Quase ninguém acredita que dá para fazer bolo de flocão de milho sem fermento que fica deliciosamente macio e bem estruturado. É indispensável ter bolos como esse no caderno de receitas, porque quando você mais precisa, cadê o fermento?
A confeitaria é algo mágico, basta fazer pequenas alterações para nunca mais sofrer com a falta de ingredientes. É isso que você aprende agora, confira a receita!
Bolo de flocão de milho sem fermento com uma receita rápida
Com pequenos ajustes é possível fazer qualquer bolo sem fermento, seja bolo de chocolate ou mesmo de cenoura, funciona bem. No entanto, a falta do fermento precisa ser compensada com alguma técnica de fermentação mecânica.
Caso você não saiba, a fermentação mecânica consiste em agregar ar à mistura do bolo, geralmente batendo ovos com açúcar até obter uma mistura espumosa.
A partir daí, você só precisa juntar os ingredientes secos e mexer com delicadeza. Porém, a receita a seguir é tão boa, que você bate tudo no liquidificador, veja com seus próprios olhos:
Ingredientes
- 2 + ¼ xícaras (chá) de flocão de milho (mais grosso)
- 3 ovos inteiros (temperatura ambiente)
- ¾ xícara (chá) de óleo
- ¾ xícara (chá) de água ou leite (temperatura ambiente)
- 100g de coco ralado (opcional)
- ¾ xícara (chá) de açúcar cristal
Modo de preparo
O preparo dessa receita é tão prático que eu nem preciso fazer passo a passo. Isso porque você colocará todos os ingredientes diretamente no liquidificador. A ordem pode ser: flocão de milho, ovos, óleo, água ou leite, coco e açúcar.
Em seguida, bata os ingredientes em velocidade alta até chegar numa mistura espessa e homogênea. É muito importante processar o suficiente para quebrar todo o flocão e facilitar que ele se agregue ao restante.
Na sequência, despeje a mistura numa forma untada com manteiga e enfarinhada. Por último, leve para assar em forno preaquecido a 180° entre 30 e 35 minutos. Para maior segurança, faça o teste do palito e está pronto.
SUGESTÃO EXTRA: truques para deixar o bolo de flocão ainda melhor
Quando o assunto é confeitaria, eu nunca me contento com apenas uma forma de fazer minhas receitas. Por exemplo, se você seguir os passos acima, você terá um bolinho muito leve, gostoso e perfeito para o dia a dia.
Contudo, garanto que dá para fazer muito mais no bolo de flocão de milho que não leva fermento. Aqui estão alguns truques para a massa perfeita:
- Hidrate o flocão: ao invés de colocar o flocão in natura, hidrate-o em leite por 20 a 30 minutos, o bolo ganha mais maciez e estrutura.
- Adicione parmesão: parmesão fresco agrega sabor ao bolo, ainda mais pela combinação com o flocão de milho.
- Coco ralado fresco: troque o produto de saquinho por coco fresco em flocos grossos, a textura muda completamente.
- Utilize manteiga: substitua óleo por manteiga para trazer mais untuosidade à massa assada.
- Iogurte natural é divino: você pode adicionar ou trocar parte do leite por iogurte natural. Além de sabor, o iogurte deixa a massa leve.
- Aromatize a massa: coloque extrato de baunilha, raspas de limão siciliano ou de laranja e ganhe uma nova camada de sabor.
Garanta que seu bolo de flocão de milho cresça e fique úmido
Antes de finalizar o conteúdo, queria fazer uma sugestão para elevar o nível da sua confeitaria. Sendo assim, ao invés de bater todos os ingredientes no liquidificador, separe as gemas das claras.
Nesse contexto, bata as claras em neve até o ponto de pico. Depois, incorpore suavemente à mistura batida no liquidificador com o restante dos ingredientes. Assim, você garante a fermentação mecânica ideal para a estrutura perfeita.
Se preferir, dá para bater também os ovos inteiros com o açúcar até dobrar de tamanho. Em seguida, é só juntar os demais componentes da receita e assar por 30 a 35 minutos.
Todos esses pequenos detalhes favorecem uma massa mais úmida e saborosa, acompanhe um vídeo que esclarece outras dúvidas:
Aproveite a receita de bolo de flocão de milho sem fermento porque é sucesso
Daqui em diante, a falta de fermento nunca mais será um obstáculo na hora de preparar deliciosos bolos caseiros. Tudo é uma questão de adaptar o preparo e pensar através da função dos ingredientes.
E ainda mais importante, é nunca abandonar a curiosidade, pois é a curiosidade que ajuda você a se descobrir na confeitaria. Conhece alguém que se não tiver fermento não faz bolo? Compartilhe o bolo de flocão de milho sem fermento, até a próxima!