saber quais podemos usar, quais evitar e se tem alguma opção comestível, para garantir a segurança dos convidados. Saiba de antemão que o processo de escolha é simples e muito prático.

Com isso você poderá criar belos arranjos coloridos, combinando nuances e texturas, então, acompanhe as ótimas dicas que escolhi para ajudar você!

Quais flores para bolo naturais usar: 24 opções maravilhosas

Não é segredo algum que muitos se perguntam se pode colocar flores naturais no bolo, e a resposta mais curta é sim. Porém, não basta cortar as flores do jardim ou do vaso, pois há muitos cuidados envolvidos.

Nesse sentido, montei uma lista de flores indicadas e atóxicas (não venenosas) para planejar belas decorações, trazendo alegria e sensação de festividade:

  1. Begônia
  2. Calêndula
  3. Tulipa
  4. Rosas
  5. Flor de sabugueiro
  6. Astromélia
  7. Ipês
  8. Flor de lavanda
  9. Amor-perfeito
  10. Girassol
  11. Hibisco
  12. Suculentas
  13. Acácia
  14. Petúnia
  15. Violetas
  16. Jambu
  17. Verbena
  18. Endro
  19. Borragem
  20. Angélica
  21. Dália
  22. Malmequer
  23. Piúva-roxa
  24. Flor de maracujá

Estes são apenas alguns exemplos que rendem arranjos incríveis e buquês coloridos colocados sobre o bolo.

Entretanto, vale ressaltar que algumas são mais difíceis de encontrar, a exemplo da flor de maracujá, além de super sazonal, precisa ser colhida no ponto certo.

Outro ponto fundamental para quem trabalha com a venda de bolos decorados, é a questão da segurança. Com isso em mente, evite flores tóxicas como algumas variações da astromélia, que soltam toxinas.

12 flores tóxicas que você deve ficar longe

E por falar em flores tóxicas que não devem ser colocadas na decoração de bolo liso e nivelado, abordarei com mais profundidade, pois entendo que a segurança de todos é a prioridade.

Afinal, não adianta você decorar o mais lindo bolo, se intoxicar alguém todo o trabalho vai pelo ralo, juntamente com sua reputação. Dessa forma, veja quais flores deixar de lado:

  1. Espirradeira (Nerium Oleander): cor-de-rosa, branca ou vermelho-sangue, as espirradeiras são flores fascinantes, mas ao mesmo tempo tóxicas.
  2. Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica): todos conhecem o copo-de-leite, mas o que poucos sabem é que a flor possui oxalato de cálcio, componente altamente intoxicante.
  3. Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima Willd): responsável por cores vivas e chamativas, essa flor representa perigo quando em contato com alimentos.
  4. Azaleia (Ericaceae): de pouca manutenção, a azaleia até poderia ser uma opção, mas possui alto nível de toxicidade, podendo evoluir para quadros preocupantes, não a utilize em bolos.

Além destes exemplos podemos incluir o antúrio, prímula, violeta dos Alpes, manacá, clivia, brovália, hortênsia, gloriosa, entre outras. É fundamental pesquisar com o floricultor opções viáveis para seu objetivo!

Como higienizar as flores para colocar no bolo?

flores para bolo naturais

1. Conhecendo a procedência das flores

Algumas pessoas cultivam as flores utilizadas no bolo e isso garante segurança e facilidade. A segurança vem no sentido de conhecer o tratamento durante o crescimento da flor.

Já a facilidade é porque você só precisa lavar as flores em água corrente para retirar possíveis sujeirinhas. O interessante é lavar, deixar secar em um papel-toalha e armazenar na geladeira para preservar textura, cor e vivacidade.

2. Utilizando uma solução específica

Por outro lado, se você comprar num comércio, mesmo que especializado, recomendo uma higienização mais completa. Aqui sugiro usar uma solução alcoólica neutra, é um álcool de alta pureza.

Sua graduação atinge 93,8%, ou seja, é algo que limpa de verdade a flor. Além disso, se você tiver aquela “bombinha borrifadora” diminui o trabalho:

  1. Limpe as partes descartáveis das flores, como folhas verdes e excesso de caule.
  2. Lave em água corrente para eliminar resquícios, como terra.
  3. Em seguida, coloque a solução no tubo próprio da bomba.
  4. Depois é só borrifar por todas as partes e deixar secar.

Como fazer flores naturais e colocar em bolos

A aplicação das flores no bolo deve acompanhar o cuidado na escolha. Isso porque você não vai simplesmente limpá-las e arrumar sobre o bolo, uma vez que mesmo atóxica, a flor não deve ter contato com o alimento. Então, faça da seguinte maneira:

  • Utilize canudo para colocar o caule dentro, evitando encostar no bolo.
  • Você encontra tubos plásticos na espessura e diâmetro do caule, assim você mantém a base úmida e fora de contato.
  • Além disso, você pode optar pela fita floral verde, que é própria para encapar caules.

Seguindo essa última dica, aí sim você pode colocar o caule inteiro dentro do bolo, pois estará devidamente encapado. Por fim, escolha as flores desejadas, siga os processos mostrados e decore lindamente suas receitas!

Quais são as flores que podemos comer?

Agora, se você quer entregar um bolo inteiramente comestível, a alternativa é escolher flores comestíveis. Assim você assegura a segurança de todos, não desperdiça nada e ainda cria arranjos “vivos”.

  1. Rosas
  2. Amor-perfeito
  3. Capuchinha
  4. Hibisco/vinagreira
  5. Cravo-de-defunto
  6. Calêndula
  7. Flor de lavanda

A melhor estratégia é experimentar todas, de modo a identificar os sabores que melhor combinam com o bolo.

Por exemplo, o Hibisco tipo vinagreira, não é muito comum de encontrar, e possui um sabor mais azedo, ou seja, pode ser ideal para combinar com recheios mais cítricos, como o recheio de mousse de maracujá.