Como molhar bolo gelado? Receita rápida de calda + dicas incríveis!

Não há combinação melhor para dias quentes do que as receitas geladas de bolo, mas aprender como molhar bolo gelado corretamente pode agregar mais sabor.

Entre não exagerar na quantidade, umedecer a massa na etapa correta e utilizar uma calda ideal, é quase uma arte criar bolos cremosos. Então, escolhi muitas dicas incríveis para ajudar você a diferenciar suas receitas com segurança. Confira!

Afinal, como molhar bolo gelado? Existe maneira correta?

como molhar bolo gelado

Da mistura mais encorpada com leite de coco à calda simples de leite, a verdade é que existem inúmeras opções que valorizam o bolo gelado. O pulo do gato ao umedecer a massa está no momento em que isso deve ser feito.

Digo isso porque muitas pessoas deixam a massa esfriar por completo para despejar a calda. Embora não esteja errado e dê certo, pode não ser a melhor alternativa se você quer o bolo bem molhadinho.

O ideal é assar o bolo, esperar esfriar até amornar, e aí sim espalhar a calda. Só que antes disso seria interessante fazer alguns furos na massa com um garfo para que a calda penetre por todo o bolo.

E nem pense em cortar o bolo antes de passar o tempo necessário na geladeira hein? Cortar o bolo ainda morno e recém umedecido pode despedaçar, pois ele ainda não ganhou a consistência certa.

Vale dizer que a calda sim precisa estar mais fria, para que não interfira no cozimento da massa, concorda?

Você pode se perguntar: ah, mas eu gostaria de embrulhar em papel-alumínio, como fazer isso? Simples, depois de colocar a calda, leve à geladeira por 30 minutos para firmar, depois é só cortar e embrulhar.

Aliás, você sabia que embalar bolo gelado ajuda a deixar a massa ainda mais fofinha? Isso mesmo, o embrulho facilita a dispersão do líquido por toda a massa, garantindo que nenhum ponto fique seco!

E qual a calda mais indicada para umedecer bolo gelado?

Geralmente o bolo gelado costuma ser uma boa receita de toalha felpuda. Então, a opção mais tradicional é harmonizar com calda de leite de coco. E essa sugestão é muito simples.

Se perceber que o leite de coco está muito denso, é só diluir em um pouco de água até obter a consistência que deseja e espalhar pela massa.

Portanto, essa é a base para que você possa criar opções maravilhosas de coberturas, mas sem interferir ou criar desequilíbrio de sabores, caso haja mais componentes na receita.

Agora, se quiser incrementar mesmo, vai adorar a próxima dica!

Receita simples de calda perfeita para bolo gelado

Bom, agora que você já sabe a técnica certa para molhar seu bolo gelado, é o momento de aprender uma receita divina de calda. Afinal, não há limites quando o protagonista do café da tarde é essa iguaria gelada e super cremosa, não é mesmo?

Sendo assim, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 caixinha de leite condensado
  • ½ vidro de leite de coco (100ml)
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 50g de coco ralado

Em uma panela, adicione todos os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Agora, em fogo médio para baixo, deixe até levantar fervura, desligue, reserve e quando o bolo estiver pronto, espalhe sobre a massa.

No entanto, se quiser essa mesma calda mais líquida, pois tem a intenção de colocar outra cobertura, é só deixar o coco ralado de fora e reduzir a quantidade de leite condensado, assim, você terá uma calda para realmente molhar o bolo gelado.

DICA EXTRA: outra dica relevante é substituir o leite condensado por ½ xícara (chá) de açúcar, o que reduz o dulçor da calda e ajuda a deixar mais líquida.

Atenção à preservação do bolo gelado com diferentes tipos de caldas

Essa dica é especialmente importante para quem trabalha ou pensa em trabalhar com a venda de bolos caseiros. Em receitas de bolo gelado, normalmente fazemos caldas mais encorpadas e que levam leite.

Porém, o leite é altamente perecível e pode facilmente azedar o bolo gelado. Com isso, você precisa tomar algumas precauções para evitar uma experiência negativa e um sabor não tão agradável assim, não é verdade? Veja estas dicas a seguir:

  • Refrigeração completa no bolo pronto com a calda.
  • Se houver transporte, opte por bolsas térmicas de qualidade.
  • Está muito calor? Invista em placas de gelo reutilizável!
  • Tenha ainda mais cuidado com bolo gelado que leva fruta.

6 ideias de caldas para bolo gelado que realçam o sabor!

A não ser que você esteja lidando com clientes, o que torna obrigatório padronizar as receitas, suas caldas podem ter a sua identidade.

Seja com a adição de leite de coco, creme de leite, leite condensado, coco ralado, não importa, quem faz o sabor é você.

Diante disso, fiz questão de separar 6 ideias que podem abrir sua mente para novas combinações. Afinal, variar na receita de bolo gelado é o que há de melhor!

  1. Calda cremosa com leite condensado.
  2. Calda com leite ninho.
  3. Opção de calda com licor.
  4. Opção de calda de laranja para massas neutras.
  5. Calda de rum.
  6. Tradicional calda de guaraná.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar essas delicias com todo mundo e até a próxima!


Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!