Aprenda como fazer uma calda de morango para bolo, pois deixa sua receita ainda mais irresistível!
O morango deixa qualquer receita mais completa ainda mais uma calda bem encorpada. Aliás, existem duas formas de fazer uma calda: a mais espessa que parece mesmo uma geleia e é perfeita para recheios ou coberturas, e a calda mais líquida, ideal para regar a massa do bolo ou fazer detalhes na decoração final.
Ambas as receitas caem muito bem em um bolo simples. Portanto, separei aqui todas as dicas para que você aprenda as duas formas para utilizar nos seus bolos. Confira a seguir como fazer calda de morango para bolo!
Como fazer uma calda grossa tipo geleia
Primeiramente, vamos falar sobre a receita mais utilizada que é a calda tipo geleia. Essa receita utilizamos muito para um recheio de morango que combina perfeitamente com massa branca e de chocolate.
Já vi muitas decorações que utilizam na cobertura essa geleia e fica realmente muito lindo e deixa o bolo muito atrativo. É a forma mais fácil de fazer, já que não exige muitos ingredientes nem demora no tempo de preparo. Você precisará basicamente de:
- 2 caixinhas de morangos maduros
- Suco de 1 limão
- 1 xícara (chá) de açúcar
Para fazer essa calda é só colocar tudo em uma panela e levar em fogo médio. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. O ponto ideal vai de acordo com o que você deseja.
Eu, particularmente, gosto da calda bem encorpada, pois assim, se eu quiser posso cobrir o bolo e ela escorrerá pelas laterais. Fica simplesmente lindo!
Receita de calda de morango para bolo simples
Ingredientes
- 2 caixinhas de morangos maduros
- ½ xícara (chá) de açúcar
- Suco de 1 limão
- 100ml de água
Modo de preparo
Essa calda de morango fica bem ralinha, mas ao mesmo tempo cremosa. É ideal para fazer detalhes na cobertura sobre o chantilly e serve também como calda para molhar bolo. Eu utilizo sempre para regar bolo de chocolate ou branco simples para trazer aquele sabor maravilhoso.
Como você pôde perceber, a única diferença dessa receita para a outra é a água, mas não é só isso. O modo de preparo é idêntico, mas deixe cozinhando por somente 10 minutos, pois não queremos uma calda grossa demais.
Quando os morangos estiverem desmanchando já pode desligar o fogo. O truque agora é coar essa calda, porque não precisamos dos pedaços de morango. Se não quiser coar, basta colocar tudo no liquidificador e acrescentar um pouco mais de água, caso fique muito grosso.
Prontinho, é só regar sua massa com essa delícia que fará uma diferença muito grande. Agora, veja só a minha próxima dica!
Dica EXTRA para calda de morango como cobertura
Aposto que você já se perguntou como fazer essa deliciosa calda super brilhante e consistente que fica por cima do bolo. Eu aprendi duas formas de transformar a receita que te mostrei anteriormente nessa como da foto.
Basta acrescentar ½ envelopinho de gelatina em pó sem sabor. Claro, se quiser pode utilizar gelatina sabor morango, mas eu acho que fica bem artificial e esconde um pouco o sabor do morango natural.
Então, o primeiro passo será hidratar a gelatina. Utilize apenas ½ envelope, porque senão a cobertura ficará muito firme e queremos ela bem cremosa. 😉
Coloque o pó em um recipiente e adicione cerca de 6 colheres (sopa) de água. Leve ao micro-ondas ou em banho maria até que a gelatina se dissolva completamente. Quando você coar a calda de morango ou passar pelo liquidificador, adicione a gelatina dissolvida.
Em seguida, leve à geladeira por cerca de 5 minutinhos só para começar a firmar. Já pode cobrir o bolo que ficará lindo!
DICA EXTRA: você pode substituir tranquilamente a gelatina em pó por Maizena. Nesse caso, basta dissolver ½ colher (sopa) de Maizena em ½ xícara (chá) de água. Prontinho, é só adicionar na sua cobertura e levar o bolo à geladeira.
Muito fácil, não é mesmo? Gostou dessas dicas e truques para fazer uma calda de morango para bolo? Então, faça testes com todos eles e depois volte aqui para me contar como foi sua experiência. Compartilhe as dicas!