Como usar morango congelado para recheio de bolo?

Entender como usar morango congelado para recheio de bolo é uma alternativa para sempre incluir o frescor da fruta em suas receitas e com segurança.

O morango é uma das frutas mais utilizadas em bolos, mas é também uma das mais sensíveis, especialmente quando utilizada “In Natura”. Por isso é fundamental seguir os passos bem práticos que reuni para ajudar você. Vamos conferir?

Como usar morango congelado para recheio de bolo?

como usar morango congelado para recheio de bolo

Engana-se quem pensa que o morango é utilizado apenas pelo seu sabor, pois na verdade, a versatilidade é uma das grandes qualidades. E o fator “congelamento” é apenas o meio de conservação, já que descongelado há inúmeras aplicações.

Dessa forma, você pode usar o morango descongelado em pedaços inteiros no recheio, trazendo sabor mais intenso da fruta fresca. Porém, o consumo desse recheio deve ser quase que imediato, pois é altamente perecível.

Não gosta muito colocar a fruta sem um preparo extra? Sem problemas, é possível criar caldas irresistíveis com o morango.

Por exemplo, você pode fazer uma calda com leite condensado, onde a redução deixa pedacinhos da fruta. Além disso, o recheio pode variar com leite ninho, com chocolate branco, com creme belga ou quem sabe um delicioso chocolate meio amargo.

Outro preparo que quando bem feito arranca suspiros, é a geleia de morango. Aqui inove no sabor ao fazer uma redução com vinho tinto, dando origem a uma geleia requintada, servindo tanto para o recheio quanto para a cobertura.

Contudo, uma etapa fundamental para conseguir aproveitar as vantagens do morango é saber exatamente como lidar com o congelamento da fruta.

Quais os cuidados no congelamento do morango?

Você acredita que eu já vi algumas pessoas chegarem do mercado, mal passar uma água no morango e já levar para o congelador?

Só que além de anti-higiênico e de aumentar os riscos de consumo, pode prejudicar a integridade da fruta no descongelamento. Com isso, muita atenção aos 2 métodos de congelamento.

1. Método tradicional e direto

Começando pelo método mais prático, lave muito bem os morangos para eliminar resíduos e sujeiras.

Se você preferir, é possível utilizar uma solução de 1lt de água com 5ml ou 1 colher (sopa) rasa de água sanitária por 10 minutos. Isso ajuda na sanitização dos morangos. Em seguida, siga o passo a passo:

  1. Retire as partes amassadas e a sépala (o cabinho verde).
  2. Corte os morangos ao meio ou em 4 partes.
  3. Coloque a fruta picada em um recipiente próprio para congelar e deixe por 2 horas.
  4. Por fim, transfira para uma embalagem própria (ziplocks) e deixe por até 6 meses.

2. Já pensou em utilizar açúcar?

Muitos se queixam que a fruta perde um pouco o dulçor, o que é verdade. Sendo assim, a ideia aqui é congelar a fruta com uma pequena quantidade de açúcar, pois quando o morango descongelar, o açúcar é puxado e volta a adoçar novamente.

A medida é de ½ xícara (chá) de açúcar por 4 xícaras (chá) da fruta. O processo de lavagem é o mesmo. O tempo de duração também é de cerca de 6 meses.

DICA EXTRA: ferva uma solução de água com açúcar, onde cada ½ xícara (chá) de calda atende 2 xícaras (chá) de morango. Faça um pré-congelamento da calda, adicione a quantidade de morango por embalagem e congele.

Como descongelar morango para bolo?

Essa etapa é até mais importante que o congelamento, pois se feita de qualquer jeito, pode estragar o morango. Primeiramente, nunca transfira os morangos congelados para descongelar em temperatura ambiente.

Isso porque acaba acelerando demais o processo e a formação de água torna a fruta insossa e sem graça. Mesmo que você tenha colocado açúcar, não fica legal e pode arruinar sua receita.

Portanto, a alternativa mais certa é ter paciência, ou seja, na noite anterior, desça as embalagens do congelador para o refrigerador, onde o descongelamento é gradual e preserva corretamente as belas características do morango.

6 ideias de recheio de morango para bolo

Você seguiu os passos, congelou certinho e agora seu morango já está pronto para ser utilizado, o que fazer? Será que optar pelo “mousse” de morango é ideal? Ou quem sabe optar pela escolha mais segura, que seria uma calda cremosa?

Bom, como já mencionei, dá certo de qualquer forma, até mesmo inteiro, seja na decoração ou diretamente no recheio. E para validar meu argumento, montei uma lista com 6 opções de recheio para variar:

  1. Recheio de morango com chantilly.
  2. Morango com leite condensado cremoso.
  3. Leite ninho cremoso com morango em pedaços.
  4. Merengue com morango em caldas.
  5. Recheio de chocolate com mousse de morango.
  6. Mousse de morango com abacaxi em calda.

Lembrando que em todas as sugestões acima é possível utilizar o morango que passou pelo congelamento sem problemas!

Por que você precisa ter mais cuidado ao utilizar frutas em recheios?

As frutas são excelentes alternativas para trazer mais sabor e a sensação de comer um bolo realmente fresco. Entretanto, o desafio também aumenta, principalmente se você tiver a ideia de trabalhar com bolo caseiro, o cuidado deve ser maior.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!