Não há nada mais frustrante do que preparar uma bela cobertura de chantilly para bolo, mas acabar com uma camada rachada e quebradiça depois de seca, afinal, o que fazer para o chantilly não rachar no bolo? Dá para resolver isso?
Você vai adorar saber que é possível impedir que o chantilly desabe todo depois de pronto. E o melhor, você só precisa de atenção no preparo, então, acompanhe a leitura e descubra como saber se o chantilly está hidratado corretamente!
Não sabe o que fazer para o chantilly não rachar no bolo? 4 técnicas e dicas para nunca mais errar
O chantilly é um dos preparos mais trabalhosos na confeitaria, quando ele não endurece muito, acaba líquido demais. Contudo, o pior é que a pessoa geralmente nem sabe onde errou, pois mesmo receitas visivelmente perfeitas podem dar errado.
Sério, muitas vezes a pessoa prepara um chantilly extremamente sedoso e estruturado, mas quando refrigera, lá estão as rachaduras. E então, o que faz o chantilly rachar no bolo? Há muitas causas para que o chantilly apresente falhas, as principais são:
- Consistência: se o chantilly está duro antes de esfriar, ele pode rachar com facilidade porque a geladeira vai endurecê-lo mais ainda.
- Temperatura muito baixa: temperatura muito baixa contribui para o endurecimento da massa.
- Camada fina: se você economizar e aplicar uma camada fina, há grandes chances de quebraduras.
- Embalagem inadequada: embalagens finas e maleáveis estão entre as principais causas de rachaduras no chantilly.
Outros dois pontos impossíveis de ignorar, são as altas temperaturas durante o transporte e o próprio transporte inseguro. Se você sabe fazer cobertura com chantilly e se orienta pelos pontos acima, você reduz em quase 100% os problemas.
1. Usar creme de leite fresco ultra gelado
O primeiro grande erro é usar uma mistura para chantilly na temperatura errada. Às vezes a pessoa até deixa na geladeira por 2 a 3 horas antes de aplicar, mas o chantilly ou o creme de leite fresco precisam estar ultra gelados.
Quanto menor a temperatura da mistura, maiores as chances de dar o ponto certo do chantilly. Entretanto, não vá congelar o chantilly porque aí também não funciona, olha como você pode fazer:
- Compre um chantilly de boa qualidade.
- Armazene diretamente na geladeira mesmo que não vá usar.
- Inclusive, coloque o chantilly na parte mais alta do refrigerador.
- No dia de usá-lo, deixe no congelador de 20 a 30 minutos antes.
- Pronto, você terá o chantilly nas condições perfeitas.
Se porventura a temperatura estiver alta na sua região, dê preferência aos horários de menor intensidade, como no início da manhã ou finalzinho da noite.
2. Adicionar algum tipo de estabilizador para chantilly
Uma outra técnica utilizada pelo pessoal é adicionar estabilizantes ao chantilly. Tenho que dizer que não é a primeira escolha, pois envolve trazer outros elementos que podem desandar a estrutura. Mas sabendo usar, certamente é um quebra-galho.
Nesse contexto, me refiro à gelatina sem sabor, leite em pó ou mesmo uma pequena quantidade de amido de milho. Esses ingredientes ajudam a dar consistência e textura aveludada ao chantilly, evitando assim as temidas rachaduras.
- Gelatina sem sabor: 1 colher (chá) de gelatina dissolvida em 1 colher (sopa) de água quente.
- Leite em pó: não coloque mais do que 1 a 2 colheres (sopa) de leite em pó antes de processar a mistura.
Quanto ao amido, utilize-o como último recurso, principalmente se está pensando em congelar o bolo. Afinal, amido e baixa temperatura não se misturam!
3. Bata o chantilly na velocidade média para baixo
A primeira coisa que as pessoas pensam é ganhar tempo nas preparações. Por isso, colocam a mistura de chantilly e ligam logo na velocidade alta da batedeira. Só que isso é a pior coisa que alguém pode fazer.
Quando você bate o chantilly em velocidade alta você realmente agiliza o ponto, mas acaba incorporando muito ar. E chantilly aerado fica poroso na hora de aplicar, ou seja, rachaduras à vista.
Sendo assim, bata sempre em velocidade média para baixo, leva mais tempo, é verdade. Em contrapartida, o chantilly ganhará a estrutura mais firme e blindada possível, pode acreditar!
4. Aplicação cuidadosa do chantilly faz diferença
A etapa de aplicação do chantilly envolve uma série de pequenos cuidados que costumam atrapalhar pessoas inexperientes. Na maioria dos casos, a boleira faz uma fina camada, às vezes irregular, que pode comprometer a estrutura geral da cobertura.
Então, a saída mais recomendada é investir numa bailarina giratória e espátulas próprias para espalhar chantilly. Por conseguinte, você terá mais facilidade na aplicação uniforme, garantindo que toda a superfície do bolo tenha chantilly na mesma proporção.
Ah, quase me esqueci, é preciso ter agilidade para que o chantilly não comece a derreter. Então, dedique um tempinho maior e entregue o melhor resultado ao cliente, caso você venda bolo decorado, né?
DICA ESPECIAL: como hidratar o chantilly depois de batido?
Mesmo seguindo todas as dicas e técnicas aprendidas até aqui, você ainda sente que o chantilly não está no ponto correto. Será que tem como recuperar um chantilly fora do ponto? Sim, é possível e consiste em hidratar o chantilly.
Nesse contexto, existem alguns macetes para hidratar, a exemplo da adição de água bem gelada. Aqui você adiciona pequenas quantidades e mexe com uma espátula até que fique bem lisinho.
Por outro lado, você também pode adicionar 1/3 da caixinha de leite condensado enquanto bate o chantilly. O leite condensado ajuda a estabilizar e dar uma textura aveludada. No vídeo a seguir você encontra o passo a passo de um chantilly perfeito, acompanhe:
Qual conclusão você tira sobre o que fazer para o chantilly não rachar no bolo? Espero que o saldo tenha sido positivo porque são soluções simples que estão ao alcance de todos.
Como a confeitaria não é uma ciência exata, tenha em mente que a prática leva à perfeição. Compartilhe as dicas e até mais!