Caso você esteja procurando um bolinho simples e rápido para fazer de última hora que não precise de fermento, então você se surpreenderá com o bolo de limão sem fermento, pois com poucos ingredientes sua mesa terá fartura e sabor.
Nada supera o bolo caseiro de limão feito com raspas, é a tradução de simplicidade, economia e qualidade à mesa. Este conteúdo traz uma das maiores surpresas que você encontrará hoje, confira!
Receita rápida de bolo de limão sem fermento para refrescar seu dia
O bolo de limão está no mesmo patamar de versatilidade que receitas como bolo de fubá e de laranja. Afinal, ele combina com praticamente toda ocasião, basta gostar daquele toque cítrico único.
E para quem acha que bolo sem fermento não rola, aqui está a prova de que só não faz bolo caseiro quem realmente não quer:
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga (temperatura ambiente)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite (temperatura ambiente)
- Suco de 3 limões (pode ser Taiti ou cravo)
- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque manteiga, açúcar e óleo.
- Mexa com uma espátula até formar um creme bem leve.
- Em seguida, entre com a farinha de trigo peneirada e misture.
- É importante misturar até obter uma espécie de “farofa”.
- Nesse momento, adicione leite e mexa para agregar ao restante.
- O pulo do gato é adicionar o suco de limão cravo coado.
- O limão cravo tem menos acidez e dá um sabor único à massa.
- Após adicionar limão, misture até obter uma consistência cremosa.
- Transfira a massa para a forma untada e enfarinhada e leve para assar.
- Por último, asse em forno pré-aquecido a 180° de 25 a 30 minutos.
Vou descrever lentamente até você salivar: o resultado é uma massa fofinha e superleve. No sabor, uma pegada bem cítrica de limão e um aroma que faz qualquer amante de bolo caseiro ir à loucura. Mas sabia que dá para melhorar?
DICA INCRÍVEL: cobertura e calda para bolo de limão ficar irresistível
Na receita anterior, há duas coisas que você pode fazer para complementar a experiência.
Primeiro, faça uma calda aromática para umedecer a massa, usando: suco de ½ limão, 2 colheres (sopa) de açúcar e raspas de limão. Tudo que você precisa fazer é ferver por 10 minutos até espessar a calda, depois você fura o bolo e espalha a calda.
Já o segundo segredinho é uma cobertura de limão, fica muito parecida com recheio de limão para bolo:
- 1/3 de caixinha de leite condensado
- Suco de 1 limão espremido
Em um recipiente, coloque o leite condensado e o suco de limão. A reação da acidez do limão engrossa instantaneamente o leite condensado. Para um resultado ainda mais incrível, leve à geladeira até firmar.
Prontinho, é só espalhar sobre o bolo para uma experiência fantástica com várias camadas de sabor. Só para deixar no ar, você também pode usar limão siciliano, tudo bem? Ficou com dúvida em algum processo? Confira o vídeo abaixo:
O que fazer para o bolo de limão não amargar?
Usar limão em bolo pode se tornar duas alegrias, a primeira quando você faz e vê que deu certo. Já a segunda, é quando o bolo acaba, porque você não aguenta mais o gosto amargo da massa.
Pois é, é preciso ter atenção na hora de usar limão, principalmente se você tem o costume de usar as raspas. Via de regra, todos dizem que basta ralar apenas a parte verde do limão que é suficiente para não amargar. Mas nem sempre funciona 100%.
O que você pode fazer é separar as raspas e levar numa panela em fogo baixo, mexendo sem parar para não queimar. Então, você elimina o óleo que pode eventualmente deixar a massa com um leve amargor.
Faça isto para seu bolo de limão ficar bem verdinho
A última dica é especial para quem ama bolo de limão, mas sente que a massa nunca fica verdinha. Muita gente me pergunta o que fazer para deixar o bolo de limão verdinho, tem algum segredo?
Olha, não sei dizer se é segredo, mas tem algumas coisas que ajudam a acentuar a tonalidade, como:
- Usar gelatina em pó sabor limão pode ajudar, embora deixe com um sabor levemente artificial.
- Ingredientes como pistache e abacate são válidos, experimente pequenas quantidades.
- Já o matchá em pó é ideal, pois é um ingrediente natural que traz um tom verde incrível e dá um toque de frescor à receita.
Economize com o bolo de limão sem fermento e tenha uma receita curinga
Tenho que confessar que meu conceito sobre a confeitaria mudou bastante quando aprendi que dá para fazer bolo de limão sem fermento. E não apenas essa receita, mas conhecer o papel dos ingredientes facilita nas substituições.
Espero que tenha acontecido o mesmo com você, ou seja, que você seja capaz de inovar nas receitas e não mais se prender à falta de ingredientes. Compartilhe as dicas e até mais!