Certamente você já fez alguma receita de bolo com gosto de farinha de trigo. Geralmente, isso acontece com receitas grandes, já que pedem maior quantidade de farinha de trigo.
Mas tenho algumas dicas que poderão te ajudar muito a evitar esse problema e também a disfarçar o sabor. Vamos conferir?
Bolo com gosto de farinha: por que isso acontece?
Bom, isso acontece por alguns motivos. O primeiro deles é acrescentar muita farinha na receita. Vale ressaltar que, quanto mais farinha você colocar, mais firme sua massa ficará, além de deixar um sabor mais acentuado.
Já vi muitas receitas por aí pedindo para colocar 3 xícaras (chá) de farinha de trigo para 1 xícara de leite. Eu, particularmente, acho um exagero. 2 xícaras (chá) já é mais do que suficiente.
Aliás, tenho aqui no blog uma receita de bolo simples de liquidificador. Dê uma olhada só para você ter uma base de massa com farinha de trigo.
Outro motivo que pode ocasionar esse problema é não mexer a farinha de trigo corretamente. Se você não deixar a massa completamente homogênea, pode ficar algumas bolinhas de farinha no meio da massa.
Isso atrapalha no crescimento da massa, não deixa a área assar direito e ainda deixa com gosto de farinha. Então, eu sempre digo que a melhor forma de incorporar a farinha de trigo na massa é com a ajuda de um fuê ou um garfo. Nunca com uma colher, pois pode tirar a aeração da massa. 😉
Dessa maneira, você evita que a massa fique empelotada e garante que a farinha esteja completamente incorporada aos outros ingredientes. Mas não mexa demais, porque pode embatumar a massa, se o fermento começar a se desenvolver.
O tempo ideal para mexer a farinha de trigo é até você não ver mais nenhum rastro da farinha e perceber que a massa está bem lisinha e bonita. 😊
DICA EXTRA: se você preferir pode incorporar a farinha de trigo na batedeira mesmo, mas misture em velocidade baixa e procure sempre alternar a adição da farinha com o leite ou água.
Leia também: Como fazer bolo caseiro fofinho
O que fazer para disfarçar o sabor?
1. Faça uma calda saborosa
Um dos truques mais fáceis e que funcionam para disfarçar qualquer sabor diferente no bolo é fazer uma calda simples. Não tem erro. Eu já recomendei essa dica para uma amiga que fez um bolo que ficou com cheiro de ovo. Foi tiro e queda, funcionou tanto que ela sempre coloca nas receitas.
Uma das receitas que mais gosto é misturar 200ml de leite + ½ xícara (chá) de leite condensado. Deixa o bolo muito saboroso e o melhor, bem molhadinho.
Aliás, tenho aqui no blog 15 receitas práticas e rápidas de caldas para molhar bolo. Dê uma olhadinha depois, tenho certeza de que você vai querer experimentar todas!
2. Transforme em um bolo gelado
A dica acima pode muito bem complementar essa. Que tal transformar o bolo com gosto de farinha em um delicioso bolo gelado? Se você fizer uma massa branca, pode cortar o bolo em pedaços quadrados, umedecer cada um com ½ xícara (chá) de leite de coco + ½ xícara (chá) de leite + ½ xícara (chá) de leite condensado.
Em seguida, passe cada pedacinho no coco ralado e embrulhe separadamente no papel alumínio. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas. Fica melhor ainda de um dia para o outro. 😉
Se você fizer a massa de chocolate também não tem problema. Faça um delicioso bolo de chocolate gelado com granulado. Fica simplesmente divino!
3. Misture a farinha com Maizena
Outra dica super interessante para minimizar o sabor é diminuir a farinha e complementar com Maizena. Você sabia que a Maizena é grande responsável por deixar a massa do bolo mais leve e fofinha?
Então, faça uma receita simples com:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de maisena
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 ovos
- 3 colheres (sopa) de manteiga ou ½ xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Como fazer a massa – passo a passo
- Primeiramente, peneire a farinha de trigo com a Maizena.
- Bata na batedeira, em velocidade alta, a manteiga, os ovos e o açúcar por aproximadamente 5 minutos.
- Desligue a batedeira e vá intercalando a adição do leite com a farinha de trigo e a Maizena já peneirada.
- Mexa tudo delicadamente com um fuê ou um garfo até misturar bem.
- Por fim, adicione o fermento em pó e mexa até misturar.
DICA EXTRA: se quiser um sabor ainda mais suave, experimente acrescentar na massa 1 colher (sopa) de essência de baunilha. 😉
Viu só como é super fácil disfarçar o sabor da farinha de trigo no bolo? Então, coloque tudo em prática para nunca mais errar. Compartilhe as dicas!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!